Poder e Cotidiano em Sergipe
31 de Julho 17H:47

Funesa forma turma do Curso Técnico em Vigilância em Saúde

Uma noite para guardar na memória de alunos, familiares e servidores da Escola Técnica do SUS em Sergipe (ETSUS/SE), gerida pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES).
 
 
 
Na última sexta, 15 estudantes do Curso Técnico em Vigilância em Saúde pegaram seus canudos e deram um passo muito importante na vida profissional.
 
 
 
A solenidade de formatura aconteceu no próprio prédio da Fundação e contou com as presenças do diretor-geral da Funesa, Adriel Alcântara, do deputado Gustinho Ribeiro, do diretor estadual de Vigilância Sanitária, Antônio de Pádua Pombo, do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/SE), Enock Luiz Ribeiro da Silva, e a representante do Conselho Estadual de Educação (CEE/SE), Flora Michelle  Lima Teixeira Machado.
 
 

Em seu pronunciamento, Adriel manifestou gratidão e elogiou os formandos. “Agradecemos por dispor de tempo e motivação para estarem aqui, diariamente, acreditando que podem fazer mais pela saúde pública. E parabenizamos por serem a primeira turma do Curso Técnico em Vigilância em Saúde e deixarem aqui não só uma placa de formatura pendurada na parede do nosso prédio, mas um marco para a Escola Técnica do SUS em Sergipe”, discursou.
 
 
 
Gustinho Ribeiro, que representou o Assembleia Legislativa de Sergipe na ocasião, deixou um recado para a turma. "Levem seus conhecimentos para o bem dos cidadãos, para a qualificação ainda mais do SUS, para cuidar da população", afirmou Gustinho, que realizou a entrega dos canudos na colação de grau dos estudantes.
 
 
 
A solenidade foi bastante divertida no momento da entrega dos diplomas, mas também muito emocionante. Os discursos foram sobre as dificuldades de cada um e a força de vontade para vencer as barreiras e continuar no curso.
 
 
A formanda Silvaneide Nascimento Santos fez um agradecimento especial ao quadro de professores. “Nós nos tornamos uma família. E temos que agradecer à equipe de docentes, que sempre nos incentivou e sempre nos mostrou o quanto somos capazes de chegar mais adiante”, disse.
 
 
 
O coordenador da ETSUS/SE, Alessandro Augusto Soledade Reis, além de parabenizar a turma em sua fala, também prestou diversas homenagens. Distribuiu certificados para órgãos e pessoas que contribuíram com o curso e cantou para os formandos “Impossible Dream”, canção de sucesso na voz de Elvis Presley. 
 
 
 
“A formatura da primeira turma do Curso Técnico em Vigilância em Saúde para a ETSUS/SE, que desde o ano de 2003 milita na área da Educação Permanente em Saúde, vem para afirmar o papel institucional da Escola na Rede do SUS Estadual, o de contribuir com o fortalecimento de uma Rede de cuidado e Atenção em função do usuário por meio da qualificação de seus trabalhadores”, destacou o coordenador.
 
 
 
De acordo com ele, o foco que norteou o curso foi de proporcionar uma qualificação integrada, “visando o fomento ao despertar de um sujeito autônomo, crítico, propositivo, responsivo e responsável consigo, com sua profissão e com a sociedade”. 
 
 
 
Ainda este ano, a Funesa forma mais três turmas da ETSUS/SE. São duas em Enfermagem e uma em Prótese Dentária. A primeira turma formada pela Funesa foi a do Curso Técnico em Saúde Bucal.
 
 
 
Funesa

31 de Julho 12H:11

76% dos hospitais não têm condições de atender pacientes com AVC

Uma pesquisa do Conselho Federal de Medicina (CFM) com médicos neurologistas e neurocirurgiões de todo o Brasil indica que 76% dos hospitais públicos onde eles trabalham não apresentam condições adequadas para atender casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC).



28 de Julho 8H:35

Desembargador Edson Ulisses assume cadeira na ASL

Na segunda-feira, dia 31, o desermbargador Edson Ulisses de Melo assumirá a Cadeira nº 26 da Academia Sergipana de Letras (ASL). O novel imortal sucede o Acadêmico e Ministro Luiz Carlos Fontes de Alencar.

27 de Julho 17H:28

Audiência debaterá variáveis que interferem no crescimento da violência

No próximo dia 3 de agosto, a partir das 14h30, a Assembleia Legislativa de Sergipe será palco de importantes debates sobre as variáveis que interferem no crescimento da violência em Sergipe e no Brasil, durante a Audiência Pública “Atlas da violência 2017: Genocídio do povo Brasileiro”.

27 de Julho 17H:17

Indústria de calçados e suco de laranja respondem por 61,4% das exportações de Sergipe

As indústrias de calçados e de produção de suco de laranja ocupam posição de liderança na balança comercial de Sergipe.

27 de Julho 17H:09

Cannes Lions Road acontece em Aracaju

O Sindicato das Agências de Propaganda de Sergipe (O Sinapro/SE) traz a Aracaju o Cannes Lions Road Show.

27 de Julho 15H:46

20ª Missa do Cangaço será celebrada na Grota do Angico

Na próxima sexta-feira, 28 de julho, será realizada a 20ª edição da Missa do Cangaço, no Monumento Natural Grota do Angico - unidade de conservação gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), na divisa dos municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco, Sertão do Estado.

26 de Julho 19H:19

Case atende 12 mil usuários por mês

Centro de Atenção à Saúde (Case) atende 12 mil pacientes a cada mês.

26 de Julho 19H:07

Sergipe registra 3º maior crescimento da arrecadação de ICMS no Nordeste

Seis dos nove Estados nordestinos registraram incremento na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), nos cinco primeiros meses do ano.

24 de Julho 19H:04

Exame prático de direção terá mudanças a partir de agosto

Representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) se reuniram na última sexta-feira, dia 21, com proprietários dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de todo o estado com o objetivo de apresentar as mudanças que serão implementadas na realização dos Exames Práticos de direção veicular.

Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.