Poder e Cotidiano em Sergipe
Aberta seleção para nova turma do mestrado do Ipea 28 de Maio 23H:40
SERVIÇO

Aberta seleção para nova turma do mestrado do Ipea

Focado em políticas públicas e desenvolvimento, programa é voltado para servidores públicos; inscrições vão até 26 de junho

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga, nesta segunda-feira (26), o edital para o processo seletivo da nova turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento. O curso gratuito é voltado exclusivamente para servidores públicos efetivos e empregados públicos em exercício em qualquer esfera da administração pública (federal, estadual, distrital ou municipal) e de qualquer Poder.

As inscrições ficam abertas de 26 de maio a 26 de junho de 2025, por meio do formulário eletrônico disponível na página do Ipea: ipea.gov.br/mestrado. É necessário anexar o projeto de pesquisa e o currículo resumido. Após o preenchimento, o sistema gera uma GRU no valor de R$ 150,00, cujo comprovante de pagamento deve ser enviado por e-mail dentro do prazo. A recomendação é não deixar para a última hora.

O programa oferece 25 vagas, sendo 16 para ampla concorrência e 9 reservadas: cotas para pessoas negras e indígenas (4), com deficiência (1), servidoras/es do próprio Ipea (3) e da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (1).

A novidade da edição de 2025 é que os projetos de pesquisa devem obrigatoriamente estar alinhados à Agenda Estratégica 2024-2026 do Ipea, priorizando um dos eixos e temáticas definidos no documento. Entre os eixos estratégicos, estão os seguintes: transição ecológica e sustentabilidade, transformação digital, redução da desigualdade e da pobreza, desenvolvimento produtivo e inovação, inserção internacional, entre outros. A agenda completa pode ser consultada no site do Instituto: Agenda Estratégica 2024–2026.

Curso forma profissionais capazes de pensar e implementar políticas públicas

Com duração de 24 meses, o curso é presencial, com aulas em Brasília nas segundas e sextas-feiras pela manhã e nas quartas-feiras à noite. A estrutura curricular compreende 540 horas-aula e a realização de um trabalho final, que pode ser uma dissertação ou um projeto de intervenção, preferencialmente relacionado à realidade profissional do estudante.

O coordenador do programa, Almir de Oliveira, explica que o mestrado tem como um dos objetivos formar gestores de alto nível. “A maior parte dos egressos passa a ocupar posições de destaque no governo federal e em outras instâncias da administração pública. Isso mostra que a formação tem cumprido o seu papel”, destaca.

Segundo o especialista em políticas públicas e gestão governamental e docente do Ipea Daniel Avelino, o diferencial do curso é a forte conexão entre teoria, prática e pesquisa aplicada. “O Ipea é uma instituição de pesquisa, então esse é um grande diferencial. A pessoa vai estudar com quem já é referência nas áreas que está estudando”, afirma. “São professores com publicações, experiência internacional e atuação direta com o governo. E tudo isso em um curso gratuito.”

Além de capacitar os profissionais para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, o curso também habilita a candidatura para doutorados e outras formações acadêmicas na área.

Processo seletivo

O processo seletivo do mestrado ocorre em duas fases: Avaliação do projeto de pesquisa, com análise da aderência à Agenda Estratégica 2024–2026, exequibilidade e relevância para o campo de políticas públicas e Entrevista e análise do currículo.

Os projetos devem propor uma investigação aplicada, com potencial de impacto sobre políticas públicas no Brasil. Os candidatos devem indicar qual eixo prioritário e agenda temática norteiam suas propostas, conforme estabelecido no planejamento estratégico do Ipea.

Sobre o curso

Criado para ampliar o impacto das pesquisas do Instituto no aprimoramento da gestão pública, o mestrado do Ipea busca promover a articulação entre pesquisa de excelência e a prática profissional. Com mais de 60 anos de experiência na produção de conhecimento sobre políticas públicas, o Instituto dissemina metodologias, conceitos e ferramentas analíticas fundamentais ao desenvolvimento do país.

Os professores e orientadores são todos pesquisadores do Ipea e atuam nas áreas centrais da formulação e avaliação de políticas públicas. A proposta pedagógica foi estruturada para oferecer, além das disciplinas regulares, seminários de pesquisa, trabalho de campo e acesso aos bancos de dados institucionais.

Serviço


Site oficial: https://www.ipea.gov.br/portal/mestrado-profissional-em-politicas-publicas-e-desenvolvimento

Acesse o edital completo, a Agenda Estratégica 2024–2026 e acompanhe o cronograma completo no site do Ipea.

Taxa de Inscrição: R$ 150,00

Fonte: Com informações do IPEA

Foto:  Helio Montferre/IPEA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.