Poder e Cotidiano em Sergipe
Pesquisa mostra que mulheres foram mais inovadoras durante a crise 29 de Setembro 6H:28
COTIDIANO

Pesquisa mostra que mulheres foram mais inovadoras durante a crise

Elas passaram a utilizar mais a internet que os homens na divulgação de produtos e serviços 

A nova pesquisa promovida pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas para medir o impacto da pandemia do novo coronavírus sobre os pequenos negócios mostra que as mulheres sergipanas demonstraram maior agilidade para implementar inovações em seus empreendimentos durante a crise. Segundo o estudo, 85,7% delas passaram a utilizar as redes sociais, aplicativos ou a internet como estratégia para comercializar seus produtos e serviços, índice superior ao verificado entre os homens (76,7%).

O levantamento, realizado no final de agosto, também sinaliza que grande parte dos empresários teve uma diminuição do faturamento mensal desde o início da pandemia, sendo que a situação entre as mulheres (77,7%) foi um pouco menos crítica que entre os empreendedores do sexo masculino (84,2%). 

Apenas uma minoria de empresárias (1%) disse que precisou demitir colaboradores nos últimos cinco meses. Já entre os homens o percentual foi de 13 %. A maior parte dos empresários, de ambos os sexos, não tomou nenhuma medida em relação à flexibilização dos contratos de trabalho dos colaboradores. Entre os que adotaram, 31% das mulheres optaram pela redução da jornada de e de salários com complemento do seguro-desemprego, enquanto 23% dos homens suspenderam os contratos de trabalho dos funcionários. 

Em relação ao nível de endividamento do negócio, 42,8% dos empresários do sexo masculino afirmaram não ter dívidas/empréstimos. Entre as mulheres, o maior percentual foi registrado entre aquelas que disseram possuir ter dívidas/empréstimos em dia (43,9%).

Crédito 

Ainda de acordo com os dados da pesquisa, o percentual de empreendedores que buscaram crédito desde o início da crise é praticamente semelhante entre os gêneros (51,2% dos homens e 50,9% das mulheres). A dificuldade para conseguir os recursos também é compartilhada entre esse público: 60% das mulheres e 70% dos homens que buscaram empréstimos não tiveram sucesso. 

“Apesar da diminuição desses percentuais ao longo das pesquisas, é nítido que os empreendedores continuam enfrentando obstáculos para conseguir os empréstimos. Como o processo de retomada ocorre de maneira mais lenta, os empresários precisarão obter esse tipo de recurso para honrar os seus compromissos ao longo dos próximos meses e é preciso que os bancos se sensibilizem com essa situação, sob o risco de presenciarmos mais negócios sendo fechados”, explica o superintendente do Sebrae em Sergipe, Paulo do Eirado. 

A maior parte (26% dos homens e 44% das mulheres) alega que o banco não informou o motivo para a não concessão do empréstimo. Outro grupo (8% do sexo masculino e 14% do sexo feminino) apontou como principal motivo o CPF negativado ou com restrição. 

O levantamento mostra que há uma predominância das mulheres em empreendem em casa (36,5%), em comparação com os homens (30,3%). Em geral, essa situação se dá em razão das mulheres buscarem compatibilizar a rotina do negócio com as demandas da família. As mulheres estão mais pessimistas quanto ao retorno da clientela. 71,9% delas contra 55,5% dos homens acham que menos da metade dos clientes voltarão em 30 dias. 

Essa foi a sétima pesquisa realizada pelo Sebrae e FGV para medir o impacto da pandemia do novo coronavírus sobre os pequenos negócios no estado.

Fonte: Ascom/Sebrae

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.