O primeiro palhaço eleito deputado na história do país está rindo à toa. No último mês, Tiririca (PR-SP) viu uma proposta de sua autoria dar o primeiro passo para virar lei e foi indicado por jornalistas que cobrem o Legislativo como um dos 25 melhores deputados do ano. Com a indicação na primeira fase, ele disputa agora o voto do internauta, que definirá a ordem final de classificação do Prêmio Congresso em Foco 2012, que será entregue no dia 8 de novembro.
Dentro do Plano de Combate à Seca lançado em maio pelo governador Marcelo Déda, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), recebeu a missão de recuperar cerca de 400 barragens espalhadas pelo interior do estado.O trabalho foi concluído no mês de agosto, com o saldo positivo de mais de 500 barragens. O Governo de Sergipe já investiu R$ 720 mil, em recursos estaduais, para recuperação das barragens e aguadas do Alto-Sertão e Poço Verde, e demais municípios que se encontram em estado de emergência pela estiagem.
A propósito da 6ª Semana da Acessibilidade, que está acontecendo em Aracaju até o próximo dia 21, o candidato a prefeito da coligação liderada pelo PSB, Valadares Filho, destacou que a implantação do veículo leve sobre trilhos, o VLT, vai representar um avanço sem precedentes na questão da acessibilidade aos deficientes físicos no transporte público da capital sergipana.
A construção de casas para famílias de baixa renda, a resolução do problema do transporte coletivo urbano, o equacionamento do congestionamento de tráfego na capital, o investimento nas escolas municipais buscando o ensino de qualidade, a geração de emprego e renda e a valorização do funcionalismo público foram algumas das importantes propostas do plano de governo do candidato a prefeito pela coligação “Aracaju não pode esperar”, João Alves, apresentadas ontem em uma entrevista ao SETV 1ª edição, da TV Sergipe, afiliada à rede Globo de televisão.
O
vereador Jailton Santana (PSC) questionou ontem a volta dos equipamentos de fiscalização
eletrônica nas ruas de Aracaju. Segundo o parlamentar, há cerca de dez dias ele
apresentou um requerimento à Câmara Municipal de Aracaju (CMA) pedindo
informações sobre onde serão instalados os redutores de velocidade. “O
requerimento não chegou nem à Plenário e fui informado que a SMTT já divulgou
os locais num jornal”, frisou.
O
vereador Fábio Mitidieri (PSD) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju
(CMA) na tarde de ontem para pedir o apoio dos demais vereadores para a
aprovação da regulamentação dos mototaxis na capital. Há um mês o parlamentar apresentou
mais uma vez um projeto de lei com essa finalidade, e agora, segundo Mitidieri,
é preciso pensar no andamento da proposta.
Uma solenidade que traduz o esforço do Governo do Estado em investir e
buscar parcerias para promover a capacitação profissional de jovens
oriundos de famílias carentes. Assim foi o ato no qual cerca de 500
jovens de diversos municípios sergipanos receberam o seu diploma e
conclusão dos cursos de capacitação promovidos através do programa Novos Rumos, desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de
Aracaju, com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao
Emprego (Pronatec), do Governo Federal, e com o Senac e Senai. A entrega ocorreu no auditório do Centro de Convenções, na manhã desta
terça-feira, 18.
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) informa que no período de greve dos
bancários disponibilizará ampla rede de autoatendimento e correspondentes
bancários, para a realização das transações bancárias de seus clientes.
O Banco dispõe de 430 caixas eletrônicos e mais de 330 Pontos Banese, na
capital e no interior do Estado, para o atendimento dos seus clientes.
No próximo dia 7, os
eleitores de 5.568 cidades brasileiras escolherão os novos prefeitos e
vereadores. A contabilização dos votos para eleição desses dois cargos é feita de forma diferente. Prefeitos, assim como os governadores e
presidente da República são cargos majoritários. Já vereadores,
deputados federais e estaduais são escolhidos pelo sistema proporcional.
Monitoramento do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta
irregularidade na prestação de serviços terceirizados em empresas
estatais. Apesar de ainda ser alto o número de trabalhadores
terceirizados nessas corporações, segundo pesquisa do Departamento de
Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), do Ministério do
Planejamento, em um universo de 130 estatais, apenas 19 reconhecem a
contratação irregular. Esses profissionais acabam por realizar serviços
que deveriam ser feitos por empregados concursados.
O resultado preliminar da prova objetiva (primeira fase) do VIII
Exame de Ordem Unificado, que foi aplicada no último dia 09, será
divulgado na próxima quarta-feira (19) no site da OAB Nacional, nos
endereços eletrônicos das Seccionais da OAB e no portal da Fundação
Getúlio Vargas (FGV). No total, 113.533 candidatos prestaram a prova em
todo o país, com um percentual de 2,85% de abstenção.