Poder e Cotidiano em Sergipe
Recuperação da ponte do Rio Poxim está 90% concluída 21 de Outubro 0H:25

Recuperação da ponte do Rio Poxim está 90% concluída

Quem passa pela ponte do Rio Poxim, que liga o Centro de Aracaju a Atalaia, mal nota que alguns metros abaixo mais de 20 homens trabalham para recuperar a sua estrutura. O trabalho discreto dos operários não interfere na rotina dos sergipanos que utilizam a via para chegar ao Comércio, trabalho, escola ou praias da capital, mas é essencial para manutenção da passagem, estratégica para o dinamismo do trânsito e fluxo de veículos na cidade. A obra realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura, já está 90% concluída e deve ser entregue em quatro meses.

As pontes, Presidente Juscelino Kubitschek, no sentido Atalaia - Centro da Cidade, construída no Governo Leandro Maciel, ainda na década de 1950 e a Paulo Barreto de Menezes, sentido Centro da Cidade – Atalaia, construída em meados dos anos 1970, possuem um longo tempo de uso e embora, por enquanto, não oferecesse risco à população, já haviam apresentando sinais de desgaste em sua estrutura, merecendo os cuidados realizados. A intervenção de recuperação compreende a recuperação dos pilares e vigas de sustentação, com a realização de serviços abaixo da linha d’água. Também passará por recuperação a passarela em estrutura metálica sobre o rio Poxim.


A intervenção compreende ainda a pintura e recuperação de toda a estrutura metálica da passarela, com a substituição dos pontos oxidados. O valor total investido é de R$ 2,5 milhões. Tanto na parte superior como na inferior foram feitos trabalhos de reforço e recuperação estrutural. Lajes, pilares e blocos da conjuntura da ponte passaram por revitalização. Pintura da estrutura de concreto e impermeabilização foram necessárias para garantir a maior durabilidade da obra. A ponte um (no sentido Atalaia/Centro) já foi concluída. Atualmente, os operários trabalham retocando os guarda-corpos, danificado por conta de acidentes de carros, e em outros detalhes.


Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a obra tem sido executada da maneira esperada. “Este é mais um resultado positivo da valorização dada pelo Governo do Estado à construção de pontes, o que tem melhorado consideravelmente o deslocamento das pessoas por Sergipe, neste caso especial contribuído para a melhoria do trânsito em Aracaju. Ao longo da execução da obra, descobrimos outras necessidades, que foram incluídas no cronograma”, explica.


A obra de fortalecimento estrutural e manutenção das pontes garantem a segurança de quem transita pela via estratégica para o trânsito da capital. A ponte também é estratégica para quem frequenta um dos cartões postais da cidade, o Parque dos Cajueiros, também recuperado pelo Governo do Estado e entregue a população em abril de 2012, oferecendo a partir de um investimento de R$ 8,6 milhões um novo espaço de lazer e para prática de esportes dos aracajuanos.


“A ponte estava desgastada e o Governo teve esse belo cuidado, de investir nessa reconstrução, valorizando o espaço e prevenindo futuros danos à população. Foi muito boa essa reforma, pois é uma conquista para gente e para o pessoal que caminha por aqui e pela ponte. O governo está de parabéns. Há pessoas que fazem exercício, passam por ali de bicicleta ou de carro e chegam aqui no parque. Antes estava se deteriorando, estava horrível e agora têm uma visão maravilhosa. Tiraram os ferros e botaram outros ferros, armações, ficou ótimo. E isso é bom para a gente aqui do restaurante também, porque o pessoal que circula por aqui tem uma vista mais agradável”, conta a proprietária de um restaurante no Parque, Joseane Santos.


Jefferson Santos, 28 anos, é vigilante e aproveitou que só iria trabalhar à noite para pescar com a família no Rio Poxim, no Parque dos Cajueiros. Ele já havia observado os homens trabalhando na obra e contou sobre a importância deste trabalho. “Para pessoa poder ir e vir é muito melhor, mais seguro. Tem mesmo é que fazer esse trabalho, porque se a gente perder a ponte não teria como ter esse acesso fácil ao parque”, disse o vigilante, que é morador do bairro América.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.