Poder e Cotidiano em Sergipe
29 de Outubro 19H:28

Angélica Guimarães anuncia eleição de conselheiro do TCE para esta terça

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Angélica Guimaraes (PSC), anunciou durante a sessão dessa segunda-feira (29) que a eleição para a escolha do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) será realizada amanhã (terça-feira, dia 30). Estão na disputa a deputada Susana Azevedo e o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas. Angélica fez o anúncio após a Mesa Diretora da Casa receber os dois projetos de decreto legislativo, aprovando os respectivos nomes nas Comissões Especiais, constituídas por parlamentares.

29 de Outubro 19H:19

João Daniel pede ações do governo federal para situação de seca

 

A semana no legislativo estadual iniciou com o deputado estadual João Daniel (PT) externando sua preocupação com a situação de seca que tem vivido, em especial, o município de Poço Redondo, localizado na região semiárida de Sergipe. Segundo ele, a cidade é a que tem sofrido mais as consequências da longa estiagem que tem atingido a região Nordeste, a exemplo dos municípios sertanejos de Sergipe. Com a presença do prefeito reeleito do município, Roberto Araújo, nas galerias da Assembleia na sessão desta segunda-feira, dia 29, o deputado petista solicitou que o governo federal execute as medidas e os recursos anunciados para a região. De acordo com o parlamentar, todos os estudiosos que se dedicam ao semiárido dizem que esta é a pior seca dos últimos 40 anos, e talvez ainda estejamos na metade dela.



27 de Outubro 7H:50
27 de Outubro 7H:45

Horário eleitoral é pago pelo contribuinte. Conheça as regras

Propaganda eleitoral é gratuita apenas para os partidos políticos. Segundo a Receita Federal, neste ano as emissoras de rádio e TV abertas vão receber um desconto de mais de R$ 600 milhões no Imposto de Renda pela veiculação do horário eleitoral.

27 de Outubro 7H:36

Aumento de votos brancos e nulos e de abstenções foi de quase 23% em quatro anos

No primeiro turno das eleições deste ano, 25% dos eleitores optaram por votar em branco, votar nulo ou simplesmente não votar. Foram 35 milhões de votos que deixaram de ser contabilizados. De 2008 para 2012, o aumento de votos brancos e nulos foi de quase 23%.
Está havendo um desencanto com a política? Para o cientista político João Paulo Peixoto, vários fatores explicam esse cenário: "A lentidão na renovação dos quadros políticos, o distanciamento dos partidos dos problemas reais da população, enfim, uma série de escândalos e o noticiário negativo da política que todo dia se toma conhecimento."
João Paulo Peixoto acredita que a Ficha Limpa e o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do caso conhecido como mensalão irá mudar a maneira de fazer política no Brasil. Ele ressalta que as mudanças são urgentes, já que, mesmo com suas falhas, a política é fundamental para uma sociedade civilizada.
Criminalização da política

27 de Outubro 7H:21

Erros de pesquisas eleitorais podem resultar em CPI na Câmara

Líder do PDT recolhe assinaturas para criar uma CPI dos Institutos de Pesquisas. Para parlamentares, as pesquisas de intenção de voto podem manipular o eleitor. Já os institutos afirmam que os números foram corretos ao apontar tendências

26 de Outubro 18H:47

Cidadão poderá sugerir emenda ao Orçamento da União através da Internet

Qualquer cidadão poderá apresentar sugestões e emendas ao Projeto da Lei Orçamentária para 2013 (PL 24/12), que estima a receita e fixa a despesa da União para o próximo exercício financeiro. A possibilidade já está aberta por meio do Portal e-Democracia, que mantém uma comunidade virtual sobre o tema, com o objetivo de incentivar a participação popular no Orçamento. Os interessados poderão enviar sugestões até a votação da proposta pela Comissão Mista de Orçamento, que costuma ocorrer em dezembro.

26 de Outubro 18H:42

Sergipe sediará VI Encontro Nacional do Judiciário

Sergipe sediará nos dias 05 e 06 de novembro o VI Encontro Nacional do Judiciário. O evento tem como objetivo debater o planejamento e a gestão do Poder Judiciário nacional, revisar e propor novas metas estabelecidas nos Encontros anteriores, além de definir ações prioritárias e oportunizar trocas de experiências entre os dirigentes máximos da Justiça Brasileira.

26 de Outubro 18H:28

Vereadores aprovam mais 12 emendas à revisão do Plano Diretor

Visando dar celeridade à votação de emendas à revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Sustentável de Aracaju (PDDUS), o Legislativo Municipal realizou mais uma Sessão Ordinária para apreciação de emendas na manhã de ontem. Nesta última votação, doze emendas foram aprovadas, sete rejeitadas, três prejudicadas e uma subemenda aprovada. Na próxima segunda-feira, dia 29, haverá mais uma sessão para votar o PD, a partir das 9 horas. 

26 de Outubro 17H:01

Durante entrevista, Marcelo Déda convoca lideranças políticas para aprovação do Proinveste

Na manhã desta sexta-feira, 26, os sergipanos puderam escutar diretamente do governador Marcelo Déda as razões para a aprovação do empréstimo no valor de R$ 727 milhões em benefício de todo o estado. Por mais de duas horas, em entrevista ao radialista George Magalhães, nos estúdios da Megga FM, retransmitida por uma cadeia de emissoras de rádio em todo o estado, Déda convocou deputados estaduais, lideranças políticas da oposição e a população sergipana a aprovarem o programa Proinveste, explicando os investimentos que serão realizados com a carta de crédito proveniente do Governo Federal.

Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.