A
citricultura sempre esteve atrelada ao desenvolvimento econômico de Boquim, na
região Sul de Sergipe. A partir de hoje, os agricultores
familiares do município iniciam um novo ciclo produtivo, que irá gerar renda e
aquecer a economia local, com a nova etapa do Programa de Aquisição de
Alimentos da Laranja (PAA da laranja). A ampliação do Programa foi lançada pelo
governador em exercício, Jackson Barreto, na sede da Emdagro no município.
A bancada federal de Sergipe, composta por três senadores e oito
deputados federais, entregou na noite de ontem à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização
(CMO), 15 emendas coletivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2013. O texto, resultado de entendimento entre os parlamentares da bancada, mobilizou
R$ 645 milhões para importantes investimentos no estado de Sergipe.
A sociedade e, principalmente, os trabalhadores, não podem ser penalizados com a cobrança da taxa de estacionamento, imposta pelas direções dos shoppings Riomar e Jardins desde a segunda-feira, 26. Esse é o posicionamento da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/SE. “Isso é bitributação. A sociedade já paga caro para ter acesso aos produtos e serviços oferecidos pelos shoppings. Agora, até os trabalhadores estão sendo obrigados a colocar a mão no bolso para desempenhar suas funções”, diz Edival Góes, presidente da CTB-SE.
Em reunião presidida pelo senador Eduardo Amorim (PSC-SE) foi aprovada em comissão mista Medida Provisória que prevê auxílio da União para estados e municípios no valor de R$ 1,95 bilhão (MP 585/12). Parlamentares concordaram com o relatório do deputado Vicente Cândido e rejeitaram todas as 19 emendas. Agora a proposta será votada na Câmara e no Senado.
Ministério Público quer fiscalização de calçadas e realização de concurso
O Ministério Público de Sergipe, por intermédio das Promotorias de Justiça dos Direitos do Idoso e da pessoa com Deficiência e do Meio Ambiente e Urbanismo, ajuizou Ação Civil Pública em face da Prefeitura do Município de Aracaju e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização – EMURB. As Promotoras de Justiça responsáveis, Dr ª Berenice Andrade de Melo e Dr ª Adriana Ribeiro Oliveira, entraram com o pedidos liminares a fim de solucionar os problemas das calçadas de inúmeros bairros de Aracaju.
Começa a ser montada hoje, a decoração natalina de Aracaju. Anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira na segunda, 26, a ornamentação deve ser entregue em 15 dias. O projeto é assinado e coordenado pelo artista plástico Ivo Gato e envolve 90 pessoas.
Em busca de recursos do Orçamento da União de 2012 destinados a Sergipe, o governador em exercício, Jackson Barreto, peregrinou pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília, durante o dia de ontemnesta quarta, 28. Seu alvo principal são as emendas da bancada federal do Estado. Dentre elas, duas em especial: a construção do Hospital do Câncer e a do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente com Deficiência.
Na manhã desta quarta-feira, 28/11, em entrevista a uma rádio da capital, a deputada estadual Ana Lúcia, do PT, defendeu que o Estado, Ministério Público e o município de Aracaju entrem com ações judiciais que possam pôr fim à cobrança de estacionamento para veículos nos dois grandes shoppings da cidade.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assegurou ao governador em exercício, Jackson Barreto, os recursos necessários ao custeio dos hospitais regionais do interior do Estado, em fase final de construção. Isto nos "dá um conforto muito grande. E a certeza de que estamos cumprindo com o nosso compromisso com a população", comemorou Jackson, logo após a audiência realizada hoje em Brasília.
Jackson discute aeroporto com presidente da Infraero
O presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Gustavo do Vale, garantiu ao governador em exercício, Jackson Barreto, o início imediato do processo de licitação das obras da nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Santa Maria, em Aracaju. A garantia foi dada após longa reunião realizada hoje, em Brasília.
Acompanhado de seus principais diretores, o presidente da empresa ouviu a exposição do secretário de Infraestrutura do Estado, Valmor Barbosa. Nela, o secretário demonstrou que todas as iniciativas que cabiam ao Governo de Sergipe já havia sido encaminhadas. De posse das informações, do Vale determinou que a licitação fosse deflagrada, ao mesmo tempo em que assegurou a liberação da primeira parcela de recursos em 2013.
'Estamos aguardando o comunicado oficial da Mesa Diretora da Casa sobre o requerimento da deputada estadual Goretti Reis (DEM), propondo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades nas Fundações Estaduais de Saúde, que, segundo ela, já foi protocolado'. Foi o que disse o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Gustinho Ribeiro (PSD), avisando que no momento certo a bancada que dá sustentação ao governo na Casa vai se pronunciar.
-
Se a deputada acredita que precisa averiguar toda a saúde do nosso
Estado não tem nenhum problema, mas precisar ser uma averiguação mais
profunda, analisando períodos anteriores ao governo de Marcelo Déda (PT) e que se verifique também os hospitais e maternidades que recebem
recursos do governo do Estado, a exemplo do Hospital Nossa Senhora da
Conceição e da Maternidade Zacarias Junior, ambos em Lagarto, assim como em outros municípios.
Essa CPI se realmente vier a ser oficializada não pode se transformar em um palanque eleitoreiro com o objetivo de querer desgastar o governador Marcelo Déda – adverte o deputado.
Entende Gustinho que, “se a CPI é para averiguar, se é para investigar e se é para buscar erros e desmandos na saúde do Estado, que se busque também em governo anteriores, assim como em outros secretários que passaram pela pasta da Secretaria de Saúde”, ressalta o deputado, reconhecendo o direito legitimo da oposição em propor a CPI. “No momento certo a bancada vai se pronunciar e mostrar o que ocorre na saúde do estado”.
Balneário – Com relação ao Balneário Bica que teve a sua obra retomada, o deputado lembrou se tratar de uma obra que vinha sendo reivindicada há muitos anos pela população e que, atendendo uma indicação sua o governador Marcelo Déda autorizou a sua revitalização.
Segundo o deputado, as obras haviam sido suspensas devido a uma revisão ambiental como também a um anel viário que dará acesso a Universidade e ao futuro shopping center. “As obras foram retomadas e a informação que temos é que a mesma será entregue dentro do cronograma previsto”, disse.