Poder e Cotidiano em Sergipe
24 de Abril 17H:41

Emmanuel volta a cobrar laudos que comprovem emergência em obra da 13 de Julho

O vereador Emmanuel Nascimento (PT) usou a Tribuna na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde desta quarta-feira, 24/4, para voltar a cobrar que a prefeitura de Aracaju faça a obra de contenção do Bairro 13 de Julho, Zona Sul de Aracaju. O parlamentar lembrou que fez a solicitação, em Plenário, na semana passada, e reafirmou que vai apresentar requerimento para que o Executivo possa apontar a urgência da obra.

24 de Abril 17H:00

Relatório do TCE detalha ocorrências processuais do município de Capela

A respeito da denúncia amplamente divulgada na imprensa sergipana, segundo a qual o ex-gestor do município de Capela, Manoel Messias Sukita, teria sacado dinheiro público por meio de cheques para o pagamento de fornecedores sem a devida prestação de contas, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), esclarece que o objeto da acusação já vem sendo analisado pelo órgão por meio das auditorias ordinárias desenvolvidas na localidade.

24 de Abril 16H:57

Dirigente nacional do PT discute em SE impactos da crise econômica no Brasil

A deputada estadual Ana Lúcia (PT) e militantes de esquerda de todo o Estado de Sergipe se reuniram na noite de ontem, 23, para prestigiar o seminário “A crise econômica mundial e os reflexos no Brasil”, na escola Aroldo Rocha, no município de Estância. O espaço de formação, organizado pela Articulação de Esquerda em Sergipe, foi ministrado por Valter Pomar, dirigente nacional do Partido dos Trabalhadores, secretário-executivo do Foro de São Paulo e candidato a presidente nacional do PT.

24 de Abril 16H:50

Valadares Filho quer incentivar a prática esportiva nos municípios

Projeto de Lei de autoria do deputado Valadares Filho (PSB-SE), que foi apresentado hoje (24/04) na Câmara Federal, prevê a concessão de selo aos municípios que se destacarem na implantação de políticas de incentivo à prática esportiva. A proposição, que institui o Selo Município Amigo do Esporte, tem como objetivo reconhecer o esforço dos gestores municipais que mais se empenharem no estímulo a práticas desportivas em suas cidades. 

24 de Abril 16H:04

Max Prejuízo defende Consórcio Público como solução para o transporte

"Não há necessidade de participação do Estado ou da União. Está na lei"

24 de Abril 16H:03

Sergipe não registra óbitos por dengue

Estamos no período mais chuvoso do ano e a luta para combater a dengue continua.  Além das ações de combate e prevenção à doença, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) anuncia que tem se mantido alerta para o controle da incidência da dengue em Sergipe. No primeiro trimestre de 2013, foram notificados 576 casos, 86 confirmações da doença e nenhum óbito. 

24 de Abril 5H:51

Mais de 80% dos brasileiros acham que é fácil desobedecer lei no país, diz pesquisa

Pesquisa da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que 82% dos brasileiros reconhecem ser fácil desobedecer as leis no país. O Índice de Percepção do Cumprimento da Lei, divulgado ontem (dia 23), resultou em uma nota média de 7,3 em uma escala de 0 a 10, sendo que 10 significa total comprometimento com respeito e o cumprimento das leis. 
"Esses dados parecem indicar que a obediência às leis no Brasil ainda exige uma justificativa", disse a coordenadora da pesquisa, a professora Luciana Gross Cunha.

24 de Abril 5H:45

Propaganda partidária custará R$ 300 milhões em 2013

A corrida presidencial de 2014 já começou e a propaganda partidária é um dos principais pilares para os possíveis candidatos. Mesmo não sendo ano eleitoral, a União deixará de arrecadar cerca de R$ 300 milhões em razão de propagandas partidárias. Em exercícios que não possuem pleitos gerais nem municipais, como 2013, a isenção tributária para o horário eleitoral continua em vigor, pois são veiculadas propagandas institucionais das agremiações políticas. 

24 de Abril 5H:14

Número de smartphones duplica em um ano

A utilização de smartphones no Brasil dobrou no último ano. De 2011 a 2012, a penetração desses aparelhos passou de 9% para 18%, segundo pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência e pela Worldwide Independent Network of Market Research (WIN). Quando considerados apenas os internautas, esse percentual sobe para 44%. Apesar do crescimento, o país ainda fica abaixo da penetração média global, de 48% no ano passado.

23 de Abril 18H:48

Secretaria Nacional de Defesa Civil faz treinamento de prevenção a desastres naturais em Sergipe

Amparados pelo poder público e preparados para salvar as vidas em caso de emergência. Assim estão se sentindo os moradores da comunidade Alto do Bonfim, no município de Laranjeiras (SE), após terem participado na tarde deste sábado (20), do Simulado de Preparação para Desastres Naturais, realizado pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). Aproximadamente 100 pessoas das ruas Alto do Xavier e Oscar Ribeiro, que constam da lista de áreas de risco do município, aprenderam como agir diante da possibilidade iminente de um deslizamento de terra.
 

23 de Abril 18H:40

Deputado quer proibir caveira como símbolo policial

“Ninguém acha estranho ter uma polícia cujo símbolo é uma caveira, ter uma polícia cujo símbolo é a morte?”, questiona o deputado estadual e militante dos direitos humanos Diogo Fraga, interpretado por Irandhyr Santos, no filme “Tropa de Elite 2“, ao criticar veementemente uma ação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Rio durante rebelião numa penitenciária. A crítica do político fictício é reproduzida, agora, na vida real. O deputado Luiz Couto (PT-PB) vai propor à ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, que recomende aos comandos das polícias militares em todo o país a proibição da caveira como símbolo dos batalhões.