Poder e Cotidiano em Sergipe
2 de Abril 12H:15

André Moura conversa com representantes da Avaaz sobre a Comissão de Direitos Humanos

O líder do PSC na Câmara, deputado federal André Moura (PSC-SE), recebeu, na semana passada, os representantes da Avaaz, comunidade de mobilização que realiza petições públicas pela internet, Pedro Abramovay e Bruno Maia, para conversar sobre a permanência do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Diretios Humanos. Moura ponderou as considerações feita pelos visitantes e alertou: “a saída de Feliciano não cabe mais a mim como líder, pois, agora, só cabe a ele renunciar.”

2 de Abril 12H:12

ARTIGO: Cresce o número de mortes no trânsito sergipano

*Sydnei Ulisses de Melo



2 de Abril 12H:09

Municípios lamentam prorrogação da redução do IPI

No último sábado (30), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o governo federal desistiu de elevar novamente a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis que aconteceria a partir do mês de abril. O prefeito de Monte Alegre e presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Antônio Rodrigues (“Tonhão” – PSC), lamentou a decisão.

2 de Abril 6H:04

TCU declara inidoneidade de empresas envolvidas na "Operação Sanguessuga"

O Tribunal de Contas da União (TCU) declarou inidôneas para participar de licitações da esfera federal empresas envolvidas nas fraudes verificadas na “Operação Sanguessuga”, da Polícia Federal, esquema engendrado para fraudar licitações relativas à compra de ambulâncias em diversos municípios do país.

1 de Abril 19H:06

João Alves anuncia reajuste para Professores

Dentro do princípio de valorização dos professores municipais e mantendo o plano de aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Aracaju, o prefeito João Alves Filho anunciou hoje, dia 1º, o aumento de 7,97% para todos os níveis do magistério. Os professores da capital sergipana vão receber o aumento salarial de acordo com o piso nacional. e o reajuste será retroativo a janeiro e acontece depois de um diálogo com os representantes da categoria.

1 de Abril 19H:04

Operação Mobilidade Urbana de Aracaju é iniciada

Com o intuito de preservar a segurança de pedestres e promover melhor fluidez nas vias de Aracaju, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania, iniciou a ‘Operação Mobilidade Urbana de Aracaju’ nesta segunda-feira, 1º. O foco de atuação para a semana é a região central da cidade.
Através do cumprimento da lei, o objetivo da ação é conscientizar condutores que insistem em estacionar em calçadas e praças da cidade, infringindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Este tipo de atitude, configurada irregular, ainda põe em risco a segurança de pedestres.
 
Na manhã desta segunda-feira, foram mobilizados dez agentes da SMTT e, com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a ação aconteceu na Praça da Catedral e no calçadão das ruas João Pessoa, São Cristóvão e Laranjeiras, culminando na remoção de quatro automóveis e cinco motocicletas. À tarde, a blitz da operação aconteceu no bairro São José, com sete veículos e oito motos removidas. 
 
“Pelo grande número de reclamações dos pedestres e demais condutores que circulavam próximo à via do centro, era clara a necessidade da realização dessa operação. Foram feitas nove remoções e 30 notificações só essa manhã, dentre elas motocicletas e veículos tipo ‘shinerays’”, avalia o supervisor de trânsito Alcebíades Júnior. 
 
Está na lei
Segundo o artigo 181, capítulo VIII, do CTB, estacionar no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, ciclovia e canteiros centrais é infração do tipo grave, levando à remoção do veículo e aplicação de multa de R$ 127,69, bem como cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

1 de Abril 19H:02

Dr. Emerson reapresenta projeto em defesa e proteção dos animais

Na tarde de hoje o médico e vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) ocupou a Tribuna do parlamento municipal, para falar da reapresentação do projeto em defesa e proteção dos animais, que trata da esterilização de animais abandonados.

1 de Abril 19H:00

Augusto Bezerra nega acordo entre o DEM e o PT

O vice-líder da bancada de oposição, na Assembleia, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), disse nesta segunda-feira que os jornais têm publicado notícias afirmando que há discussões sobre um possível acordo entre o PT e o DEM. Segundo ele, o deputado federal Rogério Carvalho disse a um jornal que não existem condições para a aliança, e rebateu afirmando que o DEM nunca falou em acordo com o PT. “O Democrata tem uma linha diferente de fazer política. Aracaju e Salvador entenderam a linha do partido e derrotaram o PT, deram respostas porque o povo não quer discurso, quer quem sabe trabalhar”.

1 de Abril 10H:41

OAB entra no Supremo pelo fim do limite de despesas com educação no IR

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, ajuizou na segunda-feira passada (25) no Supremo Tribunal Federal (STF) umaAção Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 4927, requerendo liminar para suspensão imediata dos limites impostos pela lei 9.250/95 para dedução de despesas com educação no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O pedido abrange as declarações deste exercício  (ano base 2012, cujo limite fixado é de R$ 3.091,35) que se encerram no próximo dia 30, e se estende até as declarações do exercício 2015. A proposta da OAB é de que o STF declare inconstitucional os valores fixados na lei, deixando as deduções com educação sem limites - como já acontece com os gastos declarados com saúde e pensão alimentícia, que devem ser aqueles comprovadamente realizados pelos contribuintes. A ADI será relatada pela ministra Rosa Weber.
 

1 de Abril 10H:38

Câmara aprova estabilidade à grávida em aviso prévio

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou proposta que garante estabilidade no emprego à trabalhadora que tiver a gravidez confirmada durante o período de aviso prévio. A medida está prevista no Projeto de Lei 7158/10, do Senado, e altera a Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-lei 5.452/43).
 

1 de Abril 10H:35

Estudantes negros têm maior probabilidade de insucesso na escola, dizem pesquisas

Duas pesquisas da Universidade de São Paulo indicam que alunos negros têm maior possibilidade de fracassar na escola do que os brancos. Para os pesquisadores o menor êxito dos negros é resultado de condições socioeconômicas. Contribuem também fatores culturais. Um deles é o preconceito desenvolvido por professores. Pequena parte deles acredita que os alunos negros terão, naturalmente, desempenho pior do que os brancos.
 

Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.