Poder e Cotidiano em Sergipe
23 de Agosto 19H:20

Rogério Carvalho e Especialistas defendem reordenamento de recursos humanos aplicados no SUS

Deputados, representantes do governo e de entidades civis sugeriram ontem mudanças na maneira como o País forma, administra, distribui e utiliza a força de trabalho de médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde. Relator da subcomissão especial criada para analisar a formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS), o deputado Rogério Carvalho (PT-SE) defendeu a criação de uma estrutura de governo que teria a participação de representantes de setores da sociedade e ficaria responsável por pensar a formação, certificação, regulação e distribuição dos profissionais de saúde.
Para o representante do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Armando Raggio, o País vive uma contradição. “Pensamos um sistema de saúde que atenda a todos, mas estamos formando profissionais altamente especializados que acabam atuando principalmente fora desse sistema”, disse Raggio, que participou da reunião da subcomissão da Comissão de Seguridade Social e Família que discutiu a formação de recursos humanos para o SUS e a educação permanente na área da saúde.
 
Segundo Raggio, o profissional da área, principalmente o médico, que escolhe uma formação mais generalista contribui mais com o sistema, mas não recebe uma contrapartida financeira à altura de outros profissionais que focam em especializações e optam por serviços de média e alta complexidade em hospitais ou clínicas particulares.
 
Faltam instrumentos 
Representando a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Fernando Menezes concordou que faltam instrumentos que permitam ao governo definir quantos, qual o perfil e onde deverão atuar os profissionais de saúde que saem das universidades. “Estudam-se vários tipos de intervenção do Estado para combater a falta de profissionais nas unidades básicas e de pronton atendimento do SUS”, afirmou.

23 de Agosto 19H:10

MP intercede para coibir construção de posto de gasolina na Melício Machado

Após receber denúncia, a Promotoria do Meio Ambiente e Urbanismo, através dos promotores de Justiça, Adriana Ribeiro e Gilton Feitosa, instaurou procedimento investigatório, promovendo diligências junto aos órgãos e empresas envolvidas, visando coibir a implantação de um posto de combustível em área localizada no canteiro central da avenida Melício Machado, em Aracaju. De acordo com o MP, nao há viabilidade técnica e jurídica do local, o que reclamou a imediata adoção de providências no sentido de anular/rescindir a concessão de uso efetivada no ano de 2003.

23 de Agosto 19H:06

Projeto prevê distribuição de protetor solar para albinos

Projeto de Lei (PLS 250/2012), de autoria do senador Eduardo Amorim (PSC-SE), determina a distribuição periódica obrigatória, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de protetor e bloqueador solar aos portadores de albinismo. A distribuição será feita de acordo com a necessidade do requerente, especificada por um médico.

23 de Agosto 19H:03

TRE indefere candidaturas com base na Lei da Ficha Limpa

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) indeferiu mais duas candidaturas com base na Lei da Ficha Limpa. O Tribunal também decidiu pela aplicação de multa ao PCdoB por propaganda extemporânea. Em todos os casos, os pareceres da Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) foram acatados.
No município sergipano de Lagarto, Edgar Andrade Rocha teve indeferido seu registro de candidatura a vereador. Ele já tem contra si uma condenação transitada em julgado pela prática de crime de extorsão. Em Santo Amaro, também com base na Lei da Ficha Limpa, foi indeferida a candidatura de Ronaldo Lima do Nascimento, que teve as contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O TRE/SE também decidiu pela condenação do PCdoB por propaganda antecipada no município de Cristinápolis. Durante o período em que a propaganda eleitoral ainda estava proibida, o partido realizou um evento, que supostamente seria sua convenção, para o qual convocou toda a população do município. A procuradora Lívia Tinôco esclarece que só podem participar das convenções os filiados ao partido e a propaganda não pode extrapolar os limites da convenção. Para o TRE/SE, o PCdoB ultrapassou o limite da divulgação de mensagem destinada aos convencionais, por isso, deverá pagar multa de R$ 10 mil.

23 de Agosto 18H:58

Eliana Calmon pede união de forças no combate à corrupção

A Ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça, defendeu nesta quinta-feira (23/08) em São Paulo a união dos órgãos de controle para combater a corrupção no setor público. Com o trabalho conjunto, será possível criar uma fortaleza contra a corrupção, afirmou ela no VIII Encontro Nacional de Controle Interno, promovido pelo Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno (Conaci).

23 de Agosto 18H:50

Antigo Terminal Hidroviário será transformado em Espaço Zé Peixe

Em reunião realizada hoje o governador Marcelo Déda discutiu com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa,  os últimos detalhes do projeto que vai adequar as antigas instalações do Terminal Hidroviário, no Centro, para que o espaço seja transformado numa estrutura de atração turística homenageando o célebre prático José Martins Ribeiro Nunes, o “Zé Peixe”, falecido recentemente.

23 de Agosto 18H:46

Vereadores cobram construção de passarelas

Na manhã de ontem os vereadores de Aracaju cobraram a construção de passarelas na capital sergipana. Reforçando o pedido de alguns vereadores, Valdir Santos (PTdoB), usou a Tribuna para pedir passarelas em locais como na avenida Hermes Fontes. O parlamentar frisou que a população está cobrando e que a prefeitura deve tomar uma atitude com relação a essa reivindicação.

23 de Agosto 18H:45

Deputados discutem utilização do Fundeb

A reunião entre a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, parlamentares, o Sintese e o secretário de Educação Belivaldo Chagas, para tratar da situação do piso e da carreira do magistério, tomou um caminho diferente do esperado, mas também importante para o rumo da educação do estado: Foram encaminhadas duas solicitações à Secretaria: um ofício solicitando os nomes dos professores cedidos para outros poderes, e outra solicitação, para a formação de uma comissão composta pelo poder público e por dirigentes do Sintese para ser feita auditoria nas folhas de pagamento da SEED.

23 de Agosto 18H:44

Audiência na Assembleia abre debate entre secretário e professores

A sala das Comissões, na Assembleia Legislativa, recebeu na manhã de ontem representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese), o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, e os deputados que integram a comissão de Educação do parlamento. A audiência foi aberta pela presidente do Sintese, Ângela Melo, que mostrou levantamento feito pela entidade nas escolas da rede estadual. Belivaldo também apresentou dados da pasta e falou sobre o ponto divergência com o magistério: a atualização do piso nacional. Ficou acertada uma auditoria na folha de pagamento, e uma comissão será formada para executar o levantamento.

23 de Agosto 10H:11

Jackson foi patrono da primeira turma de Direito da Pio X

No último sábado o vice-governador Jackson Barreto (PMDB) foi homenageado pela primeira turma de formandos do curso de Direito da Faculdade Pio X. Na ocasião Jackson ressaltou que trabalhou pela liberação do curso, que já chegou a atingir a maior nota em Sergipe, na avaliação promovida pelo MEC. “É uma turma muito boa, onde muitos já fizeram concurso e estão trabalhando. É uma honra ser patrono da primeira turma, pelo fato de ter contribuído significativamente para a implantação do curso de direito na faculdade pio décimo, quando exerci o mandato de deputado federal em Brasília.

22 de Agosto 19H:28

Prefeito de Lagarto é condenado por improbidade administrativa

Acatando pedido formulado pelo Ministério Público de Sergipe, através da Ação Civil Pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Lagarto, o poder Judiciário sergipano condenou o prefeito do município, José Valmir Monteiro, pela prática de ato de Improbidade Administrativa.

Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.