Poder e Cotidiano em Sergipe
15 de Agosto 14H:00

Inflação nordestina é a mais baixa para o mês de julho desde 2014

A Região Nordeste, em julho, apresentou inflação de 0,26%, menor valor para o mês, desde 2014, quando foi registrada deflação de preços em 0,36%. No Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou inflação de 0,24%.

11 de Agosto 12H:53

Setransp diz que transporte público pode parar

O sistema de transporte de ônibus de Aracaju e região metropolitana estão em risco de paralização diante do caos econômico em que se encontram. A afirmação é do sindicato das empresas de ônibus, o Setransp.



10 de Agosto 10H:57

Maternidade Hildete Falcão deve ser reaberta em setembro

A obra de reestruturação da Maternidade Hildete Falcão está andando em ritmo acelerado e a unidade já está perto de reabrir as portas para o atendimento à população.

7 de Agosto 19H:04

Em 11 anos, inquéritos de violência contra a mulher aumentam 1500% em Sergipe

Em Sergipe, somente nos sete primeiros meses do ano de 2017, já foram registrados nas Delegacias Especializadas da Mulher 2.567 boletins de ocorrências de mulheres vítimas de violência doméstica contra seus agressores.

4 de Agosto 9H:05

Brasil tem 13 feminicídios por dia

Matéria divulgada pelo site UOL lembrou que desde 2015 a lei brasileira prevê o crime de feminicídio como um dos tipos de homicídio qualificado. Considerado crime hediondo, o feminicídio acontece quando o assassinato de uma mulher envolve “violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher”.

3 de Agosto 14H:26

Feira da Agricultura Familiar orgânica será implantada na Sementeira

A partir da próxima quinta-feira, 10 de agosto, uma nova Feira da Agricultura Familiar será implantada no Parque da Sementeira, das 16h às 19h.

2 de Agosto 14H:18

Dengue: cresce número de casos notificados em Sergipe

Embora Sergipe, no momento, não esteja correndo o risco de viver uma epidemia das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o número de casos de dengue aumentou timidamente no estado, segundo o último informe epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

2 de Agosto 8H:30

Rodoviária Velha aguarda ordem de serviço para ser reformada

A reforma do Terminal Rodoviário Luiz Garcia (Rodoviária Velha), no centro de Aracaju, foi tema de reunião entre o secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa, e o presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Aracaju, Brenno Barreto.

1 de Agosto 11H:45

1753 veículos foram roubados e furtados este ano em Sergipe

O motorista tem que ficar de olho no trânsito. Isso todo mundo sabe. Mas tem outro perigo que também preocupa e deve manter os condutores em alerta: os roubos e furtos de veículos.

1 de Agosto 9H:05

Sema já recebeu 140 denúncias de maus-tratos a animais

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) efetua fiscalizações rotineiras no que diz respeito aos maus-tratos contra os animais. Em muitos casos, a equipe da Sema flagra animais em condições insalubres, tantos os domésticos (cachorros, gatos e aves), como equinos.

31 de Julho 17H:47

Funesa forma turma do Curso Técnico em Vigilância em Saúde

Uma noite para guardar na memória de alunos, familiares e servidores da Escola Técnica do SUS em Sergipe (ETSUS/SE), gerida pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES).
 
 
 
Na última sexta, 15 estudantes do Curso Técnico em Vigilância em Saúde pegaram seus canudos e deram um passo muito importante na vida profissional.
 
 
 
A solenidade de formatura aconteceu no próprio prédio da Fundação e contou com as presenças do diretor-geral da Funesa, Adriel Alcântara, do deputado Gustinho Ribeiro, do diretor estadual de Vigilância Sanitária, Antônio de Pádua Pombo, do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/SE), Enock Luiz Ribeiro da Silva, e a representante do Conselho Estadual de Educação (CEE/SE), Flora Michelle  Lima Teixeira Machado.
 
 

Em seu pronunciamento, Adriel manifestou gratidão e elogiou os formandos. “Agradecemos por dispor de tempo e motivação para estarem aqui, diariamente, acreditando que podem fazer mais pela saúde pública. E parabenizamos por serem a primeira turma do Curso Técnico em Vigilância em Saúde e deixarem aqui não só uma placa de formatura pendurada na parede do nosso prédio, mas um marco para a Escola Técnica do SUS em Sergipe”, discursou.
 
 
 
Gustinho Ribeiro, que representou o Assembleia Legislativa de Sergipe na ocasião, deixou um recado para a turma. "Levem seus conhecimentos para o bem dos cidadãos, para a qualificação ainda mais do SUS, para cuidar da população", afirmou Gustinho, que realizou a entrega dos canudos na colação de grau dos estudantes.
 
 
 
A solenidade foi bastante divertida no momento da entrega dos diplomas, mas também muito emocionante. Os discursos foram sobre as dificuldades de cada um e a força de vontade para vencer as barreiras e continuar no curso.
 
 
A formanda Silvaneide Nascimento Santos fez um agradecimento especial ao quadro de professores. “Nós nos tornamos uma família. E temos que agradecer à equipe de docentes, que sempre nos incentivou e sempre nos mostrou o quanto somos capazes de chegar mais adiante”, disse.
 
 
 
O coordenador da ETSUS/SE, Alessandro Augusto Soledade Reis, além de parabenizar a turma em sua fala, também prestou diversas homenagens. Distribuiu certificados para órgãos e pessoas que contribuíram com o curso e cantou para os formandos “Impossible Dream”, canção de sucesso na voz de Elvis Presley. 
 
 
 
“A formatura da primeira turma do Curso Técnico em Vigilância em Saúde para a ETSUS/SE, que desde o ano de 2003 milita na área da Educação Permanente em Saúde, vem para afirmar o papel institucional da Escola na Rede do SUS Estadual, o de contribuir com o fortalecimento de uma Rede de cuidado e Atenção em função do usuário por meio da qualificação de seus trabalhadores”, destacou o coordenador.
 
 
 
De acordo com ele, o foco que norteou o curso foi de proporcionar uma qualificação integrada, “visando o fomento ao despertar de um sujeito autônomo, crítico, propositivo, responsivo e responsável consigo, com sua profissão e com a sociedade”. 
 
 
 
Ainda este ano, a Funesa forma mais três turmas da ETSUS/SE. São duas em Enfermagem e uma em Prótese Dentária. A primeira turma formada pela Funesa foi a do Curso Técnico em Saúde Bucal.
 
 
 
Funesa

Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.