Poder e Cotidiano em Sergipe
Aedes aegypti: Aracaju tem o menor índice de infestação dos últimos oito anos 6 de Abril 20H:08

Aedes aegypti: Aracaju tem o menor índice de infestação dos últimos oito anos

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apresentou na manha desta quarta-feira, 6, os dados do 2º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2016. O índice de infestação na capital foi de 0,9, valor considerado como “baixo risco” ou “satisfatório”, o menor já registrado nos últimos oito anos.

 

A divulgação foi feita pela coordenadora do Programa Municipal de Controle doAedes aegypti, Taíse Cavalcante, no auditório do Centro de Especialidades Médicas (Cemar), localizado no bairro Siqueira Campos.  A coleta foi realizada entre os dias 7 e 11 de março.

Para o Secretário Municipal da Saúde, Antônio José Saraiva de Almeida, os resultados demonstram o empenho de toda a equipe da SMS no trabalho de combate ao mosquito.

 

“É preciso ressaltar que a queda dos números é uma conquista de todos. É o reconhecimento do trabalho dos agentes de Saúde e Endemias, dos servidores da Saúde e também dos sindicatos, bem como da sociedade em geral. Vamos continuar desenvolvendo ações de combate ao mosquito, inclusive os mutirões realizados aos sábados”.


Comparado ao 1º LIRAa de 2016, quando o  índice de infestação geral foi de 1,2, houve uma queda significativa de 25%. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o índice era de 2,0, a queda chega a 55%. Para Taíse Cavalcante, essa redução é fruto de uma maior conscientização da população, mas é importante que todos se mantenham vigilantes.

 

“Os resultados apresentados hoje são bastante satisfatórios, mas não podemos esquecer que o período das chuvas está se aproximando. É preciso que os moradores continuem mantendo os cuidados dentro de casa, porque só assim a gente vai conseguir conter a proliferação do Aedes aegypti e reduzir ainda mais o índice de infestação”.


O levantamento apontou que, dos 42 bairros de Aracaju, 25 foram classificados em baixo risco (satisfatório), 17 bairros em médio risco (alerta) e nenhum bairro com a classificação de risco de epidemias. Dentre os bairros com médio risco (alerta) que tiveram infestação acima de 2,0 estão apenas: Ponto Novo (2,0) e Getúlio Vargas (2,3).

 

O trabalho intensificado e específico da Prefeitura de Aracaju pode ser percebido também através do resultado da queda no índice de infestação do bairro Atalaia, que em janeiro foi de 3,2 (risco de epidemia) e agora é de 0,7 (satisfatório).



Em Aracaju, os principais criadouros continuam sendo os depósitos de água ao nível do solo, como exemplo específico, as lavanderias, que antes estavam com 67,5% dos focos e, nesse novo levantamento, chegou a 66%.

 

Essa redução de 22% mostra que a participação da população no controle mecânico é fundamental, principalmente realizando a limpeza duas vezes por semana dos locais favoráveis ao desenvolvimento do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Os depósitos domiciliares (vasos e pratos de plantas, ralos, lajes, sanitários em desuso, etc) continuam sendo o segundo maior problema, com o índice de 31,9%.


Ações de combate ao Aedes Aegypti

A SMS vem realizando um trabalho constante, de segunda à sexta, além de Força Tarefa aos sábados, para reduzir cada vez mais o índice de infestação do Aedes aegypti. Dentre as principais ações estão: intensificação da coleta de pneus; monitoramento dos pontos estratégicos a cada 15 dias; realização de bloqueio de casos: fumacê costal até 300 metros do caso suspeito; inspeção das casas que estão para alugar; visitação de  100% dos imóveis de cada bairro; mutirões de limpeza urbana em parceria com a Emsurb; busca ativa de casos suspeitos de Dengue, Chikungunya e Zika e investigação de casos e óbitos.

 

SMS

Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.