Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura disponibiliza vacinação em dose única contra HPV para população de 9 a 14 anos 9 de Abril 15H:48
SERVIÇO

Prefeitura disponibiliza vacinação em dose única contra HPV para população de 9 a 14 anos

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a vacina contra Papilomavírus Humano (HPV) passa a ser em dose única, segundo o Calendário Nacional de Vacinação, para pessoas de 9 a 14 anos, do sexo feminino e masculino. Além dessa mudança, o Ministério da Saúde incluiu pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR) ao grupo prioritário da vacina.

Também fazem parte dos grupos prioritários pessoas com imunocomprometimento; vítimas de violência sexual; homens e mulheres de 9 a 45 anos de idade, e para pessoas de 9 a 45 anos com condic?o?es cli?nicas especiais (vivendo com HIV/Aids; transplantados de o?rga?os so?lidos ou medula o?ssea e pacientes oncolo?gicos; imunossuprimidos por doenças e/ou tratamento com drogas imunossupressoras).

A importância de se proteger contra a infecção pelo papiloma vírus (HPV) se dá pela elevada frequência e associação com vários tipos de neoplasias, como câncer de colo do útero, pênis, vulva, canal anal e boca e em orofaringe. A infecção pelo HPV também está associada ao desenvolvimento de verrugas anogenitais e papilomatose respiratória recorrente (PRR), patologias classificadas como benignas, do ponto de vista oncogênico, mas que causam grave comprometimento clínico e psicológico nos indivíduos afetados.

De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, o Ministério da Saúde adotou a dose única de HPV para aumentar a cobertura vacinal em pessoas de 9 a 14 anos. “O Ministério da Saúde apresentou evidências sobre a eficácia da vacina para a proteção de crianças e adolescentes contra o HPV. Com isso, ao invés de duas doses, a população com idade entre 9 e 14 anos receberá apenas uma dose que fornece a prevenção contra o câncer de colo do útero e outros tipos de cânceres. Além disso, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal da vacina em todo o país”, destaca Larissa.

As 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju dispõem da vacina e já estão aplicando seguindo a nova mudança do Ministério da Saúde. Para obter a proteção, pais ou responsáveis devem levar as crianças e os adolescentes com idade entre 9 e 14 anos que ainda não tomaram nenhuma dose, já que a primeira serve como dose única para aqueles que não concluíram o antigo esquema vacinal de duas doses. É necessário um comprovante oficial com foto e o cartão de vacina.

Foto: Ascom SMS

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.