Poder e Cotidiano em Sergipe
15 de Janeiro 10H:47
ARTIGOS

Um grito de liberdade

Policiais e bombeiros sergipanos foram esquecidos pelo governo durante anos a fio. A pseudo-justificativa de que o Estado estava "quebrado" bastava para ignorar qualquer clamor da categoria.

5 de Janeiro 10H:10
ARTIGOS

O que há de melhor no novo Fundeb?

A Emenda Constitucional 108/2020 que estabeleceu o novo FUNDEB repetiu o caráter automático de recolhimento e redistribuição de recursos entre o estado e seus municípios que caracterizou os seus antecessores e trouxe  mudanças, as quais podem ser resumidas em: a) deu um caráter permanente ao Fundo; b) aumentou a contribuição do Governo Federal de 10% do valor total dos fundos para 23%, com crescimento escalonado, devendo atingir o percentual fixado no ano de 2026; c) acentuou o caráter redistributivo de recursos públicos ao destinar uma parcela de 10,5% do total dos fundos, como contribuição federal, destinada diretamente aos municípios com menores Valores Aluno Ano Total (VAAT), independentemente de o município estar localizado ou não em estados com Valores Aluno Ano de Financiamento (VAAF) acima do mínimo nacional.



30 de Dezembro 6H:48
ARTIGOS

2021: Avanços da Educação Estadual

O encerramento do ano traz uma profusão de publicações de balanços e reflexões acerca do tempo passado e do futuro. Os balanços, sejam orientados por dispositivos normativos ou informais, tendem a ser mais objetivos, abusando dos números e de conceitos estabelecidos. As reflexões são mais dirigidas pela subjetividade, impressões e tentativas de captação no sentido último do transcorrer do tempo.

16 de Novembro 13H:06
ARTIGOS

VIRTUAL SIM, MAS DEVE SER LEGAL

*Por JULIANO CESAR FARIA SOUTO

24 de Outubro 19H:26
ARTIGOS

Sobre Raymundo Juliano

Por Jorge Santana

19 de Outubro 16H:23
ARTIGOS

A pandemia e o financiamento da Educação Básica

*Josué Modesto dos Passos Subrinho

5 de Agosto 18H:36
ARTIGOS

As escolas estaduais estão prontas e seguras para o retorno

*Josué Modesto dos Passos Subrinho

9 de Julho 9H:56
ARTIGOS

20 Retrocessos na proposta do novo Código Eleitoral

O Congresso Nacional discute a maior reforma político-eleitoral desde a redemocratização. Parte dela ocorre no Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados que elabora o Novo Código Eleitoral. Do que já se sabe até agora pelas diferentes versões que estão circulando, existem retrocessos que não podemos aceitar. Destacamos abaixo os 20 principais. Com cerca de 900 artigos, a proposta sequer tramita oficialmente e já pode ser votada antes nas próximas semanas

2 de Julho 11H:21
ARTIGOS

Para o Brasil o estopim da Segunda Guerra foi em Sergipe

*André Cabral (Aeronauta e Membro do GRUSEF)

23 de Junho 12H:57
ARTIGOS

Pandemia e um pacto pela Educação

*Josué Modesto dos Passos Subrinho

13 de Maio 11H:35
ARTIGOS

União a todo custo?

Uma Resposta ao artigo de Camilo Daniel

Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.