O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) ajuizou 183 ações de improbidade administrativa na Justiça Federal entre 2009 e maio de 2012. Este número é seis vezes maior que o número de ações ajuizadas pelo MPF/SE nos três anos anteriores (2006, 2007 e 2008), quando foram apresentadas à Justiça 29 ações de improbidade administrativa.
Ministério Público Federal (MPF) expediu três recomendações ao município sergipano de Divina Pastora para que sejam corrigidos vícios da administração. A prefeitura municipal cometeu diversas irregularidades ao administrar recursos públicos federais e precisa adotar medidas corretivas para evitar a reincidência nessas falhas.
Como esta coluna aborda predominantemente temas da política, vamos direto às críticas, para que depois possamos esmiuçar os argumentos que as sustentam: O escritor baiano de descendência sergipana Jorge Amado possui uma estreita ligação com Sergipe. Estreitíssima. Mas enquanto se comemora o seu centenário e o mundo se curva à sua criatividade e verve literária, o pequeno estado de Sergipe o renega – perdendo assim grandes oportunidades.
Os
trilhos que cortam a avenida Augusto Franco (Rio de Janeiro) não servem para
serem utilizados por um metrô de superfície. Pelo menos foi o que afirmou o deputado
federal e candidato a prefeito de Aracaju Almeida Lima (PPS), durante almoço
realizado ontem pelo Rotary Clube Aracaju – Jardins. O clube receberá todos os
candidatos, sendo que na próxima segunda o candidato será Valdares Filho (PSB).
Na conversa de ontem com os rotarianos Almeida ainda lembrou que cidades como
Salvador e Fortaleza não possuem metrô, e avaliou que falar sobre isso em
Aracaju é “vender ilusão”.
O deputado federal Laércio Oliveira (PR/SE) apresentou o PL 4109/2012 que determina que todas as edificações construídas a partir da entrada em
vigor da norma possuam sistema integrado de captação e reutilização de
águas pluviais. A regra deve valer para prédios residenciais ou
comerciais.