Poder e Cotidiano em Sergipe
4 de Julho 5H:30

Comissão aprova padrão de acessibilidade para uso de calçadas por pessoas com deficiência

A garantia de acessibilidade às pessoas com deficiência nas calçadas públicas pode passar a ser regulada por lei. A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou ontem projeto de lei (PLS 541/2011) do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) que estabelece medidas, materiais para construção, adaptações necessárias e sinalização específica para uso destas vias de circulação de pedestres por cidadãos com mobilidade reduzida.



3 de Julho 17H:30

Aprovado na CCJ, fim do voto secreto no Congresso vai ao Plenário

Proposta de emenda à Constituição que estabelece o fim do voto secreto no Congresso Nacional (PEC 20/2013) foi aprovada, nesta quarta-feira (3), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). De iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS), a matéria teve parecer favorável do relator, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), que defendeu a quebra de interstícios para acelerar os dois turnos de votação no Plenário.
 
"Ao tornar todas as deliberações do Congresso Nacional abertas e públicas, revela a necessária transparência e publicidade que deve reger a vida pública e o funcionamento das instituições do Estado, de um lado; e, de outro, contribui para a vigilância cidadã pela sociedade sobre a atividade do Congresso, dos deputados federais e senadores", assinalou Sérgio Souza.

3 de Julho 17H:19

Vereador alerta para crise social em Carmópolis

A informação de que programas sociais poderão ser cortados em Carmópolis soou como uma bomba entre a população. Vinculados diretamente aos royalties, estes programas poderão ficar comprometidos devido à queda do repasse financeiro da Petrobrás. "Como vão ficar as pessoas carentes que precisam desses programas? E a população mais humilde que depende dessa ajuda para sobreviver? A Prefeitura precisa agir com serenidade e não penalizar o povo", falou o vereador Décio Neto.

3 de Julho 17H:16

Hemocentro de Sergipe convoca doadores de sangue para regularizar o estoque

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) precisa de doadores de todos os tipos de sangue A, B, O e Ab, positivo e negativo, para manter os estoques que abastecem os hospitais e maternidades da Hemorrede Estadual. Por conta dos últimos atos públicos e paralisações que vêm ocorrendo em Aracaju, desde junho, a unidade registra uma redução nas doações de sangue.

3 de Julho 17H:15

Laércio faz palestra na CNI sobre terceirização

O deputado federal Laércio Oliveira fez uma palestra na tarde desta terça-feira, 2, na Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre o PL 4330/04 que regulamenta a prestação de serviços no Brasil. Ele falou também sobre o PLP 200/2012 que acaba com o adicional de 10% sobre os depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nas recisões de contrato. Este PL que será votado na próxima quarta-feira, 3, não representa prejuízo para o trabalhador, já que os recursos vão para os cofres do Governo. Ele defendeu a participação efetiva dos empresários na Câmara dos Deputados na luta pela redução de impostos e para a defesa de projetos que estimulem crescimento do país.

3 de Julho 17H:14

Projeto de Valadares que deduz no Imposto de Renda de pessoa física doações a projetos de pesquisa científica é aprovado

Projeto de lei do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) que incentiva o investimento em pesquisa científica e tecnológica foi aprovado, nesta terça-feira (2), pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). O PLS 474/2012 permite a dedução, no imposto de renda da pessoa física, das doações a projetos de pesquisa científica e tecnológica executados por Instituição Científica e Tecnológica (ICT) ou por entidades privadas sem fins lucrativos.

3 de Julho 17H:12

“Tragédias como de Santa Maria/RS precisam ser evitados”, diz Moura

O deputado federal André Moura, líder do PSC na Câmara dos Deputados, subscreveu o requerimento de urgência, nº 8.097/2013 aprovado no Plenário da Casa nesta terça-feira, 02, que propõe apreciação do PL nº 2020/2007, que dispõe sobre normas gerais de segurança em casas de espetáculos e similares.
 
O art. 144 da CF/88 trata da segurança pública e dispõe que esta é dever do Estado, mas, direito e responsabilidade de todos. Diariamente, nos chegam ao conhecimento diversas notícias de desavenças, conflitos e o cometimento de delitos no interior de casas de diversões. A aglomeração de pessoas se tornou o momento propício, ainda que sem a presença de grupos antagônicos, para que haja a ocorrência de desentendimentos e atos de violência.

3 de Julho 17H:11

Venâncio: “Governo tem dinheiro para contratar jato, mas falta para os servidores”

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna na manhã de hoje, para questionar do governo do Estado sobre a contratação de um jato executivo para ficar a disposição da Casa Civil. O parlamentar lembrou que o governo não tem condições financeiras para conceder um bom reajuste para os servidores, mas tem de sobra para contratar essa aeronave.
 
Ao iniciar seu discurso, Venâncio lembrou que a Assembleia Legislativa está entrando em recesso parlamentar e o governo do Estado não encaminhou para a Casa a proposta de reajuste salarial dos servidores públicos. “O governo não acena sobre reajuste alegando dificuldades financeiras e a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.