Poder e Cotidiano em Sergipe
3 de Junho 5H:00

Brasil faz três vezes mais cesárias do que o recomendado pela OMS

O Brasil faz três vezes mais cesárias do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, expõe as grávidas e os bebês a riscos que poderiam ser evitados. No país, existe uma cultura inequívoca de que este tipo de parto é o melhor. Enquanto a OMS limita o índice em 15% dos partos, no Brasil isso chega a 52%, portanto, mais da metade. Na rede privada o dado é ainda mais alarmante: 88% dos bebês nascem pela intervenção cirúrgica.

3 de Junho 5H:58

Atraso escolar diminui desde 2006 e chega a 29,5%

A porcentagem de estudantes em atraso escolar no ensino médio diminui desde 2006, ao passar de 46% para 29,5%, em 2013. A taxa de distorção idade-série corresponde aos estudantes com pelo menos dois anos de atraso escolar. Os dados são do Censo Escolar do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

28 de Maio 5H:38

OAB/SE vai entrar com ação civil pública contra o concurso da polícia militar

Na noite da última segunda-feira (26) aconteceu mais uma reunião ordinária do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Sergipe. Uma das pautas da reunião foi à indevida aplicação da lei que reserva percentual de vagas para mulheres na Polícia Militar do Estado de Sergipe. “As regras previstas no edital do concurso da Polícia Militar, estabeleceram um limite máximo de 10% para as mulheres, ou seja, apenas 60 mulheres foram classificadas, num universo de 600 vagas. A OAB/SE, após analisar o edital, entendeu que deve haver critério de igualdade de competição entre os gêneros”, disse o relator do processo Marcel Costa Fortes.

28 de Maio 5H:07

Avenida Beira-mar será reaberta no sábado

O superintendente de Transportes e Trânsito (SMTT), Nelson Felipe da Silva Filho, e o secretário de Infraestrutura do Município, Luiz Durval, reuniram-se ontem com as equipes de comunicação e planejamento e sistemas da Superintendência para definir as estratégias de reabertura da avenida Beira-Mar, no trecho que compreende o cruzamento com a avenida Anísio Azevedo e o Iate Clube de Aracaju. A partir de sábado, 31, a avenida será reaberta para o tráfego de veículos.

27 de Maio 18H:02

Setur e a Codise entregam projeto do novo Centro de Convenções de Sergipe

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise) fez a entrega do Projeto Arquitetônico Reforma e Ampliação do Centro de Convenções de Sergipe à Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP), órgão que será responsável pela obra. Estiveram presentes na entrega o secretário de Turismo, José Roberto Lima, o diretor presidente da Codise, Roberto Bispo de Lima, o diretor-presidente da Cehop, Antônio Carlos e o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), Fábio Libório.

27 de Maio 16H:47

Romário realiza jogo beneficente com amigos em Aracaju

Parte da renda será revertida para a campanha "Ajude Marina"

21 de Maio 16H:43

Comerciantes apelam pela não decretação de feriado ou ponto facultativo na Copa

Empresários sergipanos da área do comércio estão apreensivos, com relação ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais no mês de junho, durante o período da Copa do Mundo de Futebol, principalmente nos dias de jogos do Brasil. Durante a primeira fase dos jogos, a Seleção Brasileira fará três apresentações, que acontecerão no fim de tarde, sendo dois às 17h, dias 12 e 23 de junho e o outro às 16 horas, no dia 17.

21 de Maio 16H:18

Secretária diz que houve avanços na oncologia

"Não há como negar as ações realizadas pelo Governo do Estado que beneficiam diretamente os pacientes oncológicos. Estamos dia a dia vencendo os desafios", destaca a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos. A afirmação da secretária da Saúde de Sergipe é resultado do pacote de medidas adotadas pelo Governo do Estado para garantir a assistência aos pacientes com câncer. A última estratégia, inclusive, veio para zerar a fila de espera por tratamento 3D.

21 de Maio 16H:12

Em abril, cai número de empregos em Sergipe

De acordo com os dados do CAGED, em abril de 2014, foram eliminados 366 empregos celetistas, equivalente a uma queda de 0,12% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. O setor de atividade que mais contribuiu para esta retração foi a Agropecuária (-1.382 postos, devido ao Cultivo da Cana - de - Açúcar : - 1.312 postos) e a Indústria de Transformação (-714 postos).

21 de Maio 4H:09

Mais de 3,7 mil candidatos farão prova para Perícia da SSP neste domingo, 25

O sonho da estabilidade proporcionada pelo serviço público levará 3.767 pessoas a participar no próximo domingo, 25, da prova objetiva do concurso para no âmbito da Coordenadoria Geral de Perícias da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), organizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Todos os inscritos já podem acessar a página de acompanhamento do concurso, no site da Funcab (www.funcab.org), e imprimir o comunicado oficial de convocação para a prova.

21 de Maio 5H:01

Defensoria Pública faz um alerta para outras rebeliões nos presídios

Preocupado com a situação dos presos e a estrutura carcerária, o defensor público e coordenador do Núcleo de Execuções Penais da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Anderson Amorim Minas, afirmou que outras rebeliões poderão ocorrer nos demais presídios sergipanos.

21 de Maio 5H:52

Grupo Nortista e BNB assinam contrato de financiamento de novo shopping de Aracaju

“Nasce mais um polo comercial em Sergipe". Foi assim que o empresário Marcos Franco, do Grupo Nortista, definiu a construção do novo shopping da capital, o Aracaju Parque Shopping, que será erguido no bairro Industrial, numa área de 38 mil metros quadrados e um total de 70 mil metros quadrados de área construída , na avenida João Rodrigues. Na manhã de ontem, acompanhado do também empresário Osvaldo Franco, ele apresentou o projeto do centro de compras para o governador Jackson Barreto (PMDB) e para o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Nelson Souza, com o qual assinou o contrato de financiamento da obra, no Palácio dos Despachos.