Poder e Cotidiano em Sergipe
Presidente da FNP, Edvaldo lidera reunião com prefeitos sobre transporte público 3 de Maio 20H:21
COTIDIANO

Presidente da FNP, Edvaldo lidera reunião com prefeitos sobre transporte público

Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito Edvaldo Nogueira liderou, na manhã desta quarta-feira, 3, uma reunião de trabalho da entidade para discutir sobre os desafios da mobilidade urbana no país. O principal tema abordado no encontro, ocorrido no Rio de Janeiro e do qual participaram prefeitos e prefeitas das médias e grandes cidades brasileiras, foi o financiamento do transporte coletivo. No encontro, o grupo instituiu uma comissão para acompanhar junto ao Congresso e ao governo federal a tramitação do marco regulatório, do fundo tripartite e dos aperfeiçoamentos jurídicos para o transporte coletivo.

Edvaldo destacou a relevância da reunião “para avançar nas discussões acerca deste grave problema que atinge as cidades brasileiras”. “Este é um encontro muito importante, é um desafio que estamos tratando e que necessita de soluções urgentes. O transporte público do Brasil tem enfrentado grandes dificuldades e precisamos encontrar caminhos rápidos para que ele se recupere, especialmente porque os cidadãos precisam do sistema para se deslocar diariamente e eles não podem ser afetados. A polarização tem sido o elemento condutor da política do país, o que é muito ruim, pois dificulta a busca por soluções para os problemas que nos atingem, como é o caso da crise do transporte coletivo. Então, é necessário que deixemos as divergências de lado para resolver questões que estão se avolumando, como esta, que exige dedicação, trabalho e, acima de tudo, união”, afirmou o gestor.

Ao falar sobre as dificuldades do setor, o presidente da FNP lembrou também que, atualmente, grande parte do sistema é sustentado pelos municípios e ressaltou que “somente com uma equalização será possível resolver o problema”. “Hoje, quase 13% da tarifa é o município que arca, além das gratuidades, de uma maneira geral, o que causa um impacto muito grande e tem se tornado insustentável. Então, queremos que haja um equilíbrio para termos uma tarifa que a população possa pagar e, também, para que possamos trazer melhorias para o sistema”, disse.

O prefeito defendeu, ainda, a necessidade da criação de um sistema nacional para garantir efetividade na oferta do serviço e “para tirar o transporte coletivo da UTI”. “Precisamos encontrar um novo modelo para o nosso sistema. E acredito que o caminho central seja algo que faça dele um elemento unificado, em que todos estejam dentro do mesmo barco. Precisamos de um modelo nacional, como o Sistema Único de Saúde, cujas responsabilidades são compartilhadas pelos governos federal, estaduais e municipais. Os grandes projetos de um país continental, como o Brasil, só vingam se tiverem a força de todos”, reforçou Edvaldo, acrescentando que a FNP “continuará trabalhando para que o projeto de gratuidade dos idosos, que tramita na Câmara dos Deputados, seja aprovado”, afirmou.

Marco legal

O prefeito do Rio de Janeiro e 1º vice-presidente da FNP, Eduardo Paes, pontuou o agravamento da crise do setor de transporte público, atenuada pela pandemia no novo coronavírus, e enfatizou a urgência da busca por soluções imediatas, diante da necessidade da população pelo serviço.

Da mesma forma, o prefeito de São Paulo e 2º vice-presidente da Frente Nacional, Ricardo Nunes, lembrou que o subsídio assegurado pelo governo federal para o sistema, no ano passado, defendido e conquistado pela FNP, “coloca um novo horizonte para a questão da gratuidade”. Ele ressaltou também que é “preciso alinhar as sugestões para o Marco Legal do transporte coletivo”.

“A questão do transporte é fundamental. No ano passado, fomos muitas vezes à Brasília para tratar sobre o tema e quero, aqui, parabenizar o prefeito de Aracaju e nosso presidente, Edvaldo Nogueira, pelo esforço na busca de uma alternativa para o problema. E o parabenizo, especialmente, porque foi através deste trabalho que conseguimos um subsídio do governo federal para o setor”, reiterou Nunes.

No encontro, técnicos da Frente Nacional de Prefeitos e do Fórum Nacional de Secretários de Mobilidade Urbana expuseram um estudo minucioso sobre o setor. Um dos pontos explanados na reunião foi o fundo tripartite do transporte público coletivo, com fontes alternativas de recursos para destinação ao sistema pela União, Estados e Municípios.

Outro ponto abordado foi o marco legal regulatório do transporte público, cuja construção é defendida pela FNP. Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Mobilidade Urbana, o superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, que tratou da temática, explicou como se daria a constituição do marco, sua organização e financiamento pelo Executivo Federal. Dentro do tema, também foi debatido o Projeto de Lei 3.278/2021 que tramita no Senado Federal e que busca atualizar a legislação sobre a mobilidade urbana.

Na reunião, prefeitos das médias e grandes cidades também apresentaram suas experiências locais com relação à temática. Eles concordaram que é necessário a criação de um sistema único de transporte público. Ao final, foi instituída, ainda, uma comissão, com os prefeitos presentes na reunião, para acompanhar e aprofundar as propostas do marco regulatório, do fundo tripartite e dos aperfeiçoamentos jurídicos para o transporte coletivo.

Também participaram da reunião a prefeita de Palmas/TO, Cinthia Ribeiro, os prefeitos de Salvador/BA, Bruno Reis, de Florianópolis/SC, Topázio Neto, de João Pessoa/PB, Cícero Lucena, de Porto Alegre/RS, Sebastião Melo, de Rio Branco/AC, Tião Bocalom, de Jundiaí/SP, Fernando Machado, de São José dos Campos, Anderson Farias, de Feira de Santana/BA, Colbert Martins, de Natal/RN, Álvaro Dias, o prefeito em exercício de Cutiriba/PR, Eduardo Pimentel, além dos vice-prefeitos do Rio de Janeiro/RJ, Nilton Caldeira, e de Fortaleza/CE, Elcio Batista.

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.