Poder e Cotidiano em Sergipe
5 de Junho 12H:29

31% dos processos ambientais do MPF/SE são sobre manguezais

De 2009 a 2013, o número de processos na área ambiental movidos pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) aumentou quase 270%. O significativo aumento aconteceu  a partir de 2009, após  serem criados os Ofícios da Tutela Coletiva (OTCs), responsáveis pela atuação na área ambiental e também de patrimônio cultural. Com a especialização da atuação do MPF/SE, o número de processos saltou de 13, entre 2005 e 2009, para 48, nos anos seguintes. No total, entre 2005 e 2013, foram ajuizadas 61 ações.

5 de Junho 12H:25

Sistema viário do viaduto do Detran será liberado no final de julho

Na manhã da última terça-feira, 4, o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, fez mais uma visita técnica ao canteiro de obras da duplicação do Viaduto do Detran, em Aracaju. Acompanhado do presidente do Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária (DER), Antonio Vasconcelos, e engenheiros, o secretário analisou os projetos e detalhes do andamento das etapas da construção, entre eles a do paisagismo no trecho de acesso ao conjunto Sol Nascente.



5 de Junho 12H:22

Em Brasília, Jackson discute inclusão de pessoas com deficiência e direitos de crianças e adolescentes

Dando continuidade à busca de investimentos para o estado e à inserção de Sergipe em programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal, o governador em exercício, Jackson Barreto, reuniu-se na segunda-feira, 3, com a secretária executiva da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Patrícia Barcelos, para debater a ampliação de recursos destinados às ações de inclusão das pessoas com deficiência e de garantia de seus direitos.

5 de Junho 12H:17

Justiça acata pedidos da Defensoria Pública em prol dos ocupantes do 17 de Março

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por intermédio dos Núcleos de Bairros e Direitos Humanos, ingressou com Ação Civil Pública em face do Município de Aracaju, objetivando a concessão de auxílio moradia para as famílias que foram retiradas do Bairro 17 de Março e que se encontram em vulnerabilidade social.
 
O juiz da 3ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Luiz Eduardo Araújo Portela, acatou os pedidos da Defensoria Pública e deferiu Liminar, determinando que a Prefeitura Municipal de Aracaju identifique as famílias carentes das comunidades do Arrozal, Água Fina, Preol, Morro do Avião, Marivan e Prainha que residem em áreas de risco, fazendo o cadastramento e possibilitando que o cidadão possa saber da efetivação dos projetos habitacionais.

5 de Junho 12H:10

Somese promoverá debate sobre as organizações sociais (OSs)

O secretário adjunto municipal de Saúde e presidente da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Petrônio Gomes, promoverá um amplo debate, na sexta-feira, a partir das 19h, na sede da entidade, na rua Guilhermino Rezende, no bairro São José, sobre as organizações sociais (OS). Isso porque, no dia 21 de maio passado, a Câmara Municipal de Aracaju aprovou o Projeto de Lei 118/2013, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a qualificação de entidades como OS e sua vinculação contratual com o poder público.

5 de Junho 12H:08

EXONERAÇÃO DE DIRETOR DO MINISTÉRIO DA SAÚDE É PUBLICADA NO DIÁRIO

O diretor do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Bartolomeu Greco, teve sua exoneração publicada na edição de hoje (5) do /Diário Oficial da União/. Dirceu foi demitido após a divulgação de

4 de Junho 17H:22

Jackson vai a Brasília em busca de investimentos em saúde e agricultura

O governador em exercício, Jackson Barreto, cumpre agenda em Brasília, onde busca investimentos para Sergipe nas áreas de saúde e agricultura. Nesta segunda-feira, 3, Jackson reuniu-se com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson Queiroz, e pleiteou a liberação de recursos para execução de projetos sanitários em 27 municípios sergipanos.

4 de Junho 17H:19

Mendonça Prado critica obrigatoriedade do voto eleitoral no Brasil

O deputado Mendonça Prado (Democratas/SE) apresentou discurso no plenário da Câmara Federal, discorrendo sobre a necessidade de instituição do voto facultativo na sociedade brasileira. Autor da Proposta de Emenda à Constituição que institui o voto facultativo (PEC 546/2006), o parlamentar sergipano afirmou que o Brasil é uma referência nos procedimentos eleitorais, todavia, sua legislação precisa ser modernizada.

3 de Junho 19H:09

Gualberto diz que eleição de Susana foi uma ‘anomalia jurídica’

O novo processo eleitoral ocorrido ontem na Assembleia Legislativa para a escolha do conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe foi classificado como uma “anomalia jurídica” pelo deputado estadual Francisco Gualberto (PT). Para ele, a vitória de Susana Azevedo sobre Belivaldo Chagas (13 a 0) não terá respaldo jurídico quando for questionada no Tribunal de Justiça de Sergipe.

3 de Junho 19H:00

CNJ suspende pagamento de mais de R$ 100 milhões a juízes

Decisão provisória do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendeu hoje (3) o pagamento a juízes de oito estados brasileiros de mais de R$ 100 milhões de auxílio-alimentação. O conselheiro Bruno Dantas, autor da decisão, entende que há possível ilegalidade na liberação da verba e adotou a medida liminar até uma decisão definitiva do CNJ.

3 de Junho 18H:56

Sintese diz que Estado de Sergipe pode pagar reajuste do piso dos professores

Causou revolta nos professores da rede estadual o anúncio unilateral do Governo do Estado de que não tem dinheiro para conceder reajuste do piso salarial como manda a lei federal nº 11738/2008. Os professores não tiveram reajuste do piso no ano de 2012 e 2013, num claro desrespeito do Governo a lei que determina que o reajuste deva acontecer no mês de Janeiro.

3 de Junho 18H:08

MARIA DESTACA DISCUSSÃO SOBRE MAIORIDADE PENAL

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou hoje(3)a importância da discussão em torno da redução da maioridade penal que acontecerá em três audiências públicas promovidas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nas próximas semanas. “É um tema de relevante importância e toda a sociedade deve estar atenta. O assunto é bastante polêmico e, acredito, esses diálogos nos fará amadurecer o debate”, afirmou a parlamentar democrata.

Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.