Poder e Cotidiano em Sergipe
3 de Junho 15H:11

PATRÕES TÊM 120 DIAS PARA REGULARIZAR DOMÉSTICAS

Após sanção presidencial da regulamentação da PEC das Domésticas, empregadores devem estar atentos aos direitos da categoria

3 de Junho 14H:47

Instituições propõem fim do regime semiaberto

A cada ano, entre três e quatro mil presos do regime semiaberto fogem das instituições carcerárias no Brasil. Isso quer dizer que, se entre janeiro e outubro desse ano forem presas mil pessoas, apenas 150 continuarão nas cadeias, enquanto as outras 850 estarão de volta às ruas praticando novos crimes.



29 de Maio 13H:17

Secretário recebe visita do tenista do Aracaju Bolsa Atleta Vinicius Gomes

Mesmo morando no Estado de São Paulo há oito meses, o tenista de campo Vinicius Gomes não perdeu as raízes aracajuanas. O participante do Aracaju Bolsa Atleta visitou a Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp) com várias conquistas penduradas no pescoço na tarde desta quarta-feira, 27, onde foi recepcionado pelo secretário Carlos Eloy e o coordenador do programa, Jônatas Borba.

29 de Maio 13H:16

Modernização do painel eletrônico garante mais transparência e agilidade à atividade legislativa

Agilidade, transparência e modernização. Essas são algumas das características que marcam a atual fase do sistema de votação do Plenário do Senado, com a inauguração das novas funcionalidades do painel eletrônico, nesta semana. A partir de agora, é possível registrar a orientação dos líderes durante as sessões e realizar votações simbólicas (aquela em que o voto do líder representa o voto de toda a bancada). Além disso, o presidente do Senado pode controlar a votação, por meio de um equipamento touch screen. Em breve deve haver uma sincronização entre os sistemas do Plenário e das comissões, por meio da implantação de biometria.

29 de Maio 13H:15

Despacho de Juiz de Lagarto mantém mandato de Valmir na AL

O juiz da Comarca de Lagarto, Edinaldo César Santos Júnior, concedeu um despacho nessa quinta-feira (28), indeferindo o pleito do Ministério Público Estadual, garantindo que o processo sobre a Ação de Improbidade Administrativa contra o ex-prefeito de Lagarto e hoje deputado estadual, Valmir Monteiro (PSC), não transitou em julgado como fora amplamente divulgado por setores da imprensa.

Em seu despacho, o magistrado coloca que “verificando que a decisão de 27/04/2015 encontrava-se pautada exatamente em certidão de trânsito em julgado, tendo sido este certificado inexistente, havendo recurso pendente em sede desta Ação de Improbidade Administrativa, indefiro o pleito do Ministério Público formulado no dia 29 de abril de 2015. Além disso, pelo mesmo motivo acima externado, torno sem efeito o despacho do dia 27/04/2015”. O magistrado ainda coloca que “por fim, o Ministério Público, nesta data, reitera o seu pleito de 29/04/2015, fazendo referência a acórdão exarado pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (em decisão unânime de seus pares) no bojo do Agravo Regimental nº 201500711713, interposto pelo réu José Valmir Monteiro contra a decisão exarada nos autos do Agravo de Instrumento nº 201500711000. Entretanto, vale ressaltar que a decisão impugnada pelo Agravo referido acima era a do dia 27/04/2015, a qual no parágrafo anterior fora tornada sem efeito”.

29 de Maio 13H:14

Confirmada criação da CPI da CBF

Nenhum senador retirou até a meia-noite de quinta-feira (28), conforme a Secretaria-Geral da Mesa do Senado, a assinatura do requerimento de criação da CPI proposta para investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o comitê organizador local da Copa do Mundo FIFA 2014.

28 de Maio 22H:59

Aracaju se prepara para receber o Mundial Escolar de Vôlei de Praia

 Após o sucesso dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), realizados no ano passado, Aracaju se prepara para receber o maior evento esportivo escolar já realizado no Brasil: o Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia. A competição, promovida pela International School Federation (ISF), com o apoio da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), acontecerá entre os dias 13 e 20 de junho, com a participação de 20 países.

No último campeonato mundial, realizado em 2013 na Manfredônia, o título foi conquistado pela dupla sergipana Duda/Carol, integrantes do Programa Bolsa Atleta. Naquela oportunidade, o prefeito João Alves Filho foi o presidente de honra do evento esportivo e assinou, sem restrições, o protocolo de intenções, garantindo que a competição fosse realizada em Aracaju, que já atendia todas as exigências constantes no caderno de encargos.

28 de Maio 22H:53

Terceira MP do ajuste fiscal do governo é aprovada pelo Senado

 Mais uma medida integrante do ajuste fiscal do governo foi aprovada pelo Senado. É o PLV 6/2015, resultado de alterações na Medida Provisória 668/2015, que aumenta as alíquotas de duas contribuições incidentes sobre as importações, o PIS/Pasep e a Cofins. O texto foi aprovado por votação simbólica, do jeito que veio da Câmara, sem novas mudanças.

A intenção do governo é dar isonomia tributária e impedir que produtos nacionais paguem mais tributos que os importados. As mudanças propostas e as majorações de algumas alíquotas deverão gerar arrecadação extra de R$ 694 milhões em 2015 e, a partir de 2016, de R$ 1,19 bilhão ao ano.

27 de Maio 22H:20

PROJETO DE GUSTINHO REDUZIRÁ NÚMERO DE ASSALTOS A ÔNIBUS

Na manhã desta quarta-feira (27), o Deputado Gustinho Ribeiro usou a tribuna da Assembleia Legislativa para defender a tramitação e aprovação do Projeto de Lei de sua autoria que irá coibir e reduzir o crescente número de assaltos nos veículos de transporte público.

Se aprovado, o PL obrigará as empresas de ônibus a instalarem um dispositivo de alcance apenas do motorista. No momento do assalto o dispositivo será acionado pelo motorista e no letreiro externo do ônibus aparecerá a mensagem “ASSALTO-POLÍCIA190”, chamando a atenção de todos que estiverem nas vias onde o veículo circular. Deste modo, qualquer cidadão que ver o aviso poderá ligar para a polícia denunciando o delito.

27 de Maio 22H:15

Emmanuel defende o governador de afirmações de João Alves

O presidente Municipal do Partido dos Trabalhadores e líder do Partido na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento, usou a tribuna nesta terça-feira (27) para rebater as afirmações do prefeito João Alves Filho (DEM), segundo as quais, há seis meses tenta ser recebido pelo governador Jackson Barreto (PMDB) para tratar sobre o sistema de transporte coletivo e o BRT, mas não consegue.
 
Nascimento explicou que o prefeito João esteve no Palácio de Governo ,no dia 13 de abril, quando foi recebido pelo governador Jackson Barreto. De acordo com ele, havia uma audiência agendada para a última segunda-feira (25), mas foi desmarcada pelo próprio prefeito, sob a justificativa  de que iria viajar. Uma nova audiência ficou marcada para esta sexta-feira (29).

 
“Fiz uma visita ao governador e ele  lamentou o discurso do prefeito João Alves que disse que há seis meses solicita audiência, mas não é recebido. Jackson me disse que recebeu o prefeito no dia 13 de abril, e que nova audiência estava marcada, mas João Alves desmarcou e pediu que agendasse a reunião para sexta-feira. Ou seja, parece que o prefeito cometeu alguns equívocos porque  não registrou a verdade", afirmou.
 
Ainda de acordo com Emmanuel, o governador pediu que ele informasse aos vereadores e à população que está à disposição do prefeito e que vai recebê-lo, assim como fez em abril. O petista informou, também,  que Barreto recebeu os documentos de João e enviou para a Procuradoria que já deu parecer favorável e está aguardando as assinaturas dos prefeitos de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros.
 
“Essa relação administrava é algo normal e importante. Jackson estará esperando o prefeito nesta sexta-feira. Desejo que o prefeito tenha muito sucesso nos seus projetos", disse, ao lamentar que o prefeito tenha feito uma série de promessas, sem que tenha conseguido concretizá-la. "Ele (João) disse que ia fazer um estacionamento na rua da Frente; , que ia fazer o BRT;  a licitação do transporte coletivo; a avenida Perimetral, mas não fez nada disso. João Alves está esta tendo dificuldade de realizar aquilo que prometeu em campanha e parece que esta querendo procurar um bode espiatório. Está querendo dizer que não fez por causa de Jackson”, ironizou o parlamentar.  

Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.