Poder e Cotidiano em Sergipe
4 de Maio 20H:08

Sergipe supera média nacional de geração de emprego

 Sergipe continua na contramão da economia nacional. Menor estado da Federação, Sergipe mantém índices positivos de geração de emprego, superiores à média da região Nordeste e nacional: no último ano, o estado teve variação 2,2% enquanto o Nordeste alcançou 0,37% e o Sudeste  -0,54%, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
 
Em março, dado mais recente do Caged, Sergipe gerou 249 novos postos de trabalho com carteira assinada, o que representa elevação de 0,08 % em relação ao mês anterior e é o melhor resultado para o mês de março desde 2007. Liderou a expansão o setor da Indústria de Transformação, com mais 525 postos.
 
Nos dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, merece destaque o município de Nossa Senhora do Socorro por apresentar a maior geração de emprego entre os municípios sergipanos, seguido por Lagarto e Simão Dias.
 
Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial
 
Segundo o assessor econômico do Governo, professor Ricardo Lacerda, as medidas de atração de empresas e investimentos na infraestrutura são fatores determinantes na geração do emprego. “Ainda que a decisão da localização da fábrica seja sempre do setor privado, o governo busca induzir as indústrias para regiões carentes de desenvolvimento e que disponham de mão de obra requerida por aquela atividade, ofertando inclusive possibilidade de treinamento para a população local. O principal instrumento do Governo é o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), que oferece incentivos maiores para as empresas se localizarem nas regiões mais pobres. Inúmeras empresas se instalaram nas cidades do interior, no litoral, no Agreste e no Sertão. Cabe destacar o apoio locacional que tem sido ofertado pelo Governo, como a implantação do Complexo Empresarial Governador Marcelo Déda, em Tobias Barreto, e também em outros municípios como Estância, Itabaiana e muitos outros”.

4 de Maio 20H:04

Ações preventivas na drenagem são ampliadas

Atenta às condições climáticas para os próximos dias, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), começou a semana desenvolvendo ações preventivas na rede de drenagem em vários pontos da capital. Já nas primeiras horas desta segunda-feira, 4, o trabalho começou se ser executado com a intervenção de máquinas e profissionais recuperando as galerias pluviais e se antecipando às incidências pluviométricas que possam cair nas próximas horas, evitando pontos de alagamentos.



4 de Maio 20H:02

Horário estendido das USFs chega ao bairro Industrial

A Unidade da Saúde da Família (USF) Dona Jovem, localizada no bairro Industrial, é a décima USF que está oferecendo atendimento médico no turno da noite para a população. Esta é mais uma ação da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria de Saúde, que vem implantando o atendimento estendido em algumas unidades das 17h às 20h. O objetivo é atender os cidadãos que trabalham dois turnos diários e que não dispõem de tempo para procurar atendimento nas Unidades de Saúde durante o dia.

2 de Maio 13H:36

Centro de Meteorologia prevê chuva neste fim de semana

 De acordo com o Centro de Meteorologia, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), há possibilidade de chuvas para este sábado e domingo, com intensidade variando entre fraca e moderada. A previsão aponta um índice pluviométrico entre 10mm e 20mm, podendo atingir um índice maior a depender da região.

A possibilidade de ocorrência destas chuvas se dá pelo deslocamento da Zona de Convergência de Umidade, que é originada no Amazonas (AM) e atingiu a Bahia no início desta semana. A previsão aponta possibilidade de chuvas no litoral norte de Sergipe e na região do Baixo São Francisco, podendo se deslocar para o oeste do estado, atingindo parte dos municípios de Estância, Lagarto e Simão Dias.

2 de Maio 13H:31

Fórum Redes Aracaju tem violência como tema principal

 Nesta quinta-feira, 30, no auditório da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (SEMDEC), aconteceu o sexto Fórum Redes do município de Aracaju. O Fórum integra às ações do Programa "Crack é Possível Vencer", coadunando os objetivos da Política Nacional de Drogas, do Governo Federal.

O grupo reúne órgãos que atuam no atendimento e prevenção ao uso de drogas, com ênfase numa visão de atendimento integral aos usuários, fomentando uma redução de danos no uso de crack e outras drogas, contando com a participação de agentes do poder público municipal, estadual e federal, bem como integrantes da sociedade civil.

29 de Abril 11H:57

Petrobras conclui poço na Bacia de Sergipe e bate recorde de profundidade de água na costa brasileira

A Petrobras concluiu a perfuração do poço 3-BRSA-1296-SES (nomenclatura ANP), em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe, na concessão BM-SEAL-10, bloco SEAL-M-499.

23 de Abril 17H:58

Ambulantes são retirados do Centro de Aracaju

Em prol do Plano de Revitalização do Centro e atendendo reivindicações da CDL e Acese, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), retirou hoje os ambulantes que comercializavam produtos no centro da cidade.

23 de Abril 17H:35

Aumenta o número de casos de Dengue em Sergipe

Um comparativo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) de janeiro a abril de 2014 e 2015, sendo os dados deste ano ainda parciais, mostrou que houve um aumento significativo no número de casos de Dengue no Estado.

23 de Abril 17H:18

Sergipe não será atingido pela Mancha Negra do Rio São Francisco

Mancha está reduzindo e Chesf recebeu auto de infração por ter causado o dano ao Rio

 
O Instituto de Meio Ambiente de Alagoas( IMA) apresentou auto de Infração a Chesf pela mancha no Rio São Francisco, entre os Estados de Alagoas e Bahia e próximo a Sergipe. O auto foi apresentado na reunião emergencial do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Maceió/AL que aconteceu na tarde de hoje.

23 de Abril 16H:46

Cresce o número de empregos em Sergipe

De acordo com os dados do CAGED em março de 2015 foram gerados 249 empregos celetistas, equivalente à elevação de 0,08% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior, o melhor resultado para o mês desde março de 2007.

16 de Abril 11H:41

Governo propõe salário mínimo de R$ 854 em 2016

O salário mínimo no próximo ano será de R$ 854, valor que consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, enviado hoje (15) pelo governo ao Congresso Nacional.

13 de Abril 15H:55

Defensoria Pública ingressa com Ação Civil Pública para baixar o preço do combustível

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, através do Núcleo do Consumidor e com o apoio do Procon Municipal e do Procon Estadual, ingressou com Ação Civil Pública em face de 136 postos de combustíveis para que reduzam os preços da gasolina e óleo diesel, e procedam a adequação dos valores com base no Decreto 8.395/2015 da Presidência da República.
 

Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.