Poder e Cotidiano em Sergipe
12 de Maio 18H:31

Saúde contrata carros pipa para abastecer USFs nos bairros de Aracaju

Por conta da falta de água na capital, provocada pelo rompimento da adutora responsável por 70% do abastecimento da região metropolitana de Aracaju, algumas Unidades de Saúde da Família (USF) ficaram sem água e tiveram alguns procedimentos suspensos na tarde de ontem, 11, a exemplo dos serviços odontológicos e exames de lâmina. Na manhã de hoje, 12, dois caminhões-pipa foram contratados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para que possam encher os reservatórios das unidades e o seu funcionamento possa voltar ao normal.

12 de Maio 12H:33

CAE aprova exigência de cardápio em braile em restaurantes, bares e lanchonetes

Na CAE, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), à esquerda, relatou a matéria e apresentou voto pela aprovação com os argumentos de que, além de inclusiva, a proposta não é inovadora Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (12), a obrigatoriedade de cardápio em braile em restaurantes, bares e lanchonetes. Braile, ou anagliptografia, é o sistema de escrita inventado pelo francês Louis Braille (1809-1852) que permite aos cegos ler utilizando o tato.



12 de Maio 12H:30

Vai à Câmara isenção ampliada do IR em casos de doenças

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou em turno suplementar, nesta terça-feira (12), substitutivo a projeto de lei (PLS 315/2013) do senador Paulo Paim (PT-RS) que concede isenção de Imposto de Renda (IR) sobre proventos de aposentadoria ou reforma aos portadores de doenças reumáticas, neuromusculares e osteoarticulares crônicas ou degenerativas.

12 de Maio 12H:27

A pedido da Emsurb, Deso garante fornecimento de água nos Mercados

Como uma medida preventiva e na intenção de não prejudicar as atividades dos Mercados Setoriais e Centrais de Aracaju, o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Edson Leal, pediu o apoio à Deso na tarde desta segunda-feira, 11, em reunião realizada com presidente da Companhia, Carlos Melo. 

11 de Maio 20H:39

Sergipe registra queda no desemprego no primeiro trimestre de 2015

Ao contrário do que tem ocorrido no restante do país, o Estado de Sergipe registrou no primeiro trimestre de 2015, queda no índice de desemprego. Se comparado ao Nordeste, o Estado também ficou em uma melhor colocação. Em toda a região o índice foi de 9,6%, sendo em Sergipe, 8,6%. No mesmo período do ano passado, o desemprego registrado foi de 9,4%.

11 de Maio 20H:37

Terceirização será tema de audiência pública da CDH na quinta-feira

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza na quinta-feira (14) audiência pública para debater o projeto de lei da Câmara que regulamenta e expande os contratos de terceirização no país. O debate tem início às 9h, no auditório Petrônio Portella.

11 de Maio 16H:30

Governo interrompe aulas na Grande Aracaju em virtude da falta de água

O Governo do Estado decidiu suspender temporariamente as aulas na região da Grande Aracaju, que abrange os municípios de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, o bairro Rosa Elze e o conjunto Eduardo Gomes, localizados na cidade de São Cristóvão. Na manhã desta segunda-feira, 11, o governador Jackson Barreto esteve reunido o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, quando ficou decidido a suspensão das aulas até a normalidade do abastecimento da água.

11 de Maio 16H:29

COMUNICADO: serviços de convivência dos CRAS e CREAS estão suspensos temporariamente

Devido a falta de água que atinge a capital sergipana, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) informa que os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos dos quinze Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Aracaju estão suspensos temporariamente. No entanto, os demais serviços dos CRAS, como Cadastro Único e Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), continuam funcionando normalmente, assim como a equipe técnica que trabalhará em horário normal para disponibilizar informações e encaminhamentos.

11 de Maio 16H:29

Saúde de Aracaju adota medidas emergenciais para o abastecimento de água

Após a queda da ponte em Pedra Branca, que rompeu a adutora do Rio São Francisco, o abastecimento de água em Aracaju e na Grande Aracaju ficou comprometido. Para evitar transtornos futuros, a Saúde de Aracaju já está adotando medidas de emergência para abastecer as Unidades de Saúde da Família (USFs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul), para que não haja interrupção dos serviços ofertados à população.

11 de Maio 13H:48

Professor da rede estadual cria projeto pioneiro que prepara alunos para o Enem

Um projeto pioneiro, criado por um professor da Língua Portuguesa, da rede estadual de ensino, vem despertando o interesse dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

11 de Maio 8H:56

Jackson visita obras emergenciais de adutora

Medium 0a49e87581a82c7d029004ea697e0949O governador Jackson Barreto visitou na tarde de ontem - domingo, 10, as obras emergenciais de contrução da adutora provisória do São Francisco. No trecho, situado no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, várias máquinas e profissionais de diversos órgãos, inclusive o Exército, trabalham para garantir a entrega da obra até esta sexta-feira, 15. A interrupção do tráfego de veículos no trecho da BR 101, que corta a região, foi necessária para que o novo duto, instalado na ponte construída com a duplicação, fosse interligado a antiga estrutura.

11 de Maio 8H:51

Adutora emergencial será construída para solucionar problema de desabastecimento de água

Medium 8812512f28aec04d15eddd97d0754143A queda da ponte e o rompimento de duas adutoras do São Francisco, localizadas no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras,no início da tarde deste sábado,09, causaram o interrompimento de 70% do abastecimento de água da Grande Aracaju. Com isso, as regiões de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e bairro Rosa Elze e conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, foram afetadas. A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) já está mobilizada para providenciar uma solução emergencial. Com o acidente, a Grande Aracaju teve sua capacidade de abastecimento reduzida para 30%.

Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.