Poder e Cotidiano em Sergipe
Hospital Regional de Propriá: 30% dos pacientes são de outros estados 11 de Novembro 15H:18

Hospital Regional de Propriá: 30% dos pacientes são de outros estados

O Hospital Regional São Vicente de Paula (HRP), situado na cidade de Propriá, distante 98 quilômetros da capital, oferece serviços de clínica médica e cirúrgica, pediatria, cirurgia geral, ortopedia e obstetrícia a população de 16 cidades da região do Baixo São Francisco e dos municípios vizinhos do estado de Alagoas, o que corresponde a 30% dos atendimentos totais.

 

Importante equipamento que integra a Rede Estadual Hospitalar de Urgência e Emergência, mensalmente o HRP realiza uma média de 8.500 atendimentos.

 

Somente na primeira semana de novembro, por exemplo, 2.200 pacientes foram atendidos na unidade. “É um Hospital Regional de fronteira e inter estadual que oferta atendimentos eficazes e de qualidade à população ribeirinha. Além dos municípios sergipanos da região de Propriá, o HRP atende pessoas de cidades alagoanas de Porto Real do Colégio, São Brás, Igreja Nova, Olho d’água Grande e Major Izidoro”, aponta Ana Paula Fraga, superintendente do HRP.

Além do serviço de urgência e emergência de média e baixa complexidade, a unidade oferta serviço de obstetrícia com uma média de 170 partos e 8 curetagens mensais.


O HRP conta com 12 leitos de internamento cirúrgico e 14 clínicos, além de três salas de cirurgia e uma de recuperação pós-anestésica. Na ala azul são quatro leitos de observação e nove poltronas. Já na amarela, são nove adultos e oito infantis. A unidade conta, também, com três leitos na ala vermelha.

 

Novembro Azul
Durante o mês que é dedicado ao combate ao câncer de próstata, ações estão sendo desenvolvidas no HRP para conscientizar a população e aos funcionários a respeito da doença que, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta por ano no Brasil, 44% das pessoas que jamais se consultam com o urologista e 51% que nunca fizeram exames para aferir os níveis de testosterona (hormônio masculino) no sangue.

 

“A nossa unidade apoiou o Outubro Rosa e neste mês não poderia ser diferente. As nossas iniciativas e apoios são para que estes índices possam diminuir a cada ano. Necessitamos da conscientização. Junto à comunidade, serão promovidas palestras educativas, testes de glicemias capilar e aferição de pressão”, informa a gestora.

 

SES

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.