Poder e Cotidiano em Sergipe
7 de Novembro 20H:09

Rogério Carvalho escolhido relator de Comissão Especial que trata do aprimoramento do Estado

Instalada nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados, a Comissão Especial destinada a efetuar estudos, levantar as proposições em tramitação e apresentar propostas em relação à temática envolvendo o aprimoramento do Estado, das Instituições e da Democracia brasileira (CEESTA). O Deputado Rogério Carvalho foi eleito, por unanimidade, relator.
O colegiado será presidido pelo Deputado Saraiva Felipe (PMDB/MG) e dos vice-presidentes será o Deputado José de Filippi (PT/SP). A comissão realizará várias audiências públicas em todo o país e ainda será ouvida a sociedade civil.

7 de Novembro 19H:41

MPF/SE faz recomendação ao prefeito de Lagarto sobre merenda escolar

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) recomendou ao prefeito do município de Lagarto, Valmir Monteiro, que não fracione as compras com verbas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O prefeito tem prazo de 30 dias para responder quais foram as medidas adotadas para sanar as irregularidades.

7 de Novembro 19H:33

Ministro Ayres Britto critica cultura da submissão ao poder político

“É preciso muita coragem para o Judiciário se assumir como poder político independente”, afirmou nesta quarta-feira (7/11) o ministro Ayres Britto, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), na solenidade de premiação das melhores práticas da Justiça, promovida pelo Instituto Innovare, em Brasília. “A nossa cultura é a cultura da submissão, de reverência ao poder político, e também ao econômico”, explicou.

7 de Novembro 19H:31

Eleições OAB: Sergipe e outros dois estados possuem chapa única

Em 24 Estados brasileiros, as eleições para renovação das diretorias e Conselhos das Seccionais e Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil serão disputadas entre as diversas chapas que, atendendo às normas baixadas pelas comissões eleitorais locais, já fizeram o registro e estão na reta final de campanha. As Seccionais do Paraná, Sergipe e Tocantins terão chapas únicas. Candidataram-se a presidentes por essas chapas os advogados Juliano José Breda, pelo Paraná; Carlos Augusto Monteiro Nascimento, por Sergipe (em busca da reeleição); e Epitácio Brandão Lopes, por Tocantins.

7 de Novembro 19H:26

Tertuliano Azevedo será condecorado com Cidadania Aracajuana

 A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concederá na amanhã o título de Cidadania Aracajuana ao conselheiro aposentado do Tribunal de Consta do Estado, Tertuliano Azevedo.  A homenagem partiu da iniciativa da vereadora Miriam Ribeiro (PSD) e tem como objetivo homenagear todos aqueles que contribuíram para o crescimento de Aracaju.  A solenidade acontecerá no plenário da Casa, às 10 horas. 

7 de Novembro 18H:20

Aeronáutica autoriza reversão de áreas da União ao município de Aracaju

 O vice-governador Jackson Barreto obteve do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito, a cessão de parte do terreno da União para a adequação do novo sistema viário no entorno do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju. O documento foi assinado ontem, em Brasília, no gabinete do comandante.

7 de Novembro 17H:54

ARTIGO: Deputado se faz de vítima e parte para agressão

Antonio Carlos Valadares*

O deputado Adelson Barreto gosta de posar de vítima. Não tem sentido a sua afirmação de que eu teria impedido a sua candidatura a Prefeito em Laranjeiras no último pleito.

7 de Novembro 10H:02

Privatização das teles não atingiu metas, dizem especialistas

Segundo pesquisadores, 14 anos após a entrada do capital privado, setor ainda convive com monopólios, que concentram investimentos nas regiões do País mais rentáveis; qualidade dos serviços é questionada

7 de Novembro 8H:01

Márcio Macêdo realizou 85 discursos e apresentou 25 Projetos de Lei

Comentando levantamento realizado na semana passada pela coluna do jornalista Max Augusto, aqui do JORNAL DA CIDADE / BLOG DO MAX, que avaliou o desempenho dos deputados federais sergipanos na apresentação de Projetos de Lei e discursos, o deputado Márcio Macêdo afirmou que realizou 85 discursos e apresentou 25 Projetos de Lei.

6 de Novembro 19H:47

Barbosa diz que Judiciário está no caminho certo ao fixar meta de combate à corrupção

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e futuro presidente do órgão e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Joaquim Barbosa, afirmou nesta terça-feira (6/11) que o Judiciário está no caminho certo ao definir meta de combate à improbidade administrativa. “A definição de um planejamento estratégico com objetivos e ações coordenadas e com a inclusão de metas de combate à corrupção e à improbidade administrativa, sem dúvida, revela o compromisso do Judiciário com a qualidade da prestação do serviço jurisdicional”, declarou o ministro ao encerrar o VI Encontro Nacional do Judiciário em Aracaju (SE).

6 de Novembro 19H:45

Pesquisa mostra 10 práticas de corrupção do brasileiro

Quase um em cada quatro brasileiros (23%) afirma que dar dinheiro a um guarda para evitar uma multa não chega a ser um ato corrupto, de acordo com uma pesquisa feita pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e o Instituto Vox Populi. Os números refletem o quanto atitudes ilícitas, de tão enraizadas em parte da sociedade brasileira, acabam sendo encarados como parte do cotidiano. As informações são da BBC Brasil.

6 de Novembro 19H:43

Jackson Barreto recebe cônsul Francês e discute investimentos

Na manhã desta terça-feira, 6, no Palácio de Veraneio, o governador em exercício, Jackson Barreto, reuniu-se com o Cônsul Geral da França para o Nordeste, Patrice Bonnal, e debateu o aprofundamento das relações econômicas da França com o Brasil e com Sergipe.