Poder e Cotidiano em Sergipe
26 de Setembro 20H:13

Aécio participa de campanha em Aracaju e Itabaiana

A corrida à Prefeitura de Itabaiana contou ontem com a presença da cúpula nacional do PSDB, com a visita do senador Aécio Neves (PSDB). O parlamentar levou o apoio ao candidato Valmir dos Santos Costa, o “Valmir de Francisquinho” (PR). O convite para a visita à Itabaiana partiu do senador Eduardo Amorim (PSC).

26 de Setembro 19H:51

Por descumprimento do regimento, Ana Lúcia pede anulação de arguição a Susana

A deputada Ana Lúcia Vieira (PT) defendeu na manhã desta quarta-feira que os deputados estaduais cumpram o regimento interno da Assembleia Legislativa e anulem a arguição feita à candidata à vaga de conselheira do Tribunal de Contas, deputada Suzana Azevedo (PSC), na última segunda-feira – já que não foram comunicados da arguição os demais deputados que não compõe a referida comissão, o que fere o princípio democrático da publicidade.

26 de Setembro 19H:04

Polícia Militar apresenta planejamento operacional para eleições

O comando da Polícia Militar de Sergipe apresentou na manhã desta quarta-feira, 26, no auditório do Quartel do Comando Geral, o Planejamento Operacional para as Eleições 2012. Durante o pleito eleitoral, será empregado um efetivo de 2.886 policiais militare, o qual será distribuído nos 1.049 pontos de votação nos 75 municípios sergipanos.

26 de Setembro 19H:00

Eleições 2012: Eleitor tem até amanhã para pedir segunda via do título

O eleitor que perdeu o título tem até amanhã (27) para comparecer ao seu cartório eleitoral, munido de uma carteira de identidade oficial com foto (acompanhado de cópia) e solicitar a segunda via do documento.

26 de Setembro 18H:39

Desembargador Ricardo Múcio é confirmado como Vice-Presidente e Corregedor do TRE

O Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe confirmou hoje, dia 26, o nome do Desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima para a Vice-Presidência e Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE). Ele foi eleito por unanimidade como membro titular do TRE, substituindo a Desembargadora Marilza Maynard, que renunciou os cargos após ser convocada como Desembargadora Substituta do Superior Tribunal de Justiça. Também foi eleito, nesta quarta-feira, como membro suplente do TRE o Desembargador Edson Ulisses de Melo.

26 de Setembro 18H:38

Juiz José dos Anjos é eleito novo Desembargador do TJSE

O Juiz de Direito José dos Anjos é o novo Desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). O magistrado ocupará a vaga aberta após aposentadoria compulsória do Desembargador José Alves Neto, no último mês de julho. José dos Anjos integrou a lista tríplice para promoção a Desembargador, por critério de merecimento, pela terceira vez e também foi o que atingiu a maior pontuação (1.144,10) relativa aos cinco critérios exigidos pela Resolução 106/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A posse do novo Desembargador acontecerá no dia 9 de outubro, à tarde.

26 de Setembro 18H:29

Proposta proíbe que edifício público seja pintado com cores de candidato

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4157/12, do deputado Manato (PDT-ES), o qual proíbe que edifícios públicos, praças, monumentos, postes, luminárias, veículos públicos, material e uniforme escolar sejam pintados com as cores de campanha dos candidatos. O projeto acrescenta dispositivo à Lei 9.504/97, que trata de normas para eleições.

26 de Setembro 18H:28

Novo CPC: devedor poderá ter salário penhorado e ficar com nome sujo

A Justiça poderá autorizar a penhora de parte do salário de devedores ou ainda determinar que os inadimplentes fiquem com o nome sujo na praça até pagar o que foi determinado pela sentença. Essas medidas foram incluídas pelo relator, deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), no projeto de novo Código de Processo Civil (CPC - PL 8046/10).

26 de Setembro 18H:25

PMA e Energisa apresentam o Natal na Sementeira

Com o objetivo de presentear a população de Aracaju e os turistas que aqui aportam durante o período natalino, a Energisa, em parceria com a Prefeitura Municipal, irá implantar na capital sergipana o projeto ‘Natal na Sementeira’. Apresentado à sociedade na manhã desta quarta, 26, durante solenidade realizada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, ele se soma ao que já é tradicionalmente realizado no local pelo poder público e visa compensar a cidade pela perda da mundialmente conhecida ‘Árvore de Luz’ que, por impossibilidades técnicas, não será mais montada.
Durante a apresentação do novo projeto, o Diretor de Marketing da Energisa, Marcelo Medina, explicou que a empresa realizou estudos em cidades como São Paulo e Gramado, para oferecer à população um presente compatível com a famosa  árvore e encontraram no Parque da Sementeira as condições ideais para a construção de um cenário de natal que possa encantar seus visitantes.

26 de Setembro 18H:02

Em dez anos, renda dos mais pobres cresceu 90%

Nos últimos dez anos, entre 2001 e 2011, os 10% mais pobres do país tiveram um crescimento de renda acumulado de 91,2% por cento, enquanto a parcela mais rica da população obteve nesse mesmo período um incremento de 16,6% da renda acumulada. Portanto, a variação do aumento de ganhos reais foi 5,5 vezes (550%) mais rápida para o décimo mais vulnerável dos brasileiros.

26 de Setembro 17H:55

Machado desafia Valadares a provar na justiça acusação de sonegação e lamenta o 'jogo sujo'

Classificando de desonesto o teor da propaganda política do candidato a prefeito pelo PT/PSB, Valadares Filho, “que na ânsia de reverter seu fraco desempenho nas pesquisas de opinião se dedica a um verdadeiro 'jogo sujo', ao insistir em divulgar constantes inverdades em seu programa eleitoral”, o candidato a vice-prefeito da coligação “Aracaju não pode esperar”, José Carlos Machado, reagiu com indignação à última peça publicitária do candidato governista, que atribui ao vice de João Alves o ato de omitir informações à Justiça eleitoral.

26 de Setembro 17H:49

Gualberto aponta erros no processo de escolha do conselheiro do TCE

A disputa pelo cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, travada na Assembleia Legislativa entre Susana Azevedo e Belivaldo Chagas, ganhou mais um ingrediente na sessão desta quarta-feira, 26: a indignação. Para o deputado Francisco Gualberto (PT), líder do governo, a reunião feita às pressas por parte dos integrantes da comissão que irá sabatinar o candidato Belivaldo fere claramente o Regimento da Casa em vários artigos. Ele classificou o ato como ‘atropelo deliberado’ do processo.