Poder e Cotidiano em Sergipe
4 de Abril 22H:28

PSTU realiza Conferência Estadual nos dia 6 e 7

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), seção Sergipe,  realiza Conferência Estadual no próximo fim de semana, dias 6 e 7. A militância vai debater a organização e ampliação do partido no interior sergipano, as eleições 2014, caravana à Brasília para marcha nacional contra o Acordo Coletivo Especial (ACE) e eleger os membros da direção estadual da agremiação.

4 de Abril 22H:27

Valdir faz apelo em nome de moradores do bairro 17 de Março

O vereador Valdir Santos (PTdoB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nessa quinta-feira, 4, para se pronunciar em nome de moradores do bairro 17 de Março. Segundo o parlamentar, a população local se queixa da falta de infraestrutura tanto na região quanto nas habitações entregues através de programas do governo na gestão anterior.



4 de Abril 22H:26

Planilhas não chegam à Câmara; Iran defende que não há como justificar reajuste de tarifa

O vereador Iran Barbosa usou da tribuna na tarde desta quinta-feira, 04, para reforçar a informação de que o Executivo de Aracaju, através da SMTT, contrariamente ao que havia sido anunciado, não enviou qualquer estudo de planilha de custos para uma possível majoração da tarifa dos coletivos da Grande Aracaju.
 

4 de Abril 6H:15

Jackson Barreto participa de entrega de assentamento a famílias do MST

Ontem, 3 de abril, 43 famílias sergipanas iniciaram uma nova etapa social e econômica com a regulamentação do assentamento Daniel Ricardo, em Canindé de São Francisco, sertão sergipano. Antes acampadas, essas famílias receberão, agora, casas e lotes de terra para o cultivo agrícola e pecuário. O assentamento Daniel Ricardo integra a política de desenvolvimento rural do Governo de Sergipe através da reforma agrária. Até o momento, 1.200 famílias já foram assentadas em Sergipe. O vice-governador Jackson Barreto representou o governador Marcelo Déda na solenidade e destacou o compromisso da gestão estadual com a agricultura familiar. 

“Se não tivesse MST, não tinha reforma agrária neste País. A agricultura familiar movimenta a economia nacional, de Sergipe e de Canindé. Quando Marcelo Déda chegou ao Governo, não tínhamos reforma agrária em Sergipe. Esse assentamento que formalizamos hoje representa o trabalho de um governo voltado para seu povo, para as questões sociais. A reforma agrária que estamos fazendo em nosso estado traz qualidade de vida para essas famílias. Todos os assentados aqui presentes estão de parabéns pela luta”, declarou.

O assentamento Daniel Ricardo fica na fazenda do Japão, no alto sertão de Sergipe e dispõe de 665 hectares. A área foi adquirida por meio de um convênio entre o Governo do Estado e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e custou R$ 2 milhões. O processo de desapropriação de propriedades rurais em Sergipe tem como base a legislação estadual: decreto de utilidade pública nº 22.722, de 10/03/04. Através dessa, firmou-se com o Incra um convênio pioneiro ampliando a capacidade de atuação da autarquia federal no estado. De forma prática, o Estado realiza a compra das terras e as repassa ao Incra para que, a partir daí, as famílias assentadas sejam inseridas no Programa Nacional de Reforma Agrária e possam receber os benefícios e fomentos necessários para a manutenção das colônias. 

Devido à maior demanda social e ao número de acampamentos existentes, o território do Alto Sertão Sergipano foi a região contemplada no primeiro convênio (CRT SR-23/SE No 04000/2007) firmado entre o Incra e o Estado – representado pela Seagri – num investimento de R$ 57,7 milhões, sendo 10% correspondente à contrapartida estadual.

 “A parceria entre o governo de Sergipe é o Incra é praticamente única no Brasil. O Incra de Sergipe tem agora o compromisso de desenvolver esses assentamentos, com a construção de casas e a estrutura de lotes. Precisamos dotar os assentamentos da estrutura necessária para produção, é o nosso próximo desafio”, disse o representante do Incra em Sergipe, Douglas Souza.

“Hoje é um dia de comemoração e de festa, mas nossa luta pela implantação de outros assentamentos continua”, afirmou o diretor estadual do Movimento dos Sem Terra (MST) em Sergipe, José Íris.

Morando em um acampamento há nove anos, a agricultora Ilza Lúcia do Nascimento foi uma das beneficiadas pelo assentamento Daniel Ricardo e planeja cultivar milho e feijão para a próxima safra. “Sinto-me vitoriosa hoje. Depois de tanto sofrimento, eu e meu esposo vamos ter uma moradia digna e trabalho para criar nossos seis filhos”.

Aos 75 anos, mais de 20 como integrante do MST, Cícero Rosa Silva carrega a alegria dos que concluem uma árdua etapa. “Estou nessa luta pela reforma agrária pela minha família. Já queimaram meu barraco em assentamento, já me perseguiram e nunca desisti. Sempre acreditei e tive fé que um dia iria receber meu pedaço de terra. Temos dez filhos e essa conquista é para eles. Estou pronto para começar a cuidar da terra e a plantar”, disse.

Balanço

Até 2011, 72 imóveis rurais com área total de 29,1 mil hectares – ou pouco mais de 96 mil tarefas sergipanas, o que equivale à soma das áreas dos municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros – foram adquiridos pelo governo, beneficiando 1.200 famílias distribuídas entre os municípios de Canindé de São Francisco (31), Carira (1), Monte Alegre (5), Nossa Senhora da Glória (3) e Poço Redondo (32).
 
Dos 72 imóveis adquiridos, 29 colônias agrícolas foram implantadas – cada qual com, em média, 20 hectares e 40 famílias. Integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desde o ano 2000 e coordenador da colônia agrícola Eldorado dos Carajás (antiga Fazenda Santa Terezinha) – na qual residem 41 famílias numa área de 937 hectares.

4 de Abril 6H:07

Fábio Reis e vice-prefeito de Estância buscam recursos para municípios

O deputado federal Fábio Reis (PMDB-SE) recebeu ontem o vice-prefeito de Estância, Filadelfo Alexandre, e o procurador do município, Gilberto Vilanova. O objetivo da visita foi captar recursos para o município.

4 de Abril 0H:28

Justiça manda retirar cachoro de apartamento em condomínio

A Turma Recursal do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), por unanimidade, em julgamento realizado no dia 28.02.2013, manteve a de decisão do 5º Juizado Especial Cível da Comarca de Aracaju, que determinou a retirada de cão da raça Chow-Chow de apartamento em condomínio.
 
O relator do recurso inominado, Marcos de Oliveira Pinto, afirmou que restou incontroverso que a autora possui um cão, definido como de médio porte e que o regimento interno do condomínio permite apenas a criação de animais de pequeno porte. “A realidade social indica que está correto definir regras e normas de convívio em um condomínio, de modo que seja permitido criar limitação para a existência de animal  de estimação dentre os condôminos, visando evitar incômodos aos demais moradores, perturbação ao sossego, risco à saúde ou à integridade dos mesmos. Não sendo observadas essas regras, os condôminos poderão estar sujeitos à sanções previstas em Regimento Interno”, explicou o magistrado.

4 de Abril 0H:25

MPF e MPE querem demolição do "Corno Velho"

Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado de Sergipe (MP/SE) ajuizaram ação que requer a demolição de um imóvel, localizado em Aracaju, cuja construção irregular avança para dentro do Rio Poxim. Atualmente o prédio é ocupado pelo restaurante conhecido como Corno Velho. Estão sendo processados, além do próprio estabelecimento e seu administrador, Marcelo Ramos da Silva; o proprietário do imóvel, José Alberto Sousa Santos; o município de Aracaju, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a União.

4 de Abril 0H:19

Vereador quer ponto eletrônico nas escolas e postos de saúde

O vereador Agamenon Sobral (PP) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde de ontem para voltar a solicitar ao prefeito João Alves Filho (DEM) a implementação de ponto eletrônico nas escolas públicas e postos de saúde de Aracaju. Segundo o parlamentar, essa ação é de grande importância para que a população possa usufruir de um serviço de qualidade.

4 de Abril 0H:18

Vereadora diz que pastor Feliciano está sendo atacado

A vereadora Daniela Fortes (PR) ocupou a Tribuna na tarde de ontem, dia 3, para falar sobre as constantes críticas dirigidas ao Pastor Marco Feliciano, Deputado Federal e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. A vereadora destacou que atualmente a mídia tem exposto apenas a opinião daqueles que são contrários à atuação do Pastor Marco Feliciano junto à Comissão de Direitos Humanos e Minorias no cenário nacional, deixando de relatar os constantes ataques, inclusive violentos, ao deputado em questão.

4 de Abril 0H:15

Machado vai discutir fim das taxas para terrenos de marinha

O vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB), participará hoje, dia 4, em Brasília, de uma audiência pública destinada a instruir a Proposta de Emenda à Constituição nº 53 de 2007 e Proposta de Emenda à Constituição nº 56 de 2009. Esta tem como objetivo a anulação da extinção das taxas dos terrenos de Marinha e seus amontoamentos, assim como a autorização da transferência do domínio aos foreiros - pessoas que, através de contrato têm direito ao uso de um terreno ou prédio públicos - ocupantes, arredentários e cessionários.
Com base nisso, o encontro tem como proposta aconselhar que os foreiros ajustados com suas obrigações referentes aos terrenos da Marinha tenham concretizadas medidas de inevitável justiça.

3 de Abril 17H:24

Valadares Filho propõe fiscalização nas obras da Copa de 2014

A Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara aprovou hoje requerimento de autoria do deputado Valadares Filho (PSB-SE), propondo que os membros da CTD realize uma visita técnica a cidade de Cuiabá a fim de verificar o andamento das obras de infraestrutura para realização da Copa de 2014.

3 de Abril 17H:22

Fábio Reis apresenta projeto para deduzir do IR despesas com empregados domésticos

O deputado federal Fábio Reis (PMDB) apresentou hoje projeto de lei que propõe que as novas despesas gastas com empregados domésticos sejam deduzidas do imposto de renda. Entre elas estão o fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS), o auxílio creche, o salário-família e o seguro-desemprego.

Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.