Poder e Cotidiano em Sergipe
30 de Outubro 9H:04

COLUNA MAX AUGUSTO: Deputados sergipanos não são ruins

Numa empresa privada, o empregado vale o que trabalha. Sua produtividade dentro do ambiente profissional é um dos fatores principais para a definição do seu salário. É claro que outras coisas também contam: hoje os chefes querem funcionários proativos, com boa formação escolar, que participem mais, que ajudem a pensar a empresa, que sejam criativos e ‘vistam a camisa’ da marca. Essa é a realidade hoje na maior parte do mundo. 

29 de Outubro 19H:32

Bancada sergipana vai se reunir para discutir orçamento

No dia 7 de novembro, às 16 horas, está agendada uma reunião no Senado com a Bancada Federal de Sergipe, composta por oito deputados federais e três senadores, para recebimento das sugestões de emendas que serão apresentadas pelo governo de Sergipe, Prefeitura Municipal de Aracaju, Tribunal Regional Eleitoral, Universidade Federal de Sergipe, Superintendência da Polícia Federal e Ministério Público para o Orçamento da União, exercício/2013.

29 de Outubro 19H:28

Angélica Guimarães anuncia eleição de conselheiro do TCE para esta terça

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Angélica Guimaraes (PSC), anunciou durante a sessão dessa segunda-feira (29) que a eleição para a escolha do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) será realizada amanhã (terça-feira, dia 30). Estão na disputa a deputada Susana Azevedo e o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas. Angélica fez o anúncio após a Mesa Diretora da Casa receber os dois projetos de decreto legislativo, aprovando os respectivos nomes nas Comissões Especiais, constituídas por parlamentares.

29 de Outubro 19H:19

João Daniel pede ações do governo federal para situação de seca

 

A semana no legislativo estadual iniciou com o deputado estadual João Daniel (PT) externando sua preocupação com a situação de seca que tem vivido, em especial, o município de Poço Redondo, localizado na região semiárida de Sergipe. Segundo ele, a cidade é a que tem sofrido mais as consequências da longa estiagem que tem atingido a região Nordeste, a exemplo dos municípios sertanejos de Sergipe. Com a presença do prefeito reeleito do município, Roberto Araújo, nas galerias da Assembleia na sessão desta segunda-feira, dia 29, o deputado petista solicitou que o governo federal execute as medidas e os recursos anunciados para a região. De acordo com o parlamentar, todos os estudiosos que se dedicam ao semiárido dizem que esta é a pior seca dos últimos 40 anos, e talvez ainda estejamos na metade dela.

27 de Outubro 7H:50
27 de Outubro 7H:45

Horário eleitoral é pago pelo contribuinte. Conheça as regras

Propaganda eleitoral é gratuita apenas para os partidos políticos. Segundo a Receita Federal, neste ano as emissoras de rádio e TV abertas vão receber um desconto de mais de R$ 600 milhões no Imposto de Renda pela veiculação do horário eleitoral.

27 de Outubro 7H:36

Aumento de votos brancos e nulos e de abstenções foi de quase 23% em quatro anos

No primeiro turno das eleições deste ano, 25% dos eleitores optaram por votar em branco, votar nulo ou simplesmente não votar. Foram 35 milhões de votos que deixaram de ser contabilizados. De 2008 para 2012, o aumento de votos brancos e nulos foi de quase 23%.
Está havendo um desencanto com a política? Para o cientista político João Paulo Peixoto, vários fatores explicam esse cenário: "A lentidão na renovação dos quadros políticos, o distanciamento dos partidos dos problemas reais da população, enfim, uma série de escândalos e o noticiário negativo da política que todo dia se toma conhecimento."
João Paulo Peixoto acredita que a Ficha Limpa e o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do caso conhecido como mensalão irá mudar a maneira de fazer política no Brasil. Ele ressalta que as mudanças são urgentes, já que, mesmo com suas falhas, a política é fundamental para uma sociedade civilizada.
Criminalização da política