21/03
13:35

Guaiamum: venda e consumo estão proibidos

Deu no Jornal da Cidade:

 

O nível crítico de ameaça de extinção do guaiamum levou o Ministério do Meio Ambiente (MMA) a proibir a venda e consumo do animal em todo o país. Com isso, a iguaria só poderá ser consumida em bares e restaurantes até o 30 de abril.

 

Atualmente, apenas os estabelecimentos que declararam estoque até 6 de março estão comercializando. Desde o dia 1º de março o MMA não admite mais a captura, o desembarque e a comercialização. O consumo do animal em Sergipe chega a sete mil unidades por semana.


O chefe da Divisão Técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em Sergipe, Romeu Boto, explica que a portaria nº 445, do MMA, estabeleceu que o guaiamum é uma espécie ameaçada de extinção e, por isso, fica proibida a captura, venda, comércio e estoque do animal a partir de março deste ano.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
14/03
07:46

Mangue da 13 corre risco de sumir

Deu no Jornal da Cidade:

 

É visível para quem passa pelo calçadão da Praia Formosa, no Bairro 13 de julho, que o manguezal existente está cada vez mais seco.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), o problema é decorrente do assoreamento que leva um grande volume de areia para a área do manguezal, sufocando as raízes da vegetação.

 

De acordo com o secretário Augusto César Viana, se a situação continuar, o manguezal da 13 de Julho pode desaparecer.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
13/03
07:59

Consumidor tem até hoje para comprar passagem com franquia de bagagem garantida

Quem comprar passagem aérea a partir de amanhã (14) vai ter que ficar atento às regras de cobrança de bagagens que deverão ser implementadas pelas companhias aéreas.

 

Entra em vigor nesta terça-feira o novo regulamento aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o transporte aéreo de passageiros, que prevê a possibilidade de as empresas cobrarem por qualquer bagagem despachada.

 

Cada empresa está definindo como será feita a cobrança pela bagagem, por isso os passageiros devem se informar antes de comprar a passagem. A GOL e a Azul anunciaram que terão uma classe tarifária mais barata para os clientes que não despacharem bagagens.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
09/03
18:01

Setor de serviços aponta crescimento em vagas de emprego

O mercado sergipano passa a apontar melhora no cenário do mercado de trabalho, mesmo com queda no número de empregados no início do ano de 2017.

 

Alguns setores da economia sergipana apresentam sinais de recuperação e voltam a ganhar fôlego, gerando novos postos de trabalho para a população sergipana.

 

O setor de serviços apresentou seu saldo positivo com destaque para o segmento de serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção e redação, com mais 242 vagas e ensino que promoveu 230 novos empregos.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
09/03
07:10

HIV: quase duas mil mulheres foram estão infectadas pelos companheiros em Sergipe

Dados do Programa Estadual de IST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mostram que em Sergipe, das 1.831 mulheres com o vírus do HIV, 70% estão em relacionamentos monogâmicos e foram infectadas pelos companheiros. Apesar das campanhas de prevenção e dos investimentos em tratamentos realizados há quase 30 anos no Brasil, a Aids ainda se alastra.

 

Segundo a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP) divulgada em 2016, há 10 anos, a cada seis casos de Aids em homens, era registrado um em mulheres.

 

Hoje essa proporção caiu e está em dois para um. Em Sergipe, a estatística se mantém, já que dos 5.363 casos de HIV em adultos no estado, 65,86% são de homens e 34,14% de mulheres.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
07/03
19:19

Biblioteca Pública Epifânio Dória oferece cursos gratuitos na área da informática

A Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) inicia a partir do dia 13 de março o projeto “Poesia na Rede”, cujo objetivo é trabalhar a inclusão digital e o incentivo à leitura e produção escrita.

 

As oficinas serão gratuitas e funcionarão na sala de informática da biblioteca, de segunda a quinta-feira, com turmas pela manhã e tarde, comportando no máximo 10 alunos.

 

O projeto em sua primeira etapa abrirá uma oficina de edição básica de vídeos com a utilização do software MovieMaker. Os alunos irão aprender a criar e editar vídeos de maneira simples, para que possam ser publicados na web.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
07/03
07:07

Vandalismo é causa de reposição de 30% das placas de trânsito em Aracaju

Embora sejam fundamentais para a organização do trânsito, as placas de sinalização são constantemente depredadas. Em Aracaju, cerca de 30% das placas são reimplantadas por terem sido alvo de vândalos, no entanto, o gasto para se fazer uma única placa não é baixo, causando um efeito negativo nas finanças da cidade.

 

O dinheiro que poderia ser investido em melhorias concretas no trânsito e na mobilidade urbana da capital acaba sendo utilizado para cobrir os rastros que o vandalismo deixa.

 

De acordo com Sheila Tereza, coordenadora de Sinalização da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), somente nos primeiros meses de 2017 já foram implantadas e reimplantadas 176 placas por toda Aracaju, no mesmo período de 2016 foram 121.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
03/03
11:39

Professores da rede pública e privada serão imunizados contra a gripe neste ano

Os professores da rede pública e privada de todo o país serão incluídos como público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe neste ano.

 

Além deles, também devem ser imunizados crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, idosos, gestantes, puérperas (mulheres até 40 dias após o parto), trabalhadores da saúde e pessoas com algum tipo de comorbidade.

 

“[Vale tanto para] professores da rede pública e privada. Não haverá diferenciação. Basta comprovar que é professor e ele terá acesso à vacinação”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
03/03
11:12

iL Sordo terá novas instalações

A inauguração das novas instalações da Gelateria Il Sordo, na 13 de julho, promete. O evento ocorre hoje, dia 3, a partir das 18h, contará com a participação do músico Paulinho San, que brindará a todos com um repertório de MPB  e do mestre sorveteiro paulista, Regis Maximilliam, do Empório Chiapetta.

 

A gelateria Il Sordo se destaca entre as demais lojas do segmento pela qualidade e atenção dedicada aos seus gelatos. Todos os seus produtos são únicos e produzidos de acordo receitas italianas.

 

Além de gelatos incríveis a empresa foi destaque na imprensa nacional e local em razão do empreendedorismo do seu proprietário surdo e pelo espirito de inclusão social que é mola motriz da empresa que traz ao seu quadro de funcionários atendentes surdos e comunicação em libras (Língua Brasileira de Sinais).

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
02/03
17:05

Em Sergipe, 273 mil pessoas não sabem ler, nem escrever

Deu no Jornal da Cidade:

 

Duzentas e setenta e três mil pessoas não sabem ler e escrever em Sergipe. É o que mostra a pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Os dados são de 2015 e mostram ainda que boa parte dos analfabetos têm idade avançada, 60 anos ou mais. São 107 mil idosos analfabetos no Estado. A taxa maior de analfabetismo está na zona rural de Sergipe, onde chega a 35,88%.

 

Aos 51 anos, o cozinheiro Almeida Leão de Pinto conhece bem a realidade de não saber ler e escrever. Começou a trabalhar cedo, ajudando os pais na zona rural e, por isso, as palavras que poderia ler e escrever ficaram para trás.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
02/03
16:24

Casos ligados ao Aedes aegypti obtêm redução de 90% em Sergipe

O último Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), referente à Semana Epidemiológica nº 7, apontou redução de 90% nos casos notificados de Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus em relação ao mesmo período de 2016.

 

Até a Semana Epidemiológica nº 07/2016, houve registro de 1.293 casos prováveis de Dengue em Sergipe. Desses, 698 foram confirmados. Já em 2017, até a semana nº 07, há registro de 128 casos prováveis, com 39 confirmados até o momento.


No ano passado, os agentes de combates às endemias da Brigada Itinerante, força-tarefa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), que atua na eliminação e no tratamento de possíveis criadouros do vetor nos municípios sergipanos, inspecionaram mais 331 mil imóveis em todo estado durante 143 visitas realizadas.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
02/03
07:43

Contribuintes podem entregar declaração do Imposto de Renda a partir de hoje

Começa hoje (2) o prazo para os contribuintes entregarem a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017, relativa ao ano-calendário 2016. A entrega das declarações pela internet vai até as 23h59 do dia 28 de abril.

 

O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal para download. A declaração do imposto de renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado.

 

Precisa ainda declarar o IRPF quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil; quem obteve, em qualquer mês de 2016, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência de imposto ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e de futuros.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
NewsLetter
Cadastre seu e-mail e receba novidades!



Categorias