13/01
12:20

Aracaju registra abertura de 1.915 empresas em 2016

Montar o próprio negócio é uma saída para combater a crise financeira que assola o país. Em consequência disso, a atividade empreendedora vem ganhando cada vez mais força.

 

A prova é que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), em 2016, o Estado atingiu a marca de 3.588 aberturas de empresas em território sergipano.

 

Destes estabelecimentos, 1.915 foram constituídos em Aracaju, transformando-a na cidade que mais se destacou na constituição de negócios.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
13/01
12:16

Desconto de 10% no IPVA será concedido até 15 de fevereiro

O prazo para a concessão de 10% de desconto no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017 foi estendido até o dia 15 de fevereiro.

 

A alteração foi feita por conta de dificuldades enfrentadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com relação ao seguro Dpvat, que atrasaram a emissão do DUA pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) para que fossem enviados para as residências.



Os proprietários de veículos que preferirem efetuar o pagamento total do licenciamento anual com 10% de desconto no IPVA podem acessar o site do Detran/SE (www.detran.se.gov.br), clicar no botão “Serviços de Veículos” e escolher a opção “Licenciamento Anual/ IPVA (Banese)” ou “Licenciamento Anual/ IPVA (Outros bancos)”.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
12/01
08:45

Entenda como a inflação é calculada e como afeta a sua vida

A inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou 2016 em 6,29%. O número ficou abaixo do teto da meta fixada pelo Banco Central, de 6,5%. Mas o que isso tem a ver com a sua vida? Qual é a influência desse número na prática?

 

O IPCA é a inflação oficial do Brasil. Esse indicador mede o valor de todos os produtos que compõem a cesta de consumo do brasileiro.

 

Para medir a variação da inflação, entra de tudo na conta: gasolina, lazer, transporte, taxas, alimentação, escola e outros itens. Para chegar ao resultado final, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide os produtos em grupos e cada um deles tem peso diferente, de acordo com o que o brasileiro consome mais.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
11/01
19:49

Faltam abrigos para animais resgatados pelos bombeiros

A vereadora Kitty Lima (Rede) participou na manhã desta quarta-feira, 11, a convite do subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE), Cel. Gilvan, de uma reunião para tratar sobre as dificuldades que a corporação enfrenta em relação à captura de animais domésticos considerados agressivos, em situação de risco ou abandono.

 

No encontro, que contou ainda com a presença do Ten. Carvalho e Ten. Cel. Júnior, foram relatados alguns problemas enfrentados pelo CBM/SE referentes ao atendimento a estes tipos de chamados.

 

Existe uma demanda operacional muito grande para captura de cães agressivos em via pública, animais em bueiros, árvores ou abandonados, por exemplo. O problema é que o CBM não possui responsabilidade legal para cumprir estas atividades, muito menos estrutura física para transportá-los e abrigá-los. Costumávamos encaminhar esses animais para algumas ONGs, mas elas já não recebem mais porque estão superlotadas”, explica o Ten. Carvalho, revelando ainda que essa obrigação é da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), “como consta na Lei Municipal Nº 2.380 de 1996. Essa lei fala que é de responsabilidade do município a captura, transporte e acondicionamento em local determinado, respeitando o bem estar do animal”, esclarece o tenente.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
10/01
20:18

Corpo de Bombeiros controla incêndio e usa espuma para evitar explosões

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe controlou parcialmente o incêndio na loja da Makro na avenida Tancredo Neves, já por volta das 19h30.

 

O fogo destruiu praticamente toda a loja e os bombeiros fizeram uma contenção para evitar que as labaredas remanescentes e o calor atinjam a área da cozinha do estabelecimento comercial, onde há cilindros de gás natural.

 

Todos os militares da área operacional dos bombeiros na capital e Nossa Senhora do Socorro foram para o local. Equipes de folga também se juntaram aos primeiros militares e ajudaram a controlar o fogo. Não há riscos de edificações vizinhas serem atingidas, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Eduardo Carlos Pereira, que acompanha pessoalmente a operação.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
10/01
08:10

Junta Comercial registra abertura de 3.588 novas empresas em Sergipe no ano de 2016

De janeiro a dezembro de 2016, o Governo de Sergipe, por meio da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), registrou 3.588 aberturas de empresas em território sergipano.

 

Assim como nos outros anos, o município que mais se destacou na constituição de negócios foi Aracaju, com 1.915 novos empreendimentos. Entre as cidades do interior, a que mais se destacou foi Itabaiana, com 222 novas empresas.

 

Ao analisar os números de registro de empresas em 2016, Sergipe teve mais constituição do que baixa (2 mil encerraram as atividades). Além do mais, com relação ao ano anterior, 2015, houve uma diminuição de 40% de fechamento.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
09/01
08:26

Aedes aegypti: cuidados no verão precisam ser redobrados

Verão combina com sol e calor e, consequentemente, é uma das estações preferidas da população. Porém, neste período, os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e da Chikungunya, precisam ser redobrados.

 

Segundo Taíse Cavalcante, diretora de Vigilância em Saúde do Município de Aracaju, por causa da condição climática, o ovo do mosquito se desenvolve muito mais rápido, transformando-se em apenas cinco dias em um mosquito adulto. Ela ressalta que a colaboração da população é ainda mais fundamental neste momento.

 

“A condição climática de muito sol faz com que o Aedes em apenas cinco dias se transforme em mosquito adulto, sendo que em outras estações esse processo pode demorar até 15 dias. Por isso, devido ao verão, precisamos redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Temos que trabalhar rapidamente para eliminar os focos. Os agentes de Endemias estão nas ruas e indo às casas, mas precisamos também da colaboração da população. Todos precisam fazer a limpeza das suas residências porque se o mosquito virar adulto muitas pessoas ficarão doentes”, explica.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
06/01
14:17

Navio da H. Dantas sem data para sair

Deu no Jornal da Cidade:

 

Parado há quase dez anos, embarcação da empresa H. Dantas diariamente é motivo de reclamações e expectativa para a retirada do navio por parte dos moradores do município da Barra dos Coqueiros.

 

O barco foi ancorado no local para realizar determinadas reformas, mas anos depois, nunca saiu de lá. Em janeiro de 2016 foi vendido como sucata e começou a ser desmanchado com a promessa de ser retirado em oito meses. Só que em setembro pegou fogo e, de lá para cá, o desmonte foi interrompido.


O aposentado Pedro Aguiar, 65 anos, teve a visão da frente de casa totalmente modificada desde que o navio chegou. Antes, ele conseguia ver Aracaju de sua residência, agora, vê somente um enorme paredão.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
06/01
07:00

Em 2016, crimes ambientais cresceram 48,95% em Sergipe

A Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), apresentou nesta quinta-feira, 5, estatística dos procedimentos flagrantes de crimes ambientais e crimes comuns realizados no ano de 2016.

 

Houve aumento de 48,95% dos casos de crimes ambientais no estado. Foram lavrados 239 procedimentos, sendo 210 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e 29 Relatórios de Ocorrência Policial (ROP) em 2016. Já em 2015, o PPAmb efetivou 122 flagrantes (TCO e ROP).

 

No caso de ROPs, quando o crime é considerado de maior potencial ofensivo, a exemplo de extração de minérios sem a devida licença ambiental da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e da autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o flagrante é lavrado na Polícia Federal, pois a extração de minérios, além de crime ambiental, é também crime de usurpação de bem da União. Já os TCOs referem-se a crimes de menor potencial ofensivo, a exemplo de atividade sem licença ambiental, que totalizou 35 casos em 2016.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
05/01
10:52

20 municípios não pagam salários de dezembro e descumprem decisão do TCE

O SINTESE espera que o TCE cumpra a determinação e que os gestores sejam multados e tenham suas contas rejeitadas

 

Professores e professoras de 20 municípios encerraram o ano de 2016 sem receberem os salários do mês de dezembro, apesar dos prefeitos e prefeitas terem informado ao Tribunal de Contas o Estado de Sergipe- TCE/SE que pagariam até o último dia do ano.

 

Não pagaram os salários de dezembro os municípios de: Aquidabã, Arauá, Canindé do São Francisco, Gararu, Graccho Cardoso, Indiaroba, Itaporanga D'Ajuda, Lagarto, Maruim, Pinhão, Poço Verde, Propriá, Riachão do Dantas, Rosário do Catete, Salgado, Santa Rosa de Lima, Santana do São Francisco, Santo Amaro das Brotas, Telha, Tomar do Geru.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
04/01
18:55

Afogamentos: cuidado com os valões que se formam no mar

O primeiro dia do ano não foi marcado com boas notícias. De acordo com o Grupamento Marítimo (Gmar) do Corpo de Bombeiros de Sergipe (CBMSE) foram registradas somente no dia 1º de janeiro, quatro mortes por afogamento, sendo que duas aconteceram na praia de Atalaia, uma das mais movimentadas do Estado.

 

Durante o verão, época em que as pessoas mais vão à praia, também é o período em que os riscos de afogamento são maiores, pois é quando são formados as valas e os valões.

 

De acordo com o sargento Wedmo Mangueira, guarda-vidas do Gmar, os valões são as famosas “piscininhas” que os banhistas adoram. “O valão torna-se perigoso porque é uma área de maior profundidade em relação ao seu entorno, na qual as pessoas podem cair sem esperar. Em bom português, o valão é um buraco gigante”, afirma o guarda-vidas.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
04/01
18:54

Casos de Dengue e Chikungunya crescem em Sergipe

De acordo com o Informe Epidemiológico Nº 57, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), houve aumento de notificações para os casos de Chikungunya e Dengue.


O boletim mostra que, somente durante a última semana epidemiológica, foram notificados 164 casos prováveis de Chikungunya a mais que a semana anterior.

 

A estatística revelou a ampliação de 8.030 notificações para 8.194. Entre os municípios que registraram esse aumento, levando em consideração a taxa de incidência por habitante (casos/ 100.000 hab.), estão: São Cristóvão e Santa Luzia do Itanhy.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
NewsLetter
Cadastre seu e-mail e receba novidades!



Categorias