Poder e Cotidiano em Sergipe
17 de Novembro 16H:53

Usina sergipana acusada de utilizar trabalho análogo ao escravo

Aliciamento, submissão de trabalhadores a situação análoga à de escravo, assinatura de documentos  com data retroativa, retenção da carteira de trabalho e não formalização do vínculo empregatício, são algumas das irregularidades que estariam sendo praticadas pela Usina Taquarí. Os flagrantes foram feitos pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) durante inspeções realizadas nos meses de setembro e outubro, em alojamentos da Usina, localizados nos municípios de Capela e Neópolis.

13 de Novembro 9H:23

Pré-Caju 2015 está cancelado

O Pré-Caju 2015 não mais acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, como vinha sendo anunciado,  e a Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT) deseja trazer o evento de volta em 2016, já com novo local definido e, talvez, com uma estrutura um pouco menor. A decisão foi anunciada pelo empresário e promotor do evento, Fabiano Oliveira, que disse entender a posição do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju, que enfrentam dificuldades para garantir o apoio à prévia carnavalesca. Em seu lugar acontecerá o Fest Verão em apenas dois dias.

12 de Novembro 22H:30

Fórum lembra que Justiça suspendeu atividades e bloqueou bens da ASBT

Diante das informações de que integrantes da direção da Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT) foram recebidos pelo Governador Jackson Barreto (PMDB) e que seriam recebidos pelo prefeito João Alves Filho (DEM), para solicitar ajuda e parcerias com o Governo do Estado e com a PMA, integrantes do Fórum em Defesa Da Grande Aracaju se mostraram perplexos - já que há decisão judicial recente suspendeu as atividades e bloqueou os bens da ASBT.

12 de Novembro 18H:10

Petrobras atinge sua maior produção mensal histórica de petróleo no Brasil

A produção consolidada de petróleo e gás da Petrobras, no Brasil e no exterior, alcançou 2 milhões 795 mil barris de óleo equivalente por dia (boed) em outubro. Esse volume foi 0,5% superior ao registrado em setembro, que foi de 2 milhões 781 mil boed.

11 de Novembro 1H:08

Ministério da Saúde: Aracaju em alerta para dengue

O número de municípios com risco de epidemia de dengue subiu de 117 para 125, de acordo com uma atualização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LirAa) divulgada ontem pelo Ministério da Saúde. Já os municípios considerados em alerta para a doença passaram de 533 para 552 - Aracaju está entre eles.

29 de Outubro 19H:04

Governo cede Hospital Regional de Lagarto à UFS

O governo do Estado dá mais um passo para a consolidação do ensino superior no interior de Sergipe e cede Hospital Regional de Lagarto à Universidade Federal de Sergipe. Após a implantação do campus de Saúde no município de Lagarto, o governador Jackson Barreto enviou o projeto de Lei nº 119/2014 para federalização do Hospital Regional. Na manhã desta quarta-feira, 29, a Assembleia Legislativa aprovou o documento, autorizando a doação da unidade de Saúde à UFS.

28 de Outubro 9H:54

Perfis falsos disseminam mensagens de ódio após eleição

Desde as 20 horas da noite do último domingo (26), quando começaram a ser divulgados os resultados da eleição para presidente, o número de denúncias de páginas precinceituosas que difundem mensagems de ódio contra parte dos eleitores, como os nordestinos, cresceram 342% em relação ao primeiro turno.Na avaliação do presidente da ONG Safernet, entidade que monitora violações de direitos humanos na web, há um aumento do número de páginas criados por grupos de extrema direita que se aproveitam do acirramento do debate eleitoral para impulsionar mensagens de ódio.

24 de Outubro 20H:54

Aeroportos Nacionais terão Justificativa Eleitoral

Aeroporto de Aracaju/Santa Maria integra a lista

Os eleitores que estiverem em trânsito durante a realização do segundo turno das Eleições 2014, a ser realizado no próximo domingo, 26, poderão justificar seu voto em postos dos Tribunais Regionais Eleitorais especialmente montados em Aeroportos Nacionais.

24 de Outubro 0H:04

Aracaju vai ter 95% da cidade com cobertura de esgoto

Aracaju passará a ser a segunda capital do país com maior cobertura de esgoto. A informação foi noticiada durante assinatura de contrato para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da sede municipal subsistemas Jabotiana e Norte nesta quarta-feira, 22. A solenidade contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Occhi e reafirma a parceria entre governo Federal e Estadual na melhoria da qualidade de vida dos sergipanos. Com recursos assinados nesta quarta-feira e os investimentos do governo do Estado em sanemaneto básico, Aracaju vai ter 95% da cidade com cobertura de esgoto.

23 de Outubro 19H:56

PM conduz à delegacia funcionários de supermercado acusados de furto

A Polícia Militar de Sergipe, através da 1ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (1ª Cia/8º BPCom), prendeu dois funcionários de uma loja Bompreço localizada no bairro Siqueira Campos, em Aracaju. Eduardo Nunes Andrade, 42 anos, e Jonata Prudente Matos Santos, 25 anos, foram flagrados na noite de quarta-feira, 22, subtraindo peças de carne do estabelecimento comercial.

23 de Outubro 1H:48

Especialistas defendem revisão de acordo ortográfico

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa deve ser mantido, mas com ajustes em situações de falta de clareza nas regras de grafia para facilitar a aplicação e o ensino das novas regras. Essa posição foi defendida pela maioria dos especialistas ouvidos nesta quarta-feira (22) na Comissão de Educação (CE).

22 de Outubro 19H:07

Velório e sepultamento de José Souza

A direção do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) informa que o sepultamento do presidente da entidade, José Souza, será amanhã, dia 23, às 16h, no Cemitério Colina da Saudade. A previsão de chegada do corpo era por volta das 18horas de hoje, no Aeroporto de Aracaju, mas houve um pequeno atraso. O corpo sairá no carro do Corpo de Bombeiros para a sede do Sindicato, onde deverá ser velado até as 21h.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba do nosso blog muitas novidades.