Poder e Cotidiano em Sergipe
Senadores sergipanos votaram pelo adiamento do ENEM 20 de Maio 10H:55
PODER | Por Max Augusto

Senadores sergipanos votaram pelo adiamento do ENEM

Todos os senadores que representam Sergipe no Congresso Nacional votaram a favor do adiamento do Enem deste ano. Alessandro Vieira (Cidadania), Maria do Carmo (DEM) e Rogério Carvalho (PT) participaram da votação virtual realizada ontem.

Rogério Carvalho (PT-SE) avaliou que, no momento, não cabe aglomeração, situação que ocorre durante a realização de provas presenciais; e que é preciso ter firmeza na manutenção do isolamento social.

Pelo Instagra, Rogério ainda comentou: “Urgente- Vito?ria Da Educac?a?o! Senado votou pelo adiamento do Enem.Meu voto foi em homenagem ao jovem sonhador Joa?o Pedro que teve sua vida interrompida hoje pelo Estado Brasileiro.O Estado serve para dar oportunidades aos jovens e na?o tirar suas vidas!?”

Em seu perfil no Twitter, o senador Alessandro Vieira registrou: “Votamos e o Senado aprovou o adiamento do Enem, com apenas 1 voto contrário. Manifestação clara de respeito aos estudantes brasileiros. Agora teremos a votação na Câmara. Vamos acompanhar e cobrar”.

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) defendeu o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstas para o período de 1º a 8 de novembro.

No seu entender, não só os que estão em escolas públicas, mas, também, os alunos da rede privada de menor porte, especialmente, das periferias das cidades, estão em completa desvantagem para participar do processo.


Para a senadora, a pandemia e o modelo de aula à distância impactarão, sobremaneira, na preparação dos estudantes, uma vez que os de baixo poder aquisitivo não têm, sequer, acesso a internet e nem recursos tecnológicos fora do ambiente escolar.

“Essa é uma realidade que precisa ser considerada”, disse, observando que muitos não tiveram como se adequar às aulas à distância.

Maria do Carmo avalia que, caso o exame venha acontecer este ano, “desconsiderando as dificuldades e desigualdades gritantes entre os concorrentes, teremos uma disparidade ainda maior, desvirtuando os próprios ideais da prova, que pretendia democratizar o acesso à universidade, especialmente aos alunos das escolas públicas brasileiras”.

Enem Adiado
A suspensão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em razão do estado de calamidade pública, provocado pela pandemia do coronavírus, foi aprovada nesta terça-feira (19) no Plenário virtual do Senado, por 75 votos a 1. A matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

A proposta (PL 1.277/2020) da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) prevê que, em casos de reconhecimento de estado de calamidade pelo Congresso Nacional ou de comprometimento do regular funcionamento das instituições de ensino do país, seja prorrogada automaticamente a aplicação das provas, exames e demais atividades de seleção para acesso ao ensino superior.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, marcou a aplicação do exame impresso para os dias 1º e 8 de novembro, e a versão digital para 22 e 29 de novembro. As inscrições estão abertas até o próximo dia 22. Já há quatro milhões de inscritos, de acordo com o Inep, e estão esgotadas as vagas para a prova digital.

Desigualdade
Para Daniella, o adiamento do Enem 2020 impedirá a concorrência desleal entre candidatos que não têm as mesmas oportunidades de acesso à internet, especialmente entre estudantes das redes pública e privada de ensino.

— O que nós estamos fazendo não prejudica os outros estudantes. Isso é apenas para não reforçar a desigualdade que já existe. Qual aluno hoje tem condição de estar em casa estudando, de pagar uma plataforma de streaming, de pagar pelo YouTube, de ter uma aula de EaD [educação a distância], ou de estudar de qualquer outro jeito? Livros? Que livros eles receberam? Nenhum! Quem é o professor, o autodidata? Quantos são autodidatas para estudarem sozinhos matemática, física e química? — questionou.

A senadora destacou o apelo dos estudantes a favor do adiamento do Enem e ainda lembrou da sua experiência em sala de aula.

Com informações da Agência Senado

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.