Poder e Cotidiano em Sergipe
Justiça tributária aos MEIs tem relatório pronto para votação no Senado 15 de Abril 12H:14
PODER

Justiça tributária aos MEIs tem relatório pronto para votação no Senado

O senador Laércio Oliveira (PP/SE) apresentou, na sexta-feira, 12, seu relatório ao PLP 261/ 2023, que determina a correção, pelo índice de inflação, do teto do faturamento dos microempreendedores individuas e das micro e pequenas empresas. O Brasil tem cerca de 24 milhões desses pequenos negócios cadastrados na Receita Federal.

Contudo, a cada vez que o faturamento aumenta, apenas o suficiente para cobrir os custos, os empreendedores precisam pagar mais impostos porque mudam de faixa de contribuição. “É inadiável que se corrija, pela inflação, o teto do faturamento de MEI, micro e pequenas empresas ou milhares delas fecharão as portas,” afirmou Laércio Oliveira.

O estado de Sergipe tem quase 150 mil estabelecimentos, sendo que 50.7% correspondem a Microempresário Individual; 33.4% representam Microempresas e 4.79% são Empresas de Pequeno Porte. Contudo, o atual desequilíbrio entre o dinheiro que entra no caixa, os custos dos empreendimentos e valor do imposto que é pago, ameaça a manutenção dos negócios.

No momento, o senador Laércio Oliveira trabalha em três frentes que darão o suporte necessário à saúde financeira dos MEIs, micro e pequenos empreendedores e manterão empregos, renda e dignidade dos trabalhadores. Além do projeto do simples Nacional, a outra iniciativa é o Pronampe, que teve seu relatório apresentado pelo senador, na última quarta-feira.

O projeto do senador Esperidião Amim (PP/SE) prevê que as linhas de crédito especiais para os MEIs, micro e pequenos empreendedores sejam permanentes. Outro desafio do senador é ver aprovado um projeto de desoneração ampla da folha de pagamentos do setor de serviços, prevista na Reforma Tributária, a partir de emenda que apresentada por Laércio e provada no Congresso Nacional.

Esse parágrafo pede que o governo envie um projeto sobre a desoneração do setor de serviços. “O prazo estipulado já venceu. Mas espero, com otimismo, que até a próxima semana, o governo envie o projeto de lei anunciado pelo senhor Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na semana passada.”, conclui Laércio.

Fonte: Assessoria

Foto: Assessoria

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.