Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo de Sergipe e Governo Federal discutem avanço do projeto do Canal do Xingó 23 de Abril 11H:18
PODER

Governo de Sergipe e Governo Federal discutem avanço do projeto do Canal do Xingó

Estudo de avaliação estratégica e planejamento de intervenções foram tema de reunião com a presença do secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira

O planejamento da obra do Canal do Xingó foi pauta de reunião ocorrida nesta segunda-feira, 22, entre o governador Fábio Mitidieri e o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira. Durante o encontro, foi discutido o desenvolvimento sustentável na bacia hidrográfica do São Francisco, incluindo a área de influência do Projeto de Integração do rio.

Além da bacia do São Francisco, o planejamento de intervenções e o estudo de avaliação incluem as bacias dos rios Parnaíba, Araguaia-Tocantins, Munim, Itapecuru e Mearim. A Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, que vem tocando o projeto, faz parte do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (Mird).

Durante a reunião, o governador Fábio Mitidieri ressaltou a importância estratégica do Canal do Xingó para o estado. "O Canal do Xingó é um plano de 30 anos e é uma redenção para o sertão sergipano, pelo que pode atrair de investimentos na região e mudar definitivamente a situação da população. É uma obra que tem sido prometida por vários governos e nunca tirada do papel. A segurança hídrica do nosso estado depende dessa obra. A captação de água em Sergipe tem um processo diferente, pelas extensões, e com o Canal do Xingó poderemos mudar esse cenário. A obra é um diferencial, porque água é vida, emprego, renda e sustentabilidade. Queremos virar a página e iniciar essa obra, que precisa de dez anos de construção, para dar um presente à sociedade", colocou.

Segundo Giuseppe Vieira, a reunião faz parte de um conjunto de ações do Governo Federal voltadas à segurança hídrica em todo o país. "O estudo que estamos desenvolvendo contempla dez grandes empreendimentos em nível nacional, e o canal de Xingó é nosso ensaio. Começamos por ele, inclusive, em função da atuação do governador Fábio Mitidieri, de sempre cobrar e impulsionar sua execução. O estudo serve para demonstrar se o empreendimento é realmente viável, no sentido de disponibilização de água, levando em conta as prerrogativas dos órgãos de controle", pontuou.

Projeto

O planejamento do Canal do Xingó prevê um sistema adutor de água com captação localizada no reservatório de Paulo Afonso IV, no rio São Francisco. A vazão captada projetada é de 30,89 m²/a, e a extensão é de 305 quilômetros. A adução terá fins diversos, como abastecimento humano, irrigação e produção agropecuária. O projeto deverá contar com investimento da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

A obra compreende faixas de Sergipe e da Bahia, nos perímetros irrigados Santa Brígida, Manoel Dionísio (antigo Califórnia I e II), Califórnia, Jacaré-Curituba e mancha de Nossa Senhora da Glória.

Fonte: Secretaria Especial da Comunicação Social / Governo de Sergipe

Foto: Arthur Soares

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.