Poder e Cotidiano em Sergipe
Senac aproxima empresas a mão de obra qualificada 15 de Julho 18H:36
COTIDIANO

Senac aproxima empresas a mão de obra qualificada

O Senac Carreira, através do Banco de oportunidades, faz a ponte entre a vaga disponível no mercado e o egresso

 

Encontrar uma vaga no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Para conseguir êxito, é preciso se qualificar tecnicamente e desenvolver habilidades sociais de trabalho em equipe, por exemplo. Pensando em ampliar as possibilidades de acesso a um posto de trabalho para seus egressos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) possui o Banco de Oportunidade que aproxima empresas a mão de obra qualificada. Em 2021, 493 empresas receberam currículos dos nossos egressos para as vagas em suas empresas.


Segundo a diretora do Senac, Priscila Dias Felizola, o Senac Carreiras é pensado não só para as empresas e nem somente para os alunos, mas para desenvolver os dois em conjunto. “Disponibilizamos um serviço gratuito que proporciona a interação entre a oportunidade, egresso e o mercado de trabalho. Aqui, acolhemos as demandas do Setor do Comércio que chegam por meio da solicitação das empresas e disponibilizamos egressos que tenham o perfil de trabalho de acordo com a vaga desejada”, destaca.
“Uma das estratégias que utilizamos para mobilizar nossos alunos é informar a todas as turmas de todos os cursos por meio dos instrutores e dos analistas que possuímos o Senac Carreiras e temos Banco de Oportunidades que pode potencializar a empregabilidade deles. Deixamos especificados que aqueles alunos que se destacarem no curso têm mais chances de serem indicados e absorvidos pelo mercado de trabalho que é competitivo. Dessa forma, incentivamos nossos alunos a serem referência em suas áreas de atuação”, ressalta a diretora do Senac.

 

A gerente do banco de talentos, Marileide Martins, explica como as vagas podem ser disponibilizadas pelas empresas no Banco de Oportunidades. “Saliento que o Senac oferece esse serviço de forma gratuita, a fim de atender da melhor forma as necessidades de todas as companhias, independente da solicitação de vaga que é enviada a nós. Aqui, temos o cuidado de visualizar os critérios e encaminhar os profissionais que estão capacitados para melhor desenvolver a prática”, afirma.
O mercado de trabalho, hoje, precisa de profissionais que sejam capacitados e que busquem constantemente o conhecimento em sua área de atuação. Para os alunos Senac, ter acesso ao Banco de Oportunidade dentro da instituição apresenta-os ao mercado enquanto Senac, que é uma formadora com referência em qualidade de ensino a nível estadual e nacional.
“As empresas têm duas opções para receber currículos: pode ser via portal por meio do cadastro, no qual elas lançam a vaga e os alunos, que lá estão cadastrados, sinalizam interesse por essa vaga. Como também, existe a possibilidade de encaminharmos, através do e-mail os currículos que nós temos aqui no nosso banco físico. Observo que não é o Senac que faz a escolha de quem vai assumir a vaga, nós fazemos a seleção dos currículos dos profissionais egressos que têm o perfil solicitado e a empresa é quem seleciona quem vai assumir a vaga”, pontua Marileide.


Para o responsável do Centro de Aprendizagem Musical (CAM), Wesley Barbosa, o Senac Carreiras proporciona uma segurança a mais na hora de contratar. “Tive a oportunidade de conhecer o trabalho que o Senac desenvolve na formação de novos profissionais e a partir daí tivemos interesse em contratar através do Banco de Oportunidades. A experiência foi positiva, pois pudemos conhecer pessoas que estavam querendo um espaço no mercado de trabalho e que já possuíam formação e treinamento. Isso foi muito positivo, pois tínhamos a certeza de que estávamos trazendo para o nosso convívio pessoas que estavam preparadas e querendo agregar à instituição com muito engajamento”, relata.
O Senac Sergipe, através do Banco de Oportunidades, está de portas abertas para as empresas que têm interesse em buscar mão de obra treinada e qualificada. O contato pode ser realizado por meio dos telefones (79) 3212-1542 ou (79) 3212-1554, como também pelo e-mail banco.oportunidade@se.senac.br.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.