Poder e Cotidiano em Sergipe
Projetos de incentivo ao setor produtivo buscam manter empregos durante a pandemia 30 de Março 9H:19
PODER

Projetos de incentivo ao setor produtivo buscam manter empregos durante a pandemia

Preocupados com a recessão em meio à pandemia de covid-19, senadores têm apresentado nos últimos dias projetos de incentivo ao setor produtivo. Isenção e atraso na cobrança de impostos, desoneração da folha de pagamentos e criação de linhas de crédito para empresas são algumas das iniciativas sugeridas.

 

O PL 871/2020, do senador José Serra (PSDB-SP), cria o Fundo para Enfrentamento do Coronavírus. Entre as várias finalidades dessa reserva estão as subvenções econômicas e sociais para pessoas e empresas afetadas pela pandemia, inclusive com a criação de linha de crédito subsidiada para microempreendedores individuais e microempresas.

 — O quadro imposto pela crise do coronavírus exige respostas imediatas. Esse fundo abarcaria ainda dinheiro público, concentrando as ações e garantindo transparência aos gastos. É uma saída orçamentária para acelerar todo o processo, que será penoso e demandará atuação eficiente do Estado — explicou o senador pelas redes sociais.

O dinheiro do fundo viria de dotações específicas estabelecidas no Orçamento da União; de doações de organismos ou entidades nacionais, internacionais ou estrangeiras; e de pessoas físicas ou jurídicas nacionais ou estrangeiras, além de outras origens não enumeradas no texto.

Outro projeto, do senador Jaques Wagner (PT-BA), cria a Linha Emergencial de Capital de Giro, destinada à manutenção da produção, do emprego e da massa salarial. O PL 838/2020 autoriza a União a conceder subvenção econômica de R$ 100 bilhões ao BNDES para os financiamentos.

— A proposta estabelece que 40% dos recursos devem ser destinados aos pequenos negócios e microempresas. A obtenção do crédito fica condicionada à apresentação de plano de manutenção de empregos baseado na última folha de pagamento antes da eclosão da atual crise internacional — explicou o senador.

Também é dele o PL 877/2020, que suspende o recolhimento dos impostos e contribuições federais do Simples Nacional, regime simplificado de tributação para microempresas e empresas de pequeno porte. A suspensão prevista no texto é para os meses de março abril e maio, podendo ser prorrogada até agosto por decisão do Comitê Gestor do Simples. Assim como no outro projeto do senador, o benefício tem como contrapartida a apresentação de um plano de manutenção de empregos pela empresa.

Desoneração
Apresentado pelo senador Irajá (PSD-TO), o PL 949/2020 estabelece medidas de desoneração da folha de pagamentos para garantir a subsistência dos empreendimentos e a manutenção de empregos durante a pandemia. O projeto isenta os empregadores de pagar o FGTS e contribuições sociais enquanto durar o período de emergência em saúde pública declarado pelo Ministério da Saúde em razão da pandemia.

Para o senador, a situação exige que o Congresso reavalie temporariamente essas cobranças para manter empregos. “No Brasil, que se encontra em período de quarentena da grande maioria dos postos de trabalho considerados não essenciais, o Senado Federal e Câmara dos Deputados têm dever de se unir em consenso e construir um mecanismo para que as empresas de forma geral possam ter folego e não demitam milhões de brasileiros e brasileiras”, explicou ao apresentar o projeto.

Entretenimento
O setor de entretenimento, prejudicado pela pandemia, também pode ser beneficiado com isenções temporárias. O PL 869/2020 , do senador Weverton (PDT-MA), isenta por um ano as alíquotas da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), PIS/Pasep, Cofins, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre as receitas decorrentes da atividade de entretenimento.

“A indústria do entretenimento tem um importante papel na economia, e seus impactos podem ser observados de inúmeras formas. A mais evidente é a dos aspectos econômicos em nível nacional, uma vez que a indústria em questão representa a nona maior fonte de renda dos brasileiros”, explicou o senador na justificativa do projeto.

Microempreendedores
Os microempreendedores individuais que perderem totalmente a renda também podem receber um auxílio enquanto durar o estado de calamidade pública da pandemia. O PL 954/2020, do senador Angelo Coronel (PSD-BA), cria a  Bolsa Calamidade, que será paga a esses microempreendedores e trabalhadores com renda de até três salários mínimos no período de calamidade.

— É mais uma ação para enfrentar a crise do coronavírus e amenizar os efeitos aos trabalhadores. Em momentos como o que estamos passando, seguimos colaborando com ideias para que o impacto seja minimizado — declarou o senador pelo Twitter.

O benefício é limitado ao valor de um salário mínimo. Além de receber esse valor, os microempreendedores ficarão isentos de impostos e contribuições federais. Todos os beneficiários do Bolsa Calamidade também não pagarão contas de energia, água e telefone.

 

incentivos_setor_produtivo22.jpg

Da Agência Senado

Foto:Marcos Negrini/Setecs-MT

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.