Poder e Cotidiano em Sergipe
Projeto cria regras para compra de passagens aéreas na administração pública 17 de Fevereiro 10H:24
PODER

Projeto cria regras para compra de passagens aéreas na administração pública

Texto determina que passagens sejam compradas com 30 dias de antecedência e observado o menor preço

O Projeto de Lei 6491/19 regulamenta a compra de passagens aéreas pagas com recursos públicos. Segundo o texto, as passagens aéreas custeadas com recursos públicos deverão ser adquiridas com antecedência mínima de 30 dias e utilizando-se como critério o menor preço. De acordo com a proposta, caso o agente público opte por outro tipo de viagem, em classe executiva, por exemplo, deverá arcar com os custos excedentes.

O texto em análise na Câmara dos Deputados autoriza compras emergenciais apenas por motivo de força maior ou urgência, desde que justificada e autorizada pela administração pública.

“Não são raros os casos de agentes públicos flagrados viajando em classes de luxo às custas da Administração Pública Federal. Cito, como exemplo, o caso do Congresso Nacional que, por ano, gasta cerca de R$ 2,8 bilhões com passagens aéreas”, critica o autor do projeto, deputado Sanderson (PSL-RS). Para ele, independente do motivo da viagem ou o cargo ocupado pelo agente público, a compra deve atender a princípios da economicidade, eficiência e moralidade.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

 

Da Agência Câmara Notícias

Foto:Michel Jesus/Câmara dos Deputados

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.