Poder e Cotidiano em Sergipe
Presidente do TJSE mantém servidores obrigados a trabalhar inclusive presencialmente 30 de Março 11H:03
PODER

Presidente do TJSE mantém servidores obrigados a trabalhar inclusive presencialmente

O Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Osório Ramos Filho, recusou as propostas do Sindijus para limitar o funcionamento do órgão aos serviços essenciais e suspender a exigência de produtividade média dos servidores no período de prevenção ao coronavírus. Em resposta, o presidente do TJ disse que cabe a cada servidor providenciar os equipamentos necessários ao trabalho remoto. Quem não possui equipamento permanece obrigado trabalhar presencialmente, arriscando a própria vida.

 

A direção do sindicato protocolou, no último dia 23, um ofício solicitando mudanças nas medidas adotadas no TJSE de prevenção à pandemia do Covid-19. O sindicato foi motivado por diversas questões que tem preocupado a categoria, sobretudo, pela necessidade de preservar a saúde dos servidores que não possuem meios ou equipamentos necessários para manter a produção em home office. Alguns servidores estão sendo obrigados a correr riscos trabalhando presencialmente nos fóruns ou no Palácio, situação que desvirtua a principal recomendação que têm sido defendida em todo o mundo: o isolamento social.

A seguir, confira cada uma das respostas do presidente do TJSE enviadas via ofício, na última quarta-feira, 25, ao sindicato:

Serviços essenciais

No ofício, a direção do Sindijus solicitou que o trabalho remoto, autorizado excepcionalmente, assegure exclusivamente a manutenção dos serviços essenciais. Bem como propôs que sejam definidos esses serviços essenciais que devam ser prestados, conforme orienta a Resolução nº 313/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Presidência do TJ negou, fundamentando na impossibilidade de interrupção de serviços públicos essenciais. Argumento que utilizou de maneira redundante ou distorcida, já que a preocupação do sindicato é exatamente em preservar a continuidade desses serviços. Outro argumento utilizado pela gestão foi que todos os processos tramitam de forma eletrônica. Contudo, os gestores não pactuaram com os servidores a responsabilidade pelo fornecimento do equipamento e da infraestrutura necessária ao trabalho.

Com a negativa, a falta de limitação aos serviços essenciais continuará gerando cobranças desiguais e injustas no TJSE. Uma parcela dos servidores tem sido cobrada a manter a produção e a jornada neste período extraordinário, quando não é possível executar todos os trabalhos, já que a própria gestão suspendeu os prazos e parte significativa dos serviços - como a realização de audiências, atendimentos e expedição de mandados.

Produtividade

Outro requerimento do Sindijus é que seja alterada a Portaria 13/2020, a fim de excluir a determinação para que as chefias acompanhem a produtividade de cada servidor, seguindo a média de produção da unidade.

A justificativa da Presidência do TJ para manter a cobrança da produtividade é que "não houve suspensão das atividades judiciárias, mas tão somente a instituição de regime diferenciado de trabalho." Contudo, flexibilizou ao garantir que "prevalecerá a sensibilidade do gestor e dos respectivos órgãos de controle no tocante às dificuldades enfrentadas pelos servidores nesse grave período de crise sanitária."

Dessa forma, a Presidência lava as mãos e deixa os servidores a mercê da boa vontade dos gestores. Criando um ambiente favorável a mais tratamentos diferenciados dentro do mesmo órgão. A cobrança da produtividade, ora mantida, têm pressionado principalmente os servidores lotados nas varas - técnicos, agentes, escrivães e assessores. Uma ordem abusiva e impraticável, considerando que muitos serviços estão suspensos e diversos atos processuais não podem ser executados neste momento.

Equipamentos

A principal preocupação do Sindijus é com os servidores que não possuem equipamentos ou meios necessários para execução de trabalho remoto e estão sendo obrigados a continuar trabalhando presencialmente nas unidades do TJ. Como solução, o sindicato reivindicou que os trabalhadores nessa situação sejam isentos do trabalho nesse período calamitoso.

Em resposta, o Presidente do TJSE disse que "cabe ao servidor que deseja permanecer em casa providenciar as ferramentas necessárias à execução do trabalho, permanecendo franqueado o acesso ao seu local de trabalho."

A Presidência do TJSE mostra que está decidida a manter os demais obrigados a trabalharem presencialmente, mesmo que essa postura venha a custar vidas. A insistência na presença de servidores nos locais de trabalho contraria as recomendações de isolamento que têm sido orientadas em todas as partes do mundo e demonstra que o Judiciário sergipano não tem qualquer preocupação com a vida dos trabalhadores que não receberam notebooks, ao contrário dos juízes. A posição imprudente e desnecessária põe em grave risco os servidores que sequer são lembrados nas manchetes do tribunal, como na recente que festeja: “Magistrados do TJSE emitem quase seis mil sentenças em nove dias.”

Entrada nas unidades

O Sindijus também requereu que fosse proibida a entrada de servidores nas unidades do TJSE, exceto os que atuassem em serviços essenciais. A gestão do TJ negou, igualmente aos outros pedidos. Mais uma posição inconsequente que contraria as medidas de combate à pandemia, ao não evitar aglomerações e, muito menos, o isolamento social.

Mandados

Diante dos relatos de oficiais de justiça e executores de mandados, que equivocadamente continuam sendo expedidos mandados, o sindicato solicitou que os mandados não urgentes sejam bloqueados, via sistema. Nesse ponto, a Presidência do TJ concordou parcialmente e frisou que estão "os respectivos executores autorizados ao cumprimento tão somente daqueles reconhecidamente urgentes". No entanto disse não ser possível o bloqueio do sistema.

Ampliação da suspensão

Em relação a ampliar a suspensão dos prazos processuais até 30/04/2020, nos termos da Resolução nº 313 do CNJ, a gestão do TJ informou que o pleito já foi atendido pela Portaria nº 16/2020, publicada no mesmo dia em que foi enviado do ofício do sindicato.

Comunicado à população

A entidade sindical tem solicitado, reiteradamente, o uso de veículos de comunicação de massa para informar à população a suspensão do atendimento e das audiências. Quanto a essa preocupação, a Presidência do TJ também manteve resistência, limitando a comunicação ao público apenas via imprensa e às mídias sociais do tribunal. E remeteu a responsabilidade a outros entes públicos.

Por fim, os posicionamentos intransigentes da Presidência do TJSE contrastam com o momento que exige diálogo e solidariedade entre patrões e empregados ou entre gestores e servidores. E mais grave, confirmam que parte dos servidores estão excluídos da quarentena, pois continuam sendo obrigados a trabalhar presencialmente nas unidades do tribunal. A postura é ostensivamente desumana e desconsidera, até mesmo, o Governo Federal e o CNJ, que recomendam o isolamento social e a manutenção dos serviços essenciais.

Da Assessoria SINDIJUS

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.