Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeito participa do lançamento do Plano de Desenvolvimento de Sergipe 13 de Novembro 10H:01
PODER

Prefeito participa do lançamento do Plano de Desenvolvimento de Sergipe

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na tarde de ontem (12) do lançamento do Plano de Desenvolvimento de Sergipe para os anos 2020-30. I

niciativa da Assembleia Legislativa de Sergipe, o estudo será construído pela Fundação Dom Cabral, com a participação de diversos setores da sociedade. O objetivo é mapear os setores produtivos do Estado, coletando dados e apontando caminhos para a sustentabilidade da economia estadual.

“Estou com o coração radiante de alegria e esperança por participar deste evento. Parabenizo a Assembleia Legislativa pela iniciativa de propor a discussão de um novo ciclo econômico para o Estado. Precisamos introduzir o nosso estado num novo patamar de desenvolvimento e não tem maneira melhor de enfrentar as dificuldades do que com planejamento. Isto exigirá de nós acuidade, paciência e tranquilidade para aplicar o que for estabelecido no Plano e trabalhar duro para alcançar os objetivos”, afirmou o prefeito.

Edvaldo ressaltou que o trabalho de planejamento estratégico foi fundamental para o sucesso da gestão municipal. “Os êxitos da nossa gestão se devem ao Planejamento Estratégico que fizemos. Detectamos as demandas da realidade e planejamos onde queremos chegar. Acredito no planejamento e na gestão. Em Aracaju, temos avançado muito e trabalhado para a construção de uma cidade melhor”, disse ele, que elogiou ainda a escolha pela Fundação Dom Cabral. “Tenho consciência da expertise da fundação para colaborar e chegar a bom termo de um projeto que contribuia para o desenvolvimento do estado”, frisou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo, destacou que o Parlamento dará sua contribuição à busca das melhores iniciativas para o futuro do Estado.

"Vamos pensar o destino de Sergipe e elaborar um projeto de sustentabilidade para o Estado. O Plano é uma ferramenta de gestão, para que se faça um raio-X das principais cadeias produtivas de Sergipe e estabeleça um caminho para os próximos 10 anos. Será uma Discussão técnica sobre as dificuldades econômicas de Sergipe e a busca de alternativas para o futuro”, disse. De acordo com ele, o plano será elaborado em oito meses, período no qual será realizado um amplo debate com as entidades representativas da sociedade sergipana.

O governador Belivaldo Chagas também parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa. “Fazer planejamento trancado em salas é fácil, mas discutir com a sociedade é mais, embora apresente os melhores resultados. Estou confiante com o futuro de Sergipe. E o Poder Executivo está à disposição para contribuir com a elaboração do plano”, disse. O representante da Fundação Dom Cabral, professor Humberto Falcão, reforçou que “o planejamento é fundamental”. “Nosso papel é ajudar a estruturar o processo do Plano de Desenvolvimento para Sergipe. É muito bom que o planejamento seja colaborativo. É a melhor maneira de fazer”, afirmou.

O Plano

O Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe – PDES 2020-2030 - compreenderá um rico diagnóstico participativo situacional detalhado dos principais eixos econômicos do Estado de Sergipe no que tange as principais cadeias produtivas, se tornando uma ferramenta de análise e gestão, permitindo aos representantes do povo a elaboração de indicações ao Poder Executivo, com olhar democrático e o compartilhamento de informações entre os Poderes, sociedade civil, iniciativa privada, envolvendo assim múltiplos stakeholders, durante a elaboração do Plano objetivando seu máximo aproveitamento no desenvolvimento sustentável de nosso Estado para os próximos 10 anos.

O projeto terá 8 meses para conclusão, sendo dividido em 4 produtos e 6 metas, sendo: Produto 1 contempla a meta 1 que visa o lançamento do Projeto; Produto 2 contempla as metas 2 que visa a escuta ampliada, a meta 3 que visa a realização de estudos e a meta 4 que visa a convergência dos dados e estudo das metas 2 e 3; Produto 3 contempla a meta 5 que visa a devolutiva dos stakeholders envolvidos e o Produto 4 corresponde à meta 6 que visa a Apresentação do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe – PDES 2020-2030 e com um investimento total de R$ 690 mil.

 

Agência Aracaju de Notícias

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.