Poder e Cotidiano em Sergipe
Partidos correm para fechar chapa de vereadores 30 de Março 7H:53
PODER | Por Max Augusto

Partidos correm para fechar chapa de vereadores

Engana-se quem acha que os políticos estão paralisados na quarentena. É ano de eleição e há muitas movimentações nos bastidores, inclusive nestes últimos dias. O calendário eleitoral continua mantido e na dúvida, ninguém quer ficar para trás.

A principal movimentação política se dá nos comandos dos partidos, que ainda estão em busca de candidatos a vereadores, fechando as suas chapas.

Isso porque o processso de filiação termina na próxima sexta-feira, dia 3 de abril, e ninguém quer arriscar, já que não houve até o momento modificação no calendário eleitoral.

Recuo
Apesar disso, tem gente achando que as articulações e conversas políticas direcionadas à eleição deste ano continuam, mas com um certo recuo. Eles lemram que em Brasília se fala que as eleições devem ser adiadas por pelo menos dois meses e as lideranças já perceberam isso.

“Assim, quem estava preparado para começar a corrida, agora vai ter que aguardar para começar a corrida lá na frente”, disse ao BLOG DO MAX um experiente político.

 

Veja o que prevê o calendário eleitoral:

 

4 DE ABRIL – SÁBADO (6 MESES ANTES)
Data até a qual todos os partidos políticos que pretendam participar das eleições de 2020 devem ter obtido registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 4º).
Data até a qual os pretensos candidatos a cargo eletivo nas eleições de 2020 devem ter domicílio eleitoral na circunscrição na qual desejam concorrer e estar com a filiação deferida pelo partido, desde que o estatuto partidário não estabeleça prazo superior (Lei nº 9.504/1997, art. 9º, caput e Lei nº 9.096/1995, art. 20, caput).
Data até a qual o presidente da República, os governadores e os prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos caso pretendam concorrer a outros cargos (Constituição Federal, art. 14, § 6º).
Data a partir da qual é garantido, às entidades fiscalizadoras, o acesso antecipado aos sistemas eleitorais desenvolvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral e o acompanhamento dos trabalhos para sua especificação e desenvolvimento, para fins de fiscalização e auditoria, em ambiente específico e sob a supervisão do TSE (Lei nº 9.504/1997, art. 66, § 1º).

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.