Poder e Cotidiano em Sergipe
Novo presidente do STF diz que prisão de Lula deve ser mantida 18 de Setembro 8H:29
PODER

Novo presidente do STF diz que prisão de Lula deve ser mantida

O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, declarou que é difícil que a prisão do ex-presidente Lula seja derrubada por decisão do plenário. Esse novo julgamento é parte do recurso apresentado pela defesa do petista.

O objetivo dos advogados de Lula é reverter a decisão da Corte, que em abril negou por seis votos a cinco o pedido que evitaria a prisão do ex-presidente, após condenação em segunda instância.

Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá, litoral paulista.

O julgamento deste recurso contra a decisão começou a ser votado no plenário virtual, quando os ministros não se reúnem e votam pelo computador.

Na última sexta, 14, Ricardo Lewandowski pediu vista do recurso para levar a decisão para o plenário físico. No momento, havia sete votos contrários à decisão e um favorável à liberação de Lula.

“O fato é que nesse caso já houve no plenário virtual seis votos [foram sete] a favor da situação anterior e um divergente. Na minha opinião, eu penso, que como se trata de um recurso limitado, que são os embargos de declaração, e o tema foi extremamente debatido, muito dificilmente vai haver qualquer mudança”, disse Toffoli.

O novo ministro também rebateu as críticas feitas pelo candidato Jair Bolsonaro (PSL), que em uma transmissão via Facebook, nesse domingo, afirmou que as eleições sofrerão com fraudes nas urnas. O candidato criticou a posição do STF de impedir o voto impresso.

As urnas eletrônicas são totalmente confiáveis. Os sistemas são abertos a auditagem para todos os partidos políticos seis meses antes das eleições, também para o Ministério Público e para a Ordem dos Advogados do Brasil", explicou o ministro.

Ele ainda relembrou que Bolsonaro sempre foi eleito através das urnas eletrônicas e ressaltou que nesta edição das eleições haverá observadores internacionais da Organização dos Estados Americanos (OEA).

*Com informações da Agência do Rádio

Foto: Instituto Lula

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.