Poder e Cotidiano em Sergipe
Ministra da Igualdade Racial elogia debate sobre saúde negra na Câmara 6 de Maio 15H:59

Ministra da Igualdade Racial elogia debate sobre saúde negra na Câmara

A maior incidência de doença falciforme em pessoas negras motivou a criação, na Comissão de Seguridade Social, de uma subcomissão para acompanhar a saúde da população negra no País. A anemia falciforme é uma doença hereditária que se caracteriza pela mudança dos glóbulos vermelhos do sangue. Como essas células têm sua membrana alterada, elas se rompem com mais facilidade e causam anemia, com fortes dores, fadiga intensa, palidez, atraso no crescimento, feridas pelo corpo, tendência a infecções e problemas no coração, pulmão e rins. No Brasil, há 40 mil pessoas com doença falciforme.

Deputada Benedita da Silva e a ministra Nilma Gomes: luta pela saúde de qualidade para a população negra Nesta quarta-feira, a subcomissão ouviu a ministra da Secretaria da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes. "A importância da participação e do trabalho da subcomissão é pra que a gente possa ter mais estudos, ouvir a população, verificar onde a política ainda tem limites e precisa avançar. A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra é uma política prevista no Estatuto da Igualdade Racial", explicou a ministra lembrando que a secretaria já vem realizando um trabalho junto com o Ministério da Saúde para implementar essa política.

 A subcomissão tem sete integrantes e é presidida pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Segundo ela, há outros problemas de saúde pública que atingem mais a população negra, como as mortalidades materna e infantil e a Aids.

"Esses temas não são comuns de serem tratados na Seguridade Social, acredito que os deputados e deputadas vão conhecer um pouco mais e não vão ver apenas com viés ideológico, de achar que há uma disputa política, ou racismo ao contrário, e vão ver que a população negra está morrendo."

A deputada adiantou que a subcomissão deve viajar para o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia para discutir com autoridades, prefeitos e representantes de segmentos sociais sobre as políticas públicas para a saúde da população negra.

A subcomissão para avaliar as políticas de assistência social e saúde da população negra tem prazo de trabalho de 90 dias. A relatoria ficou a cargo do presidente da Comissão da Seguridade Social, deputado Antonio Brito (PTB-BA).


Fonte: Agência Câmara Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.