Poder e Cotidiano em Sergipe
Ministério Público proíbe campanha com aglomeração em cinco municípios 27 de Outubro 6H:19
PODER

Ministério Público proíbe campanha com aglomeração em cinco municípios

O Poder Judiciário atendeu pedido formulado pelo Ministério Público Eleitoral, através da Promotoria que oficia perante a 14ª Zona, e deferiu liminar proibindo a realização de comícios, carreatas, passeatas e caminhadas, bem como qualquer outro evento eleitoral que possa causar aglomeração ou concentração de mais de 30 (trinta) pessoas, nos municípios de Maruim, Rosário do Catete, General Maynard, Carmópolis e Divida Pastora. A decisão foi assinada pelo juiz Eleitoral Roberto Flávio Contado de Almeida.

O pedido foi feito pela promotora Eleitoral da 14ª Zona Joelma Soares Macedo de Santana, após verificada a realização de eventos políticos com aglomeração de pessoas nestes municípios, ampliando o risco de contágio da Covid-19 e ignorando a Recomendação de nº 13/2020, expedida pelo MPE, orientando sobre as normativas e medidas sanitárias para resguardar a saúde da população durante o processo eleitoral.

Nos eventos de campanha observados pelo MP, foi constatada aglomeração de pessoas nos pontos de concentração e de dispersão dos atos, impulsionados quase sempre pelo uso de aparelhos sonoros, o que pode ser comprovado por vídeos e fotografias que circulam nas mídias sociais. O mesmo raciocínio se estende para justificar a proibição de caminhadas e passeatas, que dificilmente podem ser realizadas sem gerar a aglutinação de pessoas em grande número.

A Justiça Eleitoral estipulou multa no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para cada ato de descumprimento, valor que será revertido para o Fundo Partidário. A multa também incidirá caso o beneficiário por ato que desrespeite a decisão, notificado da existência do evento por qualquer meio pela Zona Eleitoral, não demonstrar que diligenciou para tentar impedir sua realização.

Fonte e Foto: Ascom/MP/SE

 

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.