Poder e Cotidiano em Sergipe
Itabaiana: obra ajuda no combate a doenças causadas pela falta de saneamento 18 de Novembro 10H:06
PODER

Itabaiana: obra ajuda no combate a doenças causadas pela falta de saneamento

O retorno do esgoto para a residência é sinal de que algo não está funcionando de forma adequada na rede de esgotamento do imóvel.

Além do mau cheiro, a população de todo o bairro pode acabar sofrendo com a proliferação de doenças, geradas por bactérias, vírus e fungos, dentre elas: febre tifoide, poliomielite, esquistossomose, cólera, hepatite A, toxoplasmose e leptospirose (conhecida como a doença do rato), por exemplo.

Com as obras em andamento na cidade de Itabaiana, financiadas pelo Banco Mundial através do Programa Águas de Sergipe, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) trabalha para que a comunidade não corra esse risco.

“No tratamento, os detritos e matéria orgânica são separados da água para que ela seja devolvida limpa ao meio ambiente”, salientou o diretor de Meio Ambiente e Expansão da Companhia, Gabriel de Campos, ressaltando que o esgoto tratado evita a proliferação dessas e de outras doenças.

É importante ressaltar que no Brasil, as doenças de transmissão feco-oral (diarreias, febres entéricas e hepatite A) foram responsáveis por 87% das internações causadas pelo saneamento ambiental inadequado no período de 2000 a 2013, segundo dados do IBGE.

Além das infecções transmitidas diretamente pela água contaminada, há também infecções causadas por mosquitos que se reproduzem em água parada, como dengue, chikungunya e febre amarela.

"A Organização Mundial da Saúde aponta que é de fundamental importância para a redução das diarreias, por exemplo, o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário adequado. Por isso, esse investimento de mais de R$ 47 milhões, através do Programa Águas de Sergipe, vai amparar as políticas de prevenção de uma série de doenças que, costumeiramente, corresponde à maioria dos atendimentos na rede básica de saúde do município”, argumentou Gabriel.

Por que separar água da chuva e esgoto?

Os problemas aparecem quando as duas redes são interligadas indevidamente e isso pode ocorrer através de ligações mal feitas ou clandestinas. Quando as águas residuais da chuva caem equivocadamente na rede de esgoto, aumentam as chances de extravasamentos, com o retorno do esgoto para as residências.

Esse problema causa um enorme transtorno, pois toda a sujeira do esgoto acaba retornando para dentro de casa. Para evitar esse tipo de dor de cabeça, o projeto da Deso incluiu além do sistema de esgotamento, a estruturação de toda a rede de drenagem que atende a parte central do município serrano.

O destino de um esgoto despejado incorretamente na rede de drenagem pluvial leva diretamente a rios, lagos e mares, poluindo os mananciais.

"Foi isso que aconteceu por muitos anos na cidade comprometendo a preservação do Açude da Marcela", lembra o gerente de Ações socioambientais da Deso, Ardilles Ferreira de Souza, ao ressaltar que com a nova rede, o esgoto passará a ser tratado na estação elevatória, em funcionamento desde 2017 com tecnologia ultravioleta.

 

Da Ascom/Deso

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.