Poder e Cotidiano em Sergipe
Ex-secretário de Saúde alerta para uso de ivermectina 6 de Julho 8H:45
PODER | Por Max Augusto

Ex-secretário de Saúde alerta para uso de ivermectina

Por André Sotero
Médico cardiologista e ex-secretário de Saúde de Aracaju

Cloroquina, ivermectina, albendazol, vitaminas que fazem parte do cardápio de quem pode comprar, chá de boldo, ozonioterapia e similares. Tentativas válidas quando indicadas com boas intenções. Na hora do desespero as pessoas procuram até templos de ladrões que utilizam o nome de Deus ( há maus exemplos em todos os lugares). Tentativas heroicas no momento do desespero.

O mal está na maneira como o profissional de saúde passa a informação ao paciente neste momento no qual entidades médicas têm posicionamentos tão diferentes sobre o mesmo assunto.

Prescrevê-las com a informação de que elas realmente influenciam na evolução da doenças ( na maioria dos casos baseados no achismo e estudos in vitro). Creio ser postura que esteja contribuindo para matar pessoas e ajudar a destruir a economia.

Foi exatamente o que fez alguns líderes mundiais, não pensando em salvar vidas, mas sim lograrem frutos políticos como salvadores dos seus eleitores. Quantos se expuseram ao contágio cientes da cura anunciada?

Meu dia a dia é atendendo pacientes. Eis o diálogo do momento: - doutor, preciso ganhar dinheiro e já sei que não tem problemas. Meu médico me disse que se eu fizer o tratamento precoce, não terei complicações.

Percebem a diferença quando o profissional deixa claro que trata-se de uma tentativa em um momento de muitas incertezas? Descumprem isolamento social, não fazem higienização correta das mãos, chamam amigos para curtirem as lives, usam máscara no pescoço. Pasmem, em nosso país o presidente não acho isto obrigatório.

Minha política é a Medicina. Testes sorológicos refletem, em sua maioria, infecção passada. O resultado do Rt-PCr- exame da fase aguda- tem seu resultado, na maioria dos serviços, 5, 7 ou mais dias após a coleta. Uma testagem muito mais ampla da população e resultado mais rápido, aí sim, poderíamos isolar os positivos e de maneira muito mais efetiva do que o " fique em casa" teríamos uma ação muito mais efetiva no controle da doença.

Esta curva epidemiológica tão longa esta destruindo vidas e empregos.Desde o princípio há erros graves no enfrentamento. Muitos profissionais continuam a confundir política partidária com política de enfrentamento a Covid-19. Natural em um país onde o líder maior despreza a ciência, onde não há Ministros da Saúde e Educação, onde muitos não sabem o que é um microscópio.

Enfim, as mortes aumentam e persistem os mesmos debates. Cada óbito, em especial de um colega médico me entristece e deprime-me cada constatação de quem despreza o sofrimento do próximo. Como bem diz a filosofia Kardecista, nosso planeta é de espiações e provas. Nosso caminho para evolução, em especial neste momento, parece-me cada dia mais distante.

 

 

Comentários

  • Natividade 14/07/2020 às 07:10

    Parabéns seu olhar técnico crítico e reflexivo ajuda a dismistificar o achismo com evidências.E desconstruir a falsa esperança que que deveria ter como eixo os dados epidemiológicos e as rmas concretas para combater este mal

  • Thiago Carvalho 06/07/2020 às 13:27

    Sábias palavras dr. Sotero, admiro muito o seu trabalho e preocupação. Realmente não estão dando importância ao vírus e muitos ignoram a doença chamada COVID 19. Doutor. Sei muito bem o quanto a medicina é importante nesse momento e muitos estão torcendo para uma vacina e/ou remédio eficaz para o combate ao novo corona vírus. Sigo me preservando pois uma vez eu vi na internet como a pessoa que tem a COVID 19 reage é triste e desesperador, mais confiante em Deus primeiramente para que ELE use os médicos e cientistas para que o mais rápido torne real a cura para esse vírus maligno.

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.