Poder e Cotidiano em Sergipe
Emenda de Laércio cria seguro-garantia para pagar terceirizados 5 de Junho 16H:31
PODER | Por Max Augusto

Emenda de Laércio cria seguro-garantia para pagar terceirizados

O deputado federal Laércio Oliveira (PP) apresentou seis emendas à nova lei de licitações (PL 1292/95), que foi votada no Plenário da Câmara na última quarta-feira, dia 4.

Uma delas visa garantir os direitos dos trabalhadores terceirizados, através do seguro-garantia. A proposta foi incorporada ao texto.

De acordo com Laércio, o projeto é muito importante, porque visa combater a corrupção, o excesso de burocracia, as interrupções das obras e dos serviços, além de dar maior agilidade ao processo de licitação, como um todo.

A proposta cria modalidades de contratação, exige seguro-garantia para grandes obras, tipifica crimes relacionados ao assunto e disciplina vários aspectos do tema para as três esferas de governo (União, estados e municípios).

Direitos dos trabalhadores
“Apresentei uma emenda porque o maior problema para a Administração no processo de terceirização, sem dúvida é a falta de garantia dos direitos trabalhistas dos trabalhadores terceirizados, tendo em vista que é muito constante a empresa contratada entrar em estado pré-falimentar ou mesmo ir a falência, durante, ou principalmente no final do contrato”, explicou Laércio.

De acordo com o parlamentar, esse problema, invariavelmente, não acontece por culpa exclusiva da empresa contratada, mas também da administração pública, que já no início da contratação “dispensa o mesmo tratamento para produtos, serviços continuados e obras, portanto não separa a compra de um simples lápis, copos descartáveis, computador, etc da contratação de serviços com predominância de mão de obra, onde o principal insumo é o ser humano”, explicou o parlamentar.

 

Da Assessoria Parlamentar

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.