Poder e Cotidiano em Sergipe
Edvaldo participa de reunião com ministro Paulo Guedes 8 de Agosto 11H:54
PODER | Por Max Augusto

Edvaldo participa de reunião com ministro Paulo Guedes

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na tarde desta sexta-feira, 7, de reunião virtual, com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O encontro foi organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Na pauta, a reforma tributária e a necessidade de apoio financeiro do governo federal ao transporte coletivo, impactado pela pandemia. Na discussão, Edvaldo foi enfático na defesa dos municípios brasileiros. Ele ressaltou que a reforma, embora necessária, não pode prejudicar as finanças das cidades.

“Discutimos com o ministro a situação dos municípios e as dificuldades que temos enfrentado diante da queda da arrecadação tributária e as novas necessidades decorrentes do enfrentamento à covid-19. Precisamos ter condições de vencer a pandemia e estruturar financeiramente as prefeituras. Encontramos no ministro apoio aos nossos pleitos e saímos do encontro otimistas de que os municípios serão atendidos”, afirmou o prefeito.

Edvaldo ressaltou que a FNP é favorável à reforma tributária, mas pondera que não pode haver perda de recursos para os municípios, além de defender uma reformulação do Pacto Federativo. “Apoiamos, mas é fundamental que esta reforma aconteça com o propósito de simplificar os tributos, pois ninguém aguenta mais pagar impostos. Mas os municípios não podem ser prejudicados. É importante que, primeiro, o Governo Federal unifique seus impostos, para, a partir daí, discutir uma reforma mais profunda, que passe por uma alteração do Pacto Federativo”, argumentou.

Em relação ao transporte público, os prefeitos pontuaram a necessidade de uma iniciativa do Governo Federal que assegure o funcionamento do setor após as grandes perdas decorrentes do período de pandemia, quando ocorreu uma queda significativa do número de usuários. “É preciso que a União injete recursos para que o transporte coletivo continue funcionando sem riscos”, defendeu Edvaldo.

O ministro Paulo Guedes declarou que “ajudará no que puder” e que é necessário identificar soluções definitivas. Ele também concordou que é preciso reformular o Pacto Federativo, direcionando mais recursos para os municípios. Guedes também se comprometeu em aprofundar a discussão sobre o transporte público. Além de Edvaldo, participaram da audiência virtual os prefeitos Firmino Filho (Teresina/PI); ACM Neto (Salvador/BA); Gean Loureiro (Florianópolis/SC) e Clécio Luís (Macapá/AP).

 

Da Ascom/PMA

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.