Poder e Cotidiano em Sergipe
Edvaldo autoriza obra em mais um corredor de trânsito, do Centro ao Augusto Franco 30 de Outubro 12H:23
PODER | Por Max Augusto

Edvaldo autoriza obra em mais um corredor de trânsito, do Centro ao Augusto Franco

Na manhã desta quarta-feira, 30, o prefeito Edvaldo Nogueira autorizou as obras de recapeamento das ruas e avenidas que formam o corredor Centro-Augusto Franco, o terceiro a receber melhorias na cidade.

Com 11,5 km de extensão, o corredor, que atravessa 17 vias, receberá novo pavimento asfáltico, desde o Centro da capital, atravessando os bairros São José, 13 de Julho, Jardins e Inácio Barbosa, até chegar ao conjunto Augusto Franco. O investimento é de R$ 7,3 milhões do projeto de Mobilidade Urbana, fruto de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal.

“Esta é uma obra essencial para a cidade. É o terceiro corredor que estamos recuperando. Este tem grande importância, pois se inicia no Centro da cidade e segue até o conjunto Augusto Franco, na zona sul. É um grande corredor, que possui um trânsito intenso, por onde passam muitos ônibus, de modo que sua recuperação será fundamental para melhorar a mobilidade urbana”, afirmou o prefeito.

De acordo com Edvaldo, o planejamento da obra prevê a realização do recapeamento das ruas e avenidas do corredor que passam pelo Centro e São José em até 40 dias para que o acesso ao Centro Comercial no período natalino, quando há aquecimento das vendas, não seja prejudicado.

“A obra já se inicia na tarde desta quarta-feira, aqui na rua Cedro, e será realizada de maneira rápida para que não haja prejuízo ao comércio”, reforçou;

O projeto contemplará os 11,5 km de extensão do corredor, composto pelas seguintes ruas e avenidas: avenidas Josias José de Almeida, Adel Nunes e Vereador Manoel Dória (conjunto Augusto Franco - Farolândia); avenida Paulo VI (Inácio Barbosa); avenidas Iolanda Pinto de Jesus, Ministro Geraldo Barreto Sobral e Pedro Valadares (Jardins); avenidas Professor Acrísio Cruz e Anísio Azevedo, e Rua Cedro (13 de Julho e Salgado Filho); ruas Itabaiana, Itabaianinha, Divina Pastora, entrada e saída do Terminal Luiz Garcia, Capela, Arauá, avenida Gonçalo Prado Rollemberg e rua Guilhermino Rezende (Centro e São José).

Além da recomposição do pavimento, com a retirada e aplicação de nova camada asfáltica serão realizados serviços de implantação de meio-fio, de calçadas em concreto desempolado, rampas de acesso para pessoas com deficiência, sinalização horizontal, vertical e implantação de semi-pórtico metálico. O prazo para execução das obras é de 180 dias.

Segundo o superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju, Renato Teles, durante a realização da obra, ocorrerão bloqueios parciais das vias, mas sem impedimento do tráfego.

“Não ocorrerão bloqueios totais, nem haverá desvio na rota do transporte público. É natural que haja uma certa lentidão, mas os agentes estarão orientando o trânsito e vias alternativas serão sugeridas”, informou. Renato lembrou que, por mês, mais de 1 milhão de usuários do transporte público são transportados neste corredor, o que demonstra o alcance da obra. “A recuperação deste corredor irá gerar grande benefício para a cidade como um todo”, disse.

Projeto de Mobilidade Urbana

O corredor Centro-Augusto Franco é o terceiro a ser recuperado com o Projeto de Mobilidade Urbana. O primeiro a receber as intervenções foi o corredor da Beira Mar, já em fase de conclusão, e o segundo, recém-iniciado, foi o corredor da avenida Augusto Franco, popularmente conhecida como Rio de Janeiro.

Além destes, também será completamente reestruturado o corredor Hermes Fontes. Pelo projeto de mobilidade, a Prefeitura instalará, ainda, 150 novos abrigos de ônibus, construirá um novo terminal na região dos Mercados Centrais, reformará os terminais da Atalaia e do DIA, construirá uma Central Semafórica, além de já estar finalizando a instalação dos semáforos inteligentes.

Ao discursar no evento, o prefeito qualificou sua alegria de três formas: “a alegria da coragem”, por retomar um projeto de tamanha relevância, como o da Mobilidade Urbana, e executá-lo em benefício da cidade; “a alegria da rotina”, por honrar por mais um mês o pagamento em dia do salário dos servidores, que receberão seus vencimentos na noite desta quarta, e “a alegria da esperança”, pois assinará nesta quinta-feira, 31, o financiamento de R$ 300 milhões junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) para Aracaju.

Acompanharam a solenidade os vereadores Vinicius Porto, Fábio Meirelles, Bigode do Santa Maria e Antonio Bittencourt, além de lideranças políticas e comunitárias, secretários municipais e servidores.

 

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.