Poder e Cotidiano em Sergipe
Deputada diz que consumidor paga pelo ar na tubulação de água 31 de Outubro 4H:30
PODER | Por Max Augusto

Deputada diz que consumidor paga pelo ar na tubulação de água

Projeto de Goretti Reis aprovado ontem obriga a instalação de eliminador de ar na tubulação do sistema de água

Na manhã de ontem foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei da deputada estadual Goretti Reis (PL 115/2019), que obriga as empresas concessionárias dos serviços de abastecimento de água a instalar equipamento bloqueador e eliminador de ar na tubulação antecedente ao hidrômetro, sem ônus para o consumidor.

A indicação da parlamentar foi devido ao grande número de relatos de usuários do sistema de abastecimento de água de Sergipe, sobre as constantes falta de água nos domicílios e as cobranças excessivas das faturas, o que, segundo ela, comprova que o consumidor está pagando pelo ar existente na rede.

Diante disso, Goretti apresentou esse PL. O descumprimento fará com que a concessionária conceda o desconto de 30% do valor da fatura mensal.

“Nossas propostas são sempre para beneficiar a população. Com essa iniciativa o consumidor terá o direito ao equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água residencial ou comercial. É recorrente que as tubulações, quando desligadas, necessitam de total ou parcial esgotamento, e quando a rede é novamente operacionalizada é necessária a pressão proveniente de ar comprimido para que a água volte ao sistema de distribuição, fazendo com que os hidrômetros registrem o consumo, penalizando os consumidores em cerca de 40% a mais no valor na conta. Em algumas regiões esse cálculo pode gerar prejuízo aos consumidores de até 80%”, explicou a parlamentar.

 

Da Assessoria Parlamentar

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.