Poder e Cotidiano em Sergipe
“Comissão da Verdade será prioridade” 24 de Abril 16H:32

“Comissão da Verdade será prioridade”

Nesta entrevista ao JORNAL DA CIDADE / BLOG DO MAX o novo secretário de Direitos Humanos de Sergipe, Antônio Bitencourt, afirmou que a efetivação da Comissão Estadual da Verdade será uma prioridade em sua gestão. Também presidente do Diretório Municipal do PC do B em Aracaju, Bittencourt garantiu que o partido está firme e coeso na defesa do governo de Jackson Barreto (PMDB). Para ele, Jackson é a lideranças política que historicamente possui mais diálogo com os comunistas. Ele também falou que considera Rogério Carvalho uma liderança forte, mas as pesquisas mostram uma paridade com Edvaldo Nogueira, pré-candidato do partido ao Senado. Leia a seguir.


JORNAL DA CIDADE - Sua nomeação para a Secretaria dos Direitos Humanos sela uma parceria do PCdoB com o PMDB?
Antônio Bittencourt -
A nomeação de um quadro do PC do B reafirma e consolida uma velha parceria firmada ainda nos tempos da clandestinidade e que nunca deixou de existir. O governador Jackson Barreto é, na história do PC do B em Sergipe, a liderança política com quem mais dialogamos e sempre em um alto nível de maturidade política e ideológica. A minha presença no secretariado resulta de um processo de discussão com o governo JB que vem sendo amadurecido desde janeiro desse ano.

JC - É verdade que Edvaldo Nogueira e outros membros do partido estão insatisfeitos com o governador Jackson Barreto, mesmo após a sua nomeação? Qual o motivo desta insatisfação?
AB -
O partido está firme e coeso na defesa do governo de JB e na necessidade de darmos continuidade a um processo de mudanças iniciado em Sergipe pelo governador Marcelo Déda. Não existe qualquer rusga entre nós. Naturalmente somos um partido que acredita no debate, na discussão profunda das ideias. E a definitiva entrada na administração também foi submetida a esse processo. Na reunião, realizada na quarta-feira, dia 9, toda a comissão dirigentes do partido estava presente, quando reafirmamos o nosso apoio.

JC - O PCdoB define quando seu posicionamento para as eleições de 2014? Já há uma tendência?
AB -
Seguiremos com JB, contribuindo para o avanço da conquistas e ampliando cada vez mais o sentimento de que Sergipe não pode retroceder, nem se submeter a um sepulcro caiado que se auto-denomina de “o novo" e imprime prática de condução políticas velhas e comprometida apenas com interesse do seu grupo. Reafirmamos o nosso compromisso com a candidatura de Edvaldo Nogueira para o Senado e deveremos lançar nomes como o do Padre Inaldo, de Socorro, e Adinaldo, de Indiaroba, para deputado Estadual.

JC - O PC do B faz alguma restrição a entrada de algum partido no bloco que apoia o governador Jackson Barreto? Alguma restrição ao DEM?
AB -
Quem decidirá sobre a admissão ou não do DEM é o governador Jackson Barreto, é dele a decisão final. Ele tem legitimidade, autoridade e discernimento político para tal. Nós, do PC do B, estaremos internamente trabalhando para convencê-lo de que se trata de uma aliança desinteressante e desnecessária. A permanência de João Alves na prefeitura já revelou de modo consistente que ele está desgastado e em descenso perante a opinião pública. Ou alguém, com mais de dois neurônios, acredita na desculpa de que foi por amor a Aracaju?

JC - O PC do B descarta alianças com PSC, PSDB, PPS E PSB? O partido tem conversado com algumas destas outras siglas?
AB -
Temos conversado bastante com o PSB. Edvaldo Nogueira e Halisson Souza, presidente estadual do partido, estão atuando nesse sentido. Entendemos que o lugar do senador Valadares e do deputado Valadares Filho é entre nós, eles e seu grupo deram contribuições importantes, principalmente nas atuações dos ex-secretários, Elber Batalha, Mauricio Pimentel e Belivado Chagas. O PSC, PSDB e PPS são partidos importantes, devem ser respeitados, mas ideológica e programaticamente divergente, não temos estabelecido qualquer dialogo de natureza eleitoral.

JC - Edvaldo Nogueira ainda mantém sua candidatura ao Senado? Ele possui densidade eleitoral para entrar na disputa?
AB -
Edvaldo Nogueira é nosso candidato a senador, estamos submetendo o seu nome para a apreciação da base do governador JB. No processo de dialogo da nossa direção com JB essa pauta foi reconhecida como legitima e a ser considerada na disputa interna do grupo.

JC - O PC do B exita em anunciar apoio a candidatura de Rogério Carvalho ao senado? Por que? Há um acirramento hoje do PC do B com o PT, ou mais especificamente com Rogério Carvalho?
AB -
Não há sentido em anunciar apoio a essa candidatura se nos temos o nosso candidato. Rogério Carvalho é um valoroso quadro da política sergipana, atuante e destacado parlamentar, presidente do maior partido de Sergipe, com força política em todo o Estado, mas o que aponta a frieza dos números das pesquisas é que ele e Edvaldo Nogueira estão tecnicamente empatados, no que pese o ex-prefeito estar há um ano e meio sem mandato ou ocupando qualquer cargo de projeção política.

JC - O que o senhor achou da iniciativa do governador Jackson Barreto, em pedir investigações sobre as torturas nos porões do 28 BC? Torturadores que agiram em Sergipe ainda estão vivos e por aqui?
AB -
Achei um gesto de coragem e de reafirmação do seu comprometimento com a nossa história e democracia. O 28 BC foi, nas décadas de 1960 e 1970, um dantesco palco de torturas. Meu pai Antonio Bittencourt esteve lá, nesses períodos, sendo preso e torturado. Ele e outros tantos nomes da vida política sergipana possuem o mais legítimo direito de ter acesso a documentos que possibilitem a reabilitação da história e da memória de um dos momentos mais indignos da realidade brasileira. JB faz parte dessa história de luta contra a ditadura e seu gesto é grandioso.

JC - E a comissão da verdade estadual, será instalada em Sergipe?
AB -
Coloco como prioridade a efetivação da Comissão da Verdade. Precisamos consagrar o direito a verdade como elemento fundamental na consolidação da nossa democracia. Conhecer o que ocorreu nos becos escuros da ditadura, expor os excessos praticados pelo Estado autoritário, revelar seus métodos e seus agentes é saldar uma dívida que o Estado brasileiro tem com o seu povo e sua história.

JC - Quais são hoje as violações mais comuns aos direitos humanos em Sergipe?
AB -
Racismo, intolerância religiosa, homofobia, restrição ao acesso de pessoa com deficiência, são algumas das violações mais constantes, não apenas em Sergipe, mas em todo o Brasil.

JC - Como o senhor encara o discurso cada vez mais forte de que direitos humanos é para defender bandido?
AB -
Os Direitos Humanos são a consagração do processo civilizador e devem atuar para que todo e qualquer cidadão tenha plena e absoluta garantia de acesso as condições para de efetivação dos seus mais caros direitos e deveres. Essa equivocada ideia de defesa de bandido foi construída e difundida no período de autoritarismo militar, que para desqualificar os discursos contrários aos assassinatos políticos e a tortura, diziam que estávamos defendendo bandidos.

JC - Quais são seus planos para a secretaria.
AB -
Pretendo dar continuidade a uma serie de ações já iniciadas pelo amigo e ex-secretário Eduardo Oliva. Naturalmente, quero ir além do que já foi feito, imprimindo a marca de que devemos, sobretudo, estabelecer um diálogo cada vez mais intenso e franco com os diversos seguimentos da nossa sociedade, principalmente os mais vulneráveis ou submetidos a qualquer coerção ou constrangimento no exercício da sua liberdade e cidadania. Podem cobrar, secretário de Estado é um servidor público.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.