Poder e Cotidiano em Sergipe
Campanha contra pólio e sarampo termina hoje 13 de Novembro 6H:13
COTIDIANO

Campanha contra pólio e sarampo termina hoje

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio chega ao fim nesta sexta-feira, 13, com 85 mil doses aplicadas e uma cobertura vacinal de 63%, índice muito abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de 95%.

Em Sergipe, 135 mil crianças com idade de um a menor de cinco anos precisam ser imunizadas contra a doença que causa a paralisia infantil. A vacina Tríplice Viral segue um desempenho muito baixo. Com 224.200 doses aplicadas, a cobertura vacinal chega a apenas 24% da meta pretendida.

A campanha de vacinação foi aberta no dia cinco de outubro, segundo informações da enfermeira do Programa Estadual de Imunização, Ana Beatriz Lira, acrescentando que durante todo esse período a Secretaria de Estado da Saúde (SES) atuou na mobilização e orientação aos 75 municípios sergipanos quanto à execução da campanha e lembrou que a Tríplice Viral imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Não haverá prorrogação da campanha. As vacinas estão na rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBS), tanto a Pólio, para crianças de um a menor cinco anos, quanto a Tríplice Viral, para adultos de 20 até 49 anos. “A Pólio oral volta a ser aplicada como reforço nas crianças de 1 ano e três meses e com quatro anos, e a Tríplice Viral volta para rotina de adulto que é duas doses para quem tem até 30 anos e partir dessa idade, dose única”, informou Lira.

Ela salientou a importância de pais, responsáveis e adultos aproveitarem a oportunidade do último dia de campanha para vacinarem suas crianças e se imunizarem também. Destacou a necessidade de se elevar a cobertura vacinal da Pólio e da Tríplice Viral, considerando que quando a maior parte da população está imunizada ocorre uma interrupção na transmissão da doença.

Fonte: Agência Sergipe

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.