Poder e Cotidiano em Sergipe
Busca por cloroquina e hidroxicloroquina ameaça disponibilidade do remédio para tratar outras doenças, diz estudo da UFS 22 de Abril 11H:15
SERVIÇO | Por Max Augusto

Busca por cloroquina e hidroxicloroquina ameaça disponibilidade do remédio para tratar outras doenças, diz estudo da UFS

Texto sobre o assunto foi publicado no Canadian Medical Association Journal (CMAJ)

A busca desenfreada por cloroquina e hidroxicloroquina para prevenir e tratar a infecção por covid-19 ameaça a disponibilidade dos dois medicamentos para pacientes com malária e doenças inflamatórias crônicas, como lúpus e artrite reumatoide, cuja eficácia dos remédios já é comprovada cientificamente. É o que alerta um texto publicado por pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe no Canadian Medical Association Journal.

 

A publicação liderada pelo professor Paulo Ricardo Martins Filho, chefe do laboratório de Patologia Investigativa da UFS, aborda o aumento de prescrições com base em especulações, o risco de automedicação e eventos adversos, e a falta de evidência até o momento de que a cloroquina e hidroxicloroquina são eficazes contra o coronavírus.

Com mais de dois mil casos confirmados de covid-19 no estado do Amazonas, os pesquisadores chamam a atenção para a explosão da infecção na região amazônica, que historicamente também enfrenta surtos de malária, por exemplo. Em 2019, o Amazonas teve 63.361 casos, segundo a Fundação Estadual de Vigilância em Saúde.

“O Brasil tem uma das maiores estimativas de prevalência de lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatóide do mundo e contribui para 40% dos casos de malária nas Américas. A transmissão da malária continua endêmica na Bacia Amazônica, que responde por 99,5% da carga da malária em todo o país”, aponta o pesquisador.

Outro aspecto discutido no texto é o papel dos farmacêuticos na orientação e entrega desses medicamentos aos pacientes diante do esgotamento das duas drogas em muitas farmácias. Há ainda relatos de mortes por overdose em decorrência da automedicação.

A publicação contou com a colaboração dos pesquisadores Elisama Magalhães de Melo e Mário Luis Mendes (UFS), Aline Carla Carvalho (UNCISAL) e Victor Santos (UFAL).

Restrições

No dia 20 de março deste ano, no início da pandemia no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a classificar a cloroquina e a hidroxicloroquina na categoria de medicamentos de controle especial. Com a medida, os remédios devem ser liberados apenas após a entrega de duas vias de receita médica especial branca.

Da AGência UFS

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.