Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracaju apresenta deflação de -1,21% em julho 10 de Agosto 17H:30
COTIDIANO

Aracaju apresenta deflação de -1,21% em julho

Divisão Econômica do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe analisou os resultados divulgados na manhã de terça-feira (09) pelo IBGE, sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do mês de julho. Em Aracaju, uma das capitais cuja medição é realizada, foi registrada retração no indicador de -1,21%, caracterizando pela primeira vez, desde o mês de agosto de 2020, deflação.

 Em resumo, o indicador geral do custo dos preços dos produtos ao consumidor, apresentou queda. A redução de preços foi mais sensível nos grupos de transportes, com -5,24%, habitação, com -3,08% e artigos de residência, com -0,21%. Além dos grupos, comunicação registrou queda de -0,18%. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, comentou a redução do resultado geral do IPCA.Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, explica ao vice-presidente, Carlos Henrique Nascimento, os parâmetros estudados para a formação do IPCA em Aracaju. Imagem: Marcio Rocha
“Quando houve a redução de impostos federais e estaduais nos combustíveis, o custo do transporte reduziu significativamente para o consumidor. Isso também foi sentido com a redução dos custos de energia elétrica e telefonia, com a limitação de alíquota de ICMS. Portanto, o custo geral de vida das pessoas apresentou redução. Isso é importante, em um momento em que Sergipe apresenta uma boa recuperação econômica. Pois com os preços finais dos produtos mais baixos, ou com baixa elevação de preços, as pessoas consomem mais e retroalimentam a economia”, disse.

Cinco grupos de preços apresentaram elevação. Vestuário, com +1,02%, Alimentação e bebidas apresentou +0,57%, Saúde e cuidados pessoais, teve crescimento de +0,35%, Despesas pessoais e Educação, com +0,09 e +0,08%, respectivamente.

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.